ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NA BNCC DE MATEMÁTICA, INDÍCIOS PARA ABORDAGEM METODOLÓGICA E AFASTAMENTOS DOS PCN
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/952 |
Resumo: | A BNCC emerge como nova proposta curricular frente aos PCN, possuindo pontos positivos e negativos. Neste último grupo, apontamos a ausência de abordagens metodológicas para o trabalho com matemática. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar possíveis aspectos didático-metodológicos que podem ser associados à BNCC de Matemática do Ensino Fundamental. Para tanto, analisou-se as competências específicas de Matemática da BNCC, relacionando-as com modos de fazer Educação Matemática nessa etapa de ensino. Como resultado, elencamos as categorias: (1) Culturas; (2) Tecnologia; (3) Interdisciplinaridade; (4) Processos de organização e registros; (5) Conteúdos atitudinais. Assim, concluímos que as metodologias propostas nos PCN podem ser úteis na BNCC, mas novas abordagens necessitam emergir. Palavras Chave: Abordagem didático-metodológica. BNCC. Currículo. |
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ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NA BNCC DE MATEMÁTICA, INDÍCIOS PARA ABORDAGEM METODOLÓGICA E AFASTAMENTOS DOS PCNA BNCC emerge como nova proposta curricular frente aos PCN, possuindo pontos positivos e negativos. Neste último grupo, apontamos a ausência de abordagens metodológicas para o trabalho com matemática. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar possíveis aspectos didático-metodológicos que podem ser associados à BNCC de Matemática do Ensino Fundamental. Para tanto, analisou-se as competências específicas de Matemática da BNCC, relacionando-as com modos de fazer Educação Matemática nessa etapa de ensino. Como resultado, elencamos as categorias: (1) Culturas; (2) Tecnologia; (3) Interdisciplinaridade; (4) Processos de organização e registros; (5) Conteúdos atitudinais. Assim, concluímos que as metodologias propostas nos PCN podem ser úteis na BNCC, mas novas abordagens necessitam emergir. Palavras Chave: Abordagem didático-metodológica. BNCC. Currículo.FaSFMoraes, João Carlos Pereira dePereira, Ana Lúcia2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95210.22408/reva602021952955-967Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 955-9672526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/952/731/*ref*/BARBOSA, J.C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como?. In: Veritati. n. 4, 73-80, 2004./*ref*/BARRETTO, E.S. S.; MITRULIS, E. Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 108, p. 27-48, nov. 1999./*ref*/BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. V. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York, United States: Springer, 2005./*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997./*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998a./*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998b./*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018./*ref*/COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000./*ref*/D'AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997./*ref*/______. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001. 107p./*ref*/FERREIRA, M. C. N. Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos documentos Curriculares Nacionais. REnCIMa, v.8, n.5, p.16-34, 2017./*ref*/MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2005./*ref*/PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed editora, 2015./*ref*/PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cad Pesq. 2001; 114:179-95./*ref*/PÓLYA, G. O Ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, no. 7, 1985, pp. 11-16./*ref*/ROSA, M.; OREY, D. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, 38(4), 865-879, 2012./*ref*/SOUTO, D. L. P.; BORBA, M. C. Seres Humanos-com-Internet ou Internet-com-Seres Humanos: uma troca de papéis? Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 19, n. 2, p. 217–242, jul. 2016./*ref*/VENTURA, P. C. S. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 36-41, jan./jun. 2002./*ref*/ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:34Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/952Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:34Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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