A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537 |
Resumo: | O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no Mestrado em Ensino em Ciências da Unigranrio e tem por objetivo verificar como as artes podem contribuir para o aprendizado de alunos da Educação Fundamental em ciências. Nesse trabalho, apresentamos os resultados das entrevistas realizadas com professores da Escola Marcio Fiat, localizada em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. Os resultados observados constataram que o Ensino de Ciências deve proporcionar aos alunos vivências significativas da aprendizagem cientifica. Na perspectiva dos professores, a arte é uma disciplina integradora, não podendo se limitar a posturas e a encaminhamentos fechados. Palavras – chave: Comunidade Terapêutica, Reabilitação, Saúde |
id |
FASF_603d82485c5407c42b38a9bf4a3c517b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1537 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINOO presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no Mestrado em Ensino em Ciências da Unigranrio e tem por objetivo verificar como as artes podem contribuir para o aprendizado de alunos da Educação Fundamental em ciências. Nesse trabalho, apresentamos os resultados das entrevistas realizadas com professores da Escola Marcio Fiat, localizada em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. Os resultados observados constataram que o Ensino de Ciências deve proporcionar aos alunos vivências significativas da aprendizagem cientifica. Na perspectiva dos professores, a arte é uma disciplina integradora, não podendo se limitar a posturas e a encaminhamentos fechados. Palavras – chave: Comunidade Terapêutica, Reabilitação, SaúdeFaSFPereira, Marcelo de Jesusdos Santos, Beatriz Brandão2024-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/153710.22408/reva902024153714-23Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 14-232526-043X2525-900810.22408/reva902024reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537/1190/*ref*/ANJOS, M. B., RÔÇAS, G., PEREIRA, M. V. (2019). Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodológico. Ensino, Saúde e Ambiente, 12(3), 27–39./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023./*ref*/DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 2, Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010../*ref*/FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1995/*ref*/FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000./*ref*/GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990./*ref*/IANNI, O. Variações sobre arte e ciência. Tempo Social, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 7-23, 2004/*ref*/JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imagom 1976../*ref*/KLISYS, A. Ciência, arte e jogo São Paulo: Peirópolis, 2010./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas da Pedagogia: Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2017./*ref*/MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2002./*ref*/______.Complexidadeetransdisciplinaridadeareformapaiuniversidadeedo ensino fundamental. Natal: EdufRN./*ref*/REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13 (suplemento), p. 71-87, 2006./*ref*/SANTOS, R. R. dos; RIGOLIN, C. D. Diálogos entre ciência e arte sob o enfoque CTS: proposta de uma agenda. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE “CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONSTRUINDO A IGUALDADE NA DIVERSIDADE”, 4, 2011, Curitiba, Paraná. Anais eletrônicos.. 2011./*ref*/UJIIE, N. T. Teoria e metodologia do ensino da Arte. Guarapuava: Unicentro, 2013./*ref*/VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Vol. 1). Madrid: Visor, 1991.Direitos autorais 2024 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-19T14:30:05Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1537Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2024-01-19T14:30:05Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO |
title |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO |
spellingShingle |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO Pereira, Marcelo de Jesus |
title_short |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO |
title_full |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO |
title_fullStr |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO |
title_sort |
A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO |
author |
Pereira, Marcelo de Jesus |
author_facet |
Pereira, Marcelo de Jesus dos Santos, Beatriz Brandão |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Beatriz Brandão |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo de Jesus dos Santos, Beatriz Brandão |
description |
O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no Mestrado em Ensino em Ciências da Unigranrio e tem por objetivo verificar como as artes podem contribuir para o aprendizado de alunos da Educação Fundamental em ciências. Nesse trabalho, apresentamos os resultados das entrevistas realizadas com professores da Escola Marcio Fiat, localizada em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. Os resultados observados constataram que o Ensino de Ciências deve proporcionar aos alunos vivências significativas da aprendizagem cientifica. Na perspectiva dos professores, a arte é uma disciplina integradora, não podendo se limitar a posturas e a encaminhamentos fechados. Palavras – chave: Comunidade Terapêutica, Reabilitação, Saúde |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537 10.22408/reva902024153714-23 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva902024153714-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537/1190 /*ref*/ANJOS, M. B., RÔÇAS, G., PEREIRA, M. V. (2019). Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodológico. Ensino, Saúde e Ambiente, 12(3), 27–39. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023. /*ref*/DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 2, Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.. /*ref*/FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1995 /*ref*/FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. /*ref*/GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990. /*ref*/IANNI, O. Variações sobre arte e ciência. Tempo Social, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 7-23, 2004 /*ref*/JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imagom 1976.. /*ref*/KLISYS, A. Ciência, arte e jogo São Paulo: Peirópolis, 2010. /*ref*/LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas da Pedagogia: Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2017. /*ref*/MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2002. /*ref*/______.Complexidadeetransdisciplinaridadeareformapaiuniversidadeedo ensino fundamental. Natal: EdufRN. /*ref*/REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13 (suplemento), p. 71-87, 2006. /*ref*/SANTOS, R. R. dos; RIGOLIN, C. D. Diálogos entre ciência e arte sob o enfoque CTS: proposta de uma agenda. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE “CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONSTRUINDO A IGUALDADE NA DIVERSIDADE”, 4, 2011, Curitiba, Paraná. Anais eletrônicos.. 2011. /*ref*/UJIIE, N. T. Teoria e metodologia do ensino da Arte. Guarapuava: Unicentro, 2013. /*ref*/VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Vol. 1). Madrid: Visor, 1991. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 14-23 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva902024 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572810850304 |