BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ellen Alves dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barradas, Jaqueline Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1059
Resumo: Pesquisa na qual se investiga bibliotecas e sua relação com a cultura maker. Considera-se bibliotecas como espaços sociais, locais de encontro, onde é possível aproximar-se do conhecimento explícito, registrado, e aonde se discute criticamente esse conhecimento. Em um mundo em crescente evolução, em que informação e tecnologia estão acessíveis na palma das mãos, quais podem ser as estratégias inovadoras a serem adotadas pelas bibliotecas para atrair e manter seus usuários? Nesta direção, este artigo propõe-se a investigar o funcionamento dos makerspaces e sua contribuição para as bibliotecas. Analisa o surgimento e crescimento dos espaços criativos em bibliotecas (makerspaces) como uma possibilidade de inovação de seus produtos e serviços. Conceitua o movimento Maker e makerspaces evidenciando características. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Coleta informações sobre a experiência de bibliotecas que fazem uso dos espaços criativos, identificadas por meio de pesquisa nas hashtags da mídia social Instagram e, posteriomente, por meio de envio de questionário por email a bibliotecas que adotaram makerspaces em seus espaços físicos, no cenário nacional e internacional. Expõe respostas capturadas de quatro bibliotecas e analisa práticas à função social de bibliotecas, destacando as vantagens da união dos conceitos de uso de bibliotecas e de espaços criativos. Sugere possibilidades de projetos que podem ser adaptados à realidade das bibliotecas brasileiras. Conclui ressaltando a contribuição desses espaços maker para o cidadão, para o maior uso da informação e para a função social das bibliotecas.Palavras-chave1.Bibliotecas; Makerspaces; Movimento Maker; Inovação; Criatividade.
id FASF_475d23281e3708e03e6e439a5edce401
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1059
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIROPesquisa na qual se investiga bibliotecas e sua relação com a cultura maker. Considera-se bibliotecas como espaços sociais, locais de encontro, onde é possível aproximar-se do conhecimento explícito, registrado, e aonde se discute criticamente esse conhecimento. Em um mundo em crescente evolução, em que informação e tecnologia estão acessíveis na palma das mãos, quais podem ser as estratégias inovadoras a serem adotadas pelas bibliotecas para atrair e manter seus usuários? Nesta direção, este artigo propõe-se a investigar o funcionamento dos makerspaces e sua contribuição para as bibliotecas. Analisa o surgimento e crescimento dos espaços criativos em bibliotecas (makerspaces) como uma possibilidade de inovação de seus produtos e serviços. Conceitua o movimento Maker e makerspaces evidenciando características. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Coleta informações sobre a experiência de bibliotecas que fazem uso dos espaços criativos, identificadas por meio de pesquisa nas hashtags da mídia social Instagram e, posteriomente, por meio de envio de questionário por email a bibliotecas que adotaram makerspaces em seus espaços físicos, no cenário nacional e internacional. Expõe respostas capturadas de quatro bibliotecas e analisa práticas à função social de bibliotecas, destacando as vantagens da união dos conceitos de uso de bibliotecas e de espaços criativos. Sugere possibilidades de projetos que podem ser adaptados à realidade das bibliotecas brasileiras. Conclui ressaltando a contribuição desses espaços maker para o cidadão, para o maior uso da informação e para a função social das bibliotecas.Palavras-chave1.Bibliotecas; Makerspaces; Movimento Maker; Inovação; Criatividade.FaSFSantos, Ellen Alves dosBarradas, Jaqueline Santos2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/105910.22408/reva5020201059362-395Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Anais do XVI SIAT - Seminário Internacional Analítico de Temas Interdisciplinares; 362-3952526-043X2525-900810.22408/reva502020reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1059/829/*ref*/ALONSO ARÉVALO, Julio. Makerspaces. Espacios creativos en bibliotecas.: creación, planificación y