Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cher, Gabriela Gonzaga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Thais Andressa Lopes de, Scapin, Ana Lúcia, da Silveira, Marcelo Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132
Resumo: O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa maior acerca das contribuições de uma intervenção didática desenvolvida, por uma professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), junto a 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Maringá-PR. Cerca de um mês após a realização das atividades os alunos foram convidados a dizer o que lhes chamou mais atenção no período de estudos sobre o tema. As respostas dos alunos foram tratadas pela Análise Textual Discursiva, e revelaram a presença de elementos da perspectiva CTSA, no que diz respeito a compreensão de aspectos químicos relacionados à produção dos Plásticos; e o despertar da consciência social e ambiental à medida que relacionaram o tema à questões científicas e tecnológicas.
id FASF_f0a94230ded21b1dbd030dc847c1e775
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/132
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa maior acerca das contribuições de uma intervenção didática desenvolvida, por uma professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), junto a 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Maringá-PR. Cerca de um mês após a realização das atividades os alunos foram convidados a dizer o que lhes chamou mais atenção no período de estudos sobre o tema. As respostas dos alunos foram tratadas pela Análise Textual Discursiva, e revelaram a presença de elementos da perspectiva CTSA, no que diz respeito a compreensão de aspectos químicos relacionados à produção dos Plásticos; e o despertar da consciência social e ambiental à medida que relacionaram o tema à questões científicas e tecnológicas.FaSFCAPESCher, Gabriela GonzagaOliveira, Thais Andressa Lopes deScapin, Ana Lúciada Silveira, Marcelo Pimentel2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/13210.22408/reva30201813214-25Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 14-252526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132/125/*ref*/AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, n. especial, 2007./*ref*/FREITAS, W. P. S.; MÜNCHEN, S.; CALIXTO, V. S. Conscientização social e preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de Química a partir do tema Plásticos. Redequim, Recife, v. 2, n.2, p. 56 - 69. 2016./*ref*/MARTÍNEZ PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ed. Unijuí: Ijuí, 2013./*ref*/ROCHA, L. S.; OLIVEIRA, T.A.L.; CHER, G.G. SCAPIN, A.L.;/*ref*/SILVEIRA, M.P. Química dos Plásticos: uma estratégia de valorização das perguntas dos estudantes. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais… Rio Branco: UFA, 2018./*ref*/SANTOS, W. L. P. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. 1992. 233p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas-SP: UNICAMP, 1992./*ref*/SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, número especial, nov. 2007./*ref*/SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.1, n.1, p. 109-131, mar. 2008./*ref*/SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Química Cidadã. São Paulo: AJS, v. 3, 2012./*ref*/SANTOS, W. L. P.; MORTIMER E. F. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.2 n. 2, p.1-23. 2002./*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, São Paulo, n.4. p. 28 - 34, 1996./*ref*/SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Contextualização no Ensino de Ciências: significados e epistemologia. In: SANTANA, E. M.; SILVA, E. L. Tópicos em Ensino de Química. São Paulo: Pedro&João Editores, 2014./*ref*/SCAPIN, A. L.; SILVEIRA, M. P. Química dos Plásticos: Uma proposta para o ensino de química orgânica com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. In: Secretaria de Estado da Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. v.1. (Cadernos PDE). Curitiba: SEED/PR, 2018.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/132Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
title Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
spellingShingle Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
Cher, Gabriela Gonzaga
title_short Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
title_full Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
title_fullStr Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
title_full_unstemmed Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
title_sort Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
author Cher, Gabriela Gonzaga
author_facet Cher, Gabriela Gonzaga
Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Scapin, Ana Lúcia
da Silveira, Marcelo Pimentel
author_role author
author2 Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Scapin, Ana Lúcia
da Silveira, Marcelo Pimentel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Cher, Gabriela Gonzaga
Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Scapin, Ana Lúcia
da Silveira, Marcelo Pimentel
description O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa maior acerca das contribuições de uma intervenção didática desenvolvida, por uma professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), junto a 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Maringá-PR. Cerca de um mês após a realização das atividades os alunos foram convidados a dizer o que lhes chamou mais atenção no período de estudos sobre o tema. As respostas dos alunos foram tratadas pela Análise Textual Discursiva, e revelaram a presença de elementos da perspectiva CTSA, no que diz respeito a compreensão de aspectos químicos relacionados à produção dos Plásticos; e o despertar da consciência social e ambiental à medida que relacionaram o tema à questões científicas e tecnológicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132
10.22408/reva30201813214-25
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132
identifier_str_mv 10.22408/reva30201813214-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132/125
/*ref*/AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, n. especial, 2007.
/*ref*/FREITAS, W. P. S.; MÜNCHEN, S.; CALIXTO, V. S. Conscientização social e preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de Química a partir do tema Plásticos. Redequim, Recife, v. 2, n.2, p. 56 - 69. 2016.
/*ref*/MARTÍNEZ PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
/*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ed. Unijuí: Ijuí, 2013.
/*ref*/ROCHA, L. S.; OLIVEIRA, T.A.L.; CHER, G.G. SCAPIN, A.L.;
/*ref*/SILVEIRA, M.P. Química dos Plásticos: uma estratégia de valorização das perguntas dos estudantes. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais… Rio Branco: UFA, 2018.
/*ref*/SANTOS, W. L. P. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. 1992. 233p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas-SP: UNICAMP, 1992.
/*ref*/SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, número especial, nov. 2007.
/*ref*/SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.1, n.1, p. 109-131, mar. 2008.
/*ref*/SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Química Cidadã. São Paulo: AJS, v. 3, 2012.
/*ref*/SANTOS, W. L. P.; MORTIMER E. F. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.2 n. 2, p.1-23. 2002.
/*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, São Paulo, n.4. p. 28 - 34, 1996.
/*ref*/SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Contextualização no Ensino de Ciências: significados e epistemologia. In: SANTANA, E. M.; SILVA, E. L. Tópicos em Ensino de Química. São Paulo: Pedro&João Editores, 2014.
/*ref*/SCAPIN, A. L.; SILVEIRA, M. P. Química dos Plásticos: Uma proposta para o ensino de química orgânica com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. In: Secretaria de Estado da Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. v.1. (Cadernos PDE). Curitiba: SEED/PR, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 14-25
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321571404709888