O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enisweler, Kely Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Benassi, Cassiane Beatríz Pasuck, Corazza, Maria Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/154
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar resultados de um levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esta busca nos possibilitou realizar um recorte para investigar se a temática ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso de atividades pedagógicas tem feito parte das pesquisas realizadas na área da Educação nos últimos 5 anos. O artigo é de cunho bibliográfico. Os resultados evidenciaram que é considerável a produção de pesquisas realizadas nos anos iniciais do ensino Fundamental, porém com um número reduzido de investigações sobre o Ensino de Ciências e a realização de atividades pedagógicas nessa área e nesse nível de ensino. Concluímos que o uso de atividades diferenciadas no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, justificando a necessidade de pesquisas sobre a temática.
id FASF_2eac88e27160c373f9e4b68ce3c8d65f
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/154
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e DissertaçõesO objetivo deste artigo é apresentar resultados de um levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esta busca nos possibilitou realizar um recorte para investigar se a temática ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso de atividades pedagógicas tem feito parte das pesquisas realizadas na área da Educação nos últimos 5 anos. O artigo é de cunho bibliográfico. Os resultados evidenciaram que é considerável a produção de pesquisas realizadas nos anos iniciais do ensino Fundamental, porém com um número reduzido de investigações sobre o Ensino de Ciências e a realização de atividades pedagógicas nessa área e nesse nível de ensino. Concluímos que o uso de atividades diferenciadas no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, justificando a necessidade de pesquisas sobre a temática.FaSFEnisweler, Kely CristinaBenassi, Cassiane Beatríz PasuckCorazza, Maria Júlia2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/15410.22408/reva302018154188-199Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 188-1992526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/154/140/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016./*ref*/BRASIL, Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em: 18 maio 2018./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 17 maio 2018./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 13 maio 2018./*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007./*ref*/FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões, Porto Alegre: ArtMed, 1998./*ref*/LORENZETTI, L. O ensino de ciências naturais nas séries iniciais. Disponível em: <web//www.faculdadefortium.com.br/ana_karina/material/O%20Ensino%20De%20C/*ref*/iencias%20Naturais%20Nas%20Series%20Iniciais>. Acesso em: 27 abr. 2018./*ref*/PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Ensino Fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba: SEED, 2010. Disponível em: <http://docplayer.com.br/218950-Ensino-fundamental-de-nove-anos-orientacoes-pedagogicas-para-os-anos-iniciais.html>. Acesso em: 10 maio 2018./*ref*/PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M. Aspectos históricos do curso de Pedagogia e a atuação do Pedagogo no ensino de Ciências. In: MALACARNE, V. et al. (Org.). Rotinas da escola, rotina de professor. Curitiba: editora CRV, 2014, p. 123-134./*ref*/MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M. O desvelar da Ciência nos anos iniciais do ensino Fundamental: um olhar pelo viés da experimentação. Revista Vivências. v. 5, n. 7, p. 75-85, 2009. Disponível em: <http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_007/artig/*ref*/oos/artigos_vivencias_07/Artigo_10.pdf>. Acesso em: 11 maio 2018./*ref*/ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 195-208./*ref*/ROSSANI; L. A dinâmica de relações no Campo da pesquisa em organizações e estratégia no Brasil: uma análise institucional. 2006, 296f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Paraná/Curitiba. 2006/*ref*/SASSERON, L.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. v. 13, p. 333-352, 2008. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/art/*ref*/igos/Artigo_ID199/v13_n3_a2008.pdf>. Acesso em: 20 maio 2018./*ref*/TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/154Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
title O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
spellingShingle O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
Enisweler, Kely Cristina
title_short O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
title_full O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
title_fullStr O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
title_full_unstemmed O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
title_sort O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações
author Enisweler, Kely Cristina
author_facet Enisweler, Kely Cristina
Benassi, Cassiane Beatríz Pasuck
Corazza, Maria Júlia
author_role author
author2 Benassi, Cassiane Beatríz Pasuck
Corazza, Maria Júlia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Enisweler, Kely Cristina
Benassi, Cassiane Beatríz Pasuck
Corazza, Maria Júlia
description O objetivo deste artigo é apresentar resultados de um levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esta busca nos possibilitou realizar um recorte para investigar se a temática ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso de atividades pedagógicas tem feito parte das pesquisas realizadas na área da Educação nos últimos 5 anos. O artigo é de cunho bibliográfico. Os resultados evidenciaram que é considerável a produção de pesquisas realizadas nos anos iniciais do ensino Fundamental, porém com um número reduzido de investigações sobre o Ensino de Ciências e a realização de atividades pedagógicas nessa área e nesse nível de ensino. Concluímos que o uso de atividades diferenciadas no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, justificando a necessidade de pesquisas sobre a temática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/154
10.22408/reva302018154188-199
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/154
identifier_str_mv 10.22408/reva302018154188-199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/154/140
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
/*ref*/BRASIL, Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em: 18 maio 2018.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 17 maio 2018.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 13 maio 2018.
/*ref*/DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
/*ref*/FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões, Porto Alegre: ArtMed, 1998.
/*ref*/LORENZETTI, L. O ensino de ciências naturais nas séries iniciais. Disponível em: <web//www.faculdadefortium.com.br/ana_karina/material/O%20Ensino%20De%20C
/*ref*/iencias%20Naturais%20Nas%20Series%20Iniciais>. Acesso em: 27 abr. 2018.
/*ref*/PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Ensino Fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba: SEED, 2010. Disponível em: <http://docplayer.com.br/218950-Ensino-fundamental-de-nove-anos-orientacoes-pedagogicas-para-os-anos-iniciais.html>. Acesso em: 10 maio 2018.
/*ref*/PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M. Aspectos históricos do curso de Pedagogia e a atuação do Pedagogo no ensino de Ciências. In: MALACARNE, V. et al. (Org.). Rotinas da escola, rotina de professor. Curitiba: editora CRV, 2014, p. 123-134.
/*ref*/MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M. O desvelar da Ciência nos anos iniciais do ensino Fundamental: um olhar pelo viés da experimentação. Revista Vivências. v. 5, n. 7, p. 75-85, 2009. Disponível em: <http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_007/artig
/*ref*/oos/artigos_vivencias_07/Artigo_10.pdf>. Acesso em: 11 maio 2018.
/*ref*/ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 195-208.
/*ref*/ROSSANI; L. A dinâmica de relações no Campo da pesquisa em organizações e estratégia no Brasil: uma análise institucional. 2006, 296f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Paraná/Curitiba. 2006
/*ref*/SASSERON, L.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. v. 13, p. 333-352, 2008. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/art
/*ref*/igos/Artigo_ID199/v13_n3_a2008.pdf>. Acesso em: 20 maio 2018.
/*ref*/TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 188-199
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574911148032