programación de actividades (Spanish Edition), 2019. Edição do Kindle./*ref*/ALONSO ARÉVALO, Julio. Makerspaces Y Bibliotecas. Canadá: Kobo Editions.2018/*ref*/BURKE, John. Makerspaces: a pratical guide for librarians. Reino Unido: Rowman & Littlefield, Edição do Kindle, 2014./*ref*/DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003./*ref*/DESEMPREGO fica em 11,8%, com recorde no emprego sem carteira. Agência IBGE de Notícias, 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25815-desemprego-fica-em-11-8-com-recorde-no-emprego-sem-carteira. Acesso em 13 dez. 2019/*ref*/DOUGHERTY, Dale.The Maker Movement. Innovations: Technology, Governance, Globalization. 2012, p. 11-14. Disponível em: https://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/INOV_a_00135. Acesso em: 28 de ago. de 2019./*ref*/FERRAZ, Marina Nogueira. O papel social das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da superintendência de bibliotecas públicas de Minas Gerais. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v19nspe/04.pdf. Acesso em: 20 set. 2019./*ref*/FLEMING, Laura. Themed Making. In Laura Fleming. Worlds of learning (Maio 2013). Disponível em: https://worlds-of-learning.com/2016/05/13/themed-making. Acesso em 25 de ago de 2019./*ref*/FONTICHIARO, Kristin. Everything you always wanted to know about information literacy but were afraid to google. Michigan: University of Michigan, 2012. Disponível em: https://www.smashwords.com/extreader/read/266557/66/everything-you-always-wanted-to-know-about-information-liter. Acesso em 13 dez. 2019./*ref*/GHIKAS, Mary. American Library Association supports makerspaces in libraries. American Library Association (Junho, 2014). Disponível em: http://www.ala.org/news/press-releases/2014/06/american-library-association-supports-makerspaces-libraries. Acesso em: 16 dez. 2019./*ref*/HALVERSON, Erica; SHERIDAN, Kimberly. The Maker Movement in Education. Harvard Educational Review. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277928106_The_Maker_Movement_in_Education. Acesso em: 28 ago.2019./*ref*/HATCH, Mark. The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. New York:McGraw-Hill Education, 2014./*ref*/IFLA. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm. Acesso em: 28 nov.2019./*ref*/MILANESI, Luís. O que é Biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1993./*ref*/PRODUZA você mesmo: Casa Thomas Jefferson inaugura makerspace. U.S Mission Brazil, 2016. Disponível em: https://br.usembassy.gov/pt/produza-voce-mesmo-casa-thomas-jefferson-inaugura-maker-space/. Acesso em: 28 de ago de 2018./*ref*/PNUD. Pandemia COVID-19: a humanidade precisa de liderança e solidariedade para combater a Covid-19. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/coronavirus.html.Acesso em: 08 nov. 2020/*ref*/PNUD. Relatório do UNICEF e do PNUD mostra o impacto da pandemia na educação. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/presscenter/articles/2020/relatorio-do-unicef-e-do-pnud-mostra-o-impacto-da-pandemia-na-ed.html. Acesso em: 08 nov. 2020/*ref*/RAABE, André; GOMES, Eduardo Borges. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação [online]. 2018, v. 26, p.06-20. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019./*ref*/RELATÓRIO de desenvolvimento humano do PNUD destaca altos índices de desigualdade no Brasil. Nações Unidas Brasil, 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/relatorio-de-desenvolvimento-humano-do-pnud-destaca-altos-indices-de-desigualdade-no-brasil/. Acesso em: 13 dez. 2019/*ref*/RENDINA, Diana. Defining makerspaces: what the research says. In: Diana Rendina. Renovated Learning (Abril, 2015). Disponível em: http://www.renovatedlearning.com/2015/04/02/defining-makerspaces-part-1/. Acesso em: 25 ago.2019./*ref*/RETRATOS da leitura no Brasil. Ibope inteligência/Instituto Pró-livro. 5ed. 2020. Disponível em: https://prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf. Acesso em: 03 nov. 2020./*ref*/ROCHA, Juliano. As bibliotecas na era do faça você mesmo. In: Juliano Rocha. Bibliotecas do Brasil. Disponível em: https://www.bibliotecasdobrasil.com/2016/04/as-bibliotecas-na-era-do-faca-voce-mesmo.htm. Acesso em: 28 ago.2019./*ref*/RUFINO, A. Folksonomia: novos desafios do profissional da informação frente às novas possibilidades de organização de conteúdos. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/70026>. Acesso em: 10 jan. 2020./*ref*/WANG, F. The state of library makerspaces. International Journal of Librarianship, 2016./*ref*/WHAT is a makerspace? Makerspaces.com. Disponível em: https://www.makerspaces.com/what-is-a-makerspace/. Acesso em: 10 de dez. de 2019.Direitos autorais 2022 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T23:08:34Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1059Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-01-28T23:08:34Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO
title BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO
spellingShingle BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO
Santos, Ellen Alves dos
title_short BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO
title_full BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO
title_fullStr BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO
title_full_unstemmed BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO
title_sort BIBLIOTECAS COMO MAKERSPACES: PROPOSITURA PARA UM CENÁRIO BRASILEIRO
author Santos, Ellen Alves dos
author_facet Santos, Ellen Alves dos
Barradas, Jaqueline Santos
author_role author
author2 Barradas, Jaqueline Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ellen Alves dos
Barradas, Jaqueline Santos
description Pesquisa na qual se investiga bibliotecas e sua relação com a cultura maker. Considera-se bibliotecas como espaços sociais, locais de encontro, onde é possível aproximar-se do conhecimento explícito, registrado, e aonde se discute criticamente esse conhecimento. Em um mundo em crescente evolução, em que informação e tecnologia estão acessíveis na palma das mãos, quais podem ser as estratégias inovadoras a serem adotadas pelas bibliotecas para atrair e manter seus usuários? Nesta direção, este artigo propõe-se a investigar o funcionamento dos makerspaces e sua contribuição para as bibliotecas. Analisa o surgimento e crescimento dos espaços criativos em bibliotecas (makerspaces) como uma possibilidade de inovação de seus produtos e serviços. Conceitua o movimento Maker e makerspaces evidenciando características. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Coleta informações sobre a experiência de bibliotecas que fazem uso dos espaços criativos, identificadas por meio de pesquisa nas hashtags da mídia social Instagram e, posteriomente, por meio de envio de questionário por email a bibliotecas que adotaram makerspaces em seus espaços físicos, no cenário nacional e internacional. Expõe respostas capturadas de quatro bibliotecas e analisa práticas à função social de bibliotecas, destacando as vantagens da união dos conceitos de uso de bibliotecas e de espaços criativos. Sugere possibilidades de projetos que podem ser adaptados à realidade das bibliotecas brasileiras. Conclui ressaltando a contribuição desses espaços maker para o cidadão, para o maior uso da informação e para a função social das bibliotecas.Palavras-chave1.Bibliotecas; Makerspaces; Movimento Maker; Inovação; Criatividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1059
10.22408/reva5020201059362-395
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1059
identifier_str_mv 10.22408/reva5020201059362-395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1059/829
/*ref*/ALONSO ARÉVALO, Julio. Makerspaces. Espacios creativos en bibliotecas.: creación, planificación y programación de actividades (Spanish Edition), 2019. Edição do Kindle.
/*ref*/ALONSO ARÉVALO, Julio. Makerspaces Y Bibliotecas. Canadá: Kobo Editions.2018
/*ref*/BURKE, John. Makerspaces: a pratical guide for librarians. Reino Unido: Rowman & Littlefield, Edição do Kindle, 2014.
/*ref*/DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.
/*ref*/DESEMPREGO fica em 11,8%, com recorde no emprego sem carteira. Agência IBGE de Notícias, 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25815-desemprego-fica-em-11-8-com-recorde-no-emprego-sem-carteira. Acesso em 13 dez. 2019
/*ref*/DOUGHERTY, Dale.The Maker Movement. Innovations: Technology, Governance, Globalization. 2012, p. 11-14. Disponível em: https://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/INOV_a_00135. Acesso em: 28 de ago. de 2019.
