A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo de Jesus
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: dos Santos, Beatriz Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537
Resumo: O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no Mestrado em Ensino em Ciências da Unigranrio e tem por objetivo verificar como as artes podem contribuir para o aprendizado de alunos da Educação Fundamental em ciências. Nesse trabalho, apresentamos os resultados das entrevistas realizadas com professores da Escola Marcio Fiat, localizada em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. Os resultados observados constataram que o Ensino de Ciências deve proporcionar aos alunos vivências significativas da aprendizagem cientifica. Na perspectiva dos professores, a arte é uma disciplina integradora, não podendo se limitar a posturas e a encaminhamentos fechados.                                  Palavras – chave: Comunidade Terapêutica, Reabilitação, Saúde
id FASF_603d82485c5407c42b38a9bf4a3c517b
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1537
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINOO presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no Mestrado em Ensino em Ciências da Unigranrio e tem por objetivo verificar como as artes podem contribuir para o aprendizado de alunos da Educação Fundamental em ciências. Nesse trabalho, apresentamos os resultados das entrevistas realizadas com professores da Escola Marcio Fiat, localizada em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. Os resultados observados constataram que o Ensino de Ciências deve proporcionar aos alunos vivências significativas da aprendizagem cientifica. Na perspectiva dos professores, a arte é uma disciplina integradora, não podendo se limitar a posturas e a encaminhamentos fechados.                                  Palavras – chave: Comunidade Terapêutica, Reabilitação, SaúdeFaSFPereira, Marcelo de Jesusdos Santos, Beatriz Brandão2024-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/153710.22408/reva902024153714-23Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 14-232526-043X2525-900810.22408/reva902024reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537/1190/*ref*/ANJOS, M. B., RÔÇAS, G., PEREIRA, M. V. (2019). Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodológico. Ensino, Saúde e Ambiente, 12(3), 27–39./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023./*ref*/DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 2, Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010../*ref*/FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1995/*ref*/FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000./*ref*/GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990./*ref*/IANNI, O. Variações sobre arte e ciência. Tempo Social, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 7-23, 2004/*ref*/JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imagom 1976../*ref*/KLISYS, A. Ciência, arte e jogo São Paulo: Peirópolis, 2010./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas da Pedagogia: Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2017./*ref*/MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2002./*ref*/______.Complexidadeetransdisciplinaridadeareformapaiuniversidadeedo ensino fundamental. Natal: EdufRN./*ref*/REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13 (suplemento), p. 71-87, 2006./*ref*/SANTOS, R. R. dos; RIGOLIN, C. D. Diálogos entre ciência e arte sob o enfoque CTS: proposta de uma agenda. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE “CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONSTRUINDO A IGUALDADE NA DIVERSIDADE”, 4, 2011, Curitiba, Paraná. Anais eletrônicos.. 2011./*ref*/UJIIE, N. T. Teoria e metodologia do ensino da Arte. Guarapuava: Unicentro, 2013./*ref*/VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Vol. 1). Madrid: Visor, 1991.Direitos autorais 2024 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-19T14:30:05Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1537Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2024-01-19T14:30:05Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
title A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
spellingShingle A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
Pereira, Marcelo de Jesus
title_short A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
title_full A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
title_fullStr A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
title_full_unstemmed A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
title_sort A INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIAS EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
author Pereira, Marcelo de Jesus
author_facet Pereira, Marcelo de Jesus
dos Santos, Beatriz Brandão
author_role author
author2 dos Santos, Beatriz Brandão
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcelo de Jesus
dos Santos, Beatriz Brandão
description O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no Mestrado em Ensino em Ciências da Unigranrio e tem por objetivo verificar como as artes podem contribuir para o aprendizado de alunos da Educação Fundamental em ciências. Nesse trabalho, apresentamos os resultados das entrevistas realizadas com professores da Escola Marcio Fiat, localizada em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. Os resultados observados constataram que o Ensino de Ciências deve proporcionar aos alunos vivências significativas da aprendizagem cientifica. Na perspectiva dos professores, a arte é uma disciplina integradora, não podendo se limitar a posturas e a encaminhamentos fechados.                                  Palavras – chave: Comunidade Terapêutica, Reabilitação, Saúde
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537
10.22408/reva902024153714-23
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537
identifier_str_mv 10.22408/reva902024153714-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1537/1190
/*ref*/ANJOS, M. B., RÔÇAS, G., PEREIRA, M. V. (2019). Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodológico. Ensino, Saúde e Ambiente, 12(3), 27–39.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.
/*ref*/DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 2, Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010..
/*ref*/FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1995
/*ref*/FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000.
/*ref*/GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990.
/*ref*/IANNI, O. Variações sobre arte e ciência. Tempo Social, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 7-23, 2004
/*ref*/JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imagom 1976..
/*ref*/KLISYS, A. Ciência, arte e jogo São Paulo: Peirópolis, 2010.
/*ref*/LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas da Pedagogia: Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2017.
/*ref*/MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2002.
/*ref*/______.Complexidadeetransdisciplinaridadeareformapaiuniversidadeedo ensino fundamental. Natal: EdufRN.
/*ref*/REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13 (suplemento), p. 71-87, 2006.
/*ref*/SANTOS, R. R. dos; RIGOLIN, C. D. Diálogos entre ciência e arte sob o enfoque CTS: proposta de uma agenda. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE “CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONSTRUINDO A IGUALDADE NA DIVERSIDADE”, 4, 2011, Curitiba, Paraná. Anais eletrônicos.. 2011.
/*ref*/UJIIE, N. T. Teoria e metodologia do ensino da Arte. Guarapuava: Unicentro, 2013.
/*ref*/VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Vol. 1). Madrid: Visor, 1991.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 9 (2024): Caderno Temático - Anais do SIAT & SERPRO; 14-23
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva902024
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572810850304