/*ref*/FERRAZ, Marina Nogueira. O papel social das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da superintendência de bibliotecas públicas de Minas Gerais. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v19nspe/04.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
/*ref*/FLEMING, Laura. Themed Making. In Laura Fleming. Worlds of learning (Maio 2013). Disponível em: https://worlds-of-learning.com/2016/05/13/themed-making. Acesso em 25 de ago de 2019.
/*ref*/FONTICHIARO, Kristin. Everything you always wanted to know about information literacy but were afraid to google. Michigan: University of Michigan, 2012. Disponível em: https://www.smashwords.com/extreader/read/266557/66/everything-you-always-wanted-to-know-about-information-liter. Acesso em 13 dez. 2019.
/*ref*/GHIKAS, Mary. American Library Association supports makerspaces in libraries. American Library Association (Junho, 2014). Disponível em: http://www.ala.org/news/press-releases/2014/06/american-library-association-supports-makerspaces-libraries. Acesso em: 16 dez. 2019.
/*ref*/HALVERSON, Erica; SHERIDAN, Kimberly. The Maker Movement in Education. Harvard Educational Review. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277928106_The_Maker_Movement_in_Education. Acesso em: 28 ago.2019.
/*ref*/HATCH, Mark. The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. New York:McGraw-Hill Education, 2014.
/*ref*/IFLA. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm. Acesso em: 28 nov.2019.
/*ref*/MILANESI, Luís. O que é Biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1993.
/*ref*/PRODUZA você mesmo: Casa Thomas Jefferson inaugura makerspace. U.S Mission Brazil, 2016. Disponível em: https://br.usembassy.gov/pt/produza-voce-mesmo-casa-thomas-jefferson-inaugura-maker-space/. Acesso em: 28 de ago de 2018.
/*ref*/PNUD. Pandemia COVID-19: a humanidade precisa de liderança e solidariedade para combater a Covid-19. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/coronavirus.html.Acesso em: 08 nov. 2020
/*ref*/PNUD. Relatório do UNICEF e do PNUD mostra o impacto da pandemia na educação. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/presscenter/articles/2020/relatorio-do-unicef-e-do-pnud-mostra-o-impacto-da-pandemia-na-ed.html. Acesso em: 08 nov. 2020
/*ref*/RAABE, André; GOMES, Eduardo Borges. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação [online]. 2018, v. 26, p.06-20. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1-vol.26-EdicaoTematicaVIII-Setembro2018.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.
/*ref*/RELATÓRIO de desenvolvimento humano do PNUD destaca altos índices de desigualdade no Brasil. Nações Unidas Brasil, 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/relatorio-de-desenvolvimento-humano-do-pnud-destaca-altos-indices-de-desigualdade-no-brasil/. Acesso em: 13 dez. 2019
/*ref*/RENDINA, Diana. Defining makerspaces: what the research says. In: Diana Rendina. Renovated Learning (Abril, 2015). Disponível em: http://www.renovatedlearning.com/2015/04/02/defining-makerspaces-part-1/. Acesso em: 25 ago.2019.
/*ref*/RETRATOS da leitura no Brasil. Ibope inteligência/Instituto Pró-livro. 5ed. 2020. Disponível em: https://prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf. Acesso em: 03 nov. 2020.
/*ref*/ROCHA, Juliano. As bibliotecas na era do faça você mesmo. In: Juliano Rocha. Bibliotecas do Brasil. Disponível em: https://www.bibliotecasdobrasil.com/2016/04/as-bibliotecas-na-era-do-faca-voce-mesmo.htm. Acesso em: 28 ago.2019.
/*ref*/RUFINO, A. Folksonomia: novos desafios do profissional da informação frente às novas possibilidades de organização de conteúdos. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/70026>. Acesso em: 10 jan. 2020.
/*ref*/WANG, F. The state of library makerspaces. International Journal of Librarianship, 2016.
/*ref*/WHAT is a makerspace? Makerspaces.com. Disponível em: https://www.makerspaces.com/what-is-a-makerspace/. Acesso em: 10 de dez. de 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 5 (2020): Caderno Temático - Anais do XVI SIAT - Seminário Internacional Analítico de Temas Interdisciplinares; 362-395
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva502020
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570797584384