Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Linney Chrissie Konno Piton
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wobeto, Carmen, Junior, Felicio Guilardi, Rosinke, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905
Resumo: Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativo de termoquímica na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), cujo desenvolvimento se deu por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em diversos canais de comunicação que viabilizaram a aprendizagem remota. Tais ferramentas digitais possibilitaram o ensino durante o isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19 e suspensão de atividades presenciais nas escolas. As aulas contaram com a participação de dois grupos de alunos matriculados no segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Colíder, Mato Grosso. As atividades síncronas foram divididas em três momentos didáticos de duas horas cada, nas quais os participantes foram motivados ao questionamento visando a construção da argumentação crítica. Observamos a sensibilização quanto aos conceitos estudados de termoquímica associados as calorias, alimentação saudável e hábitos alimentares, com um olhar especial durante esse período de isolamento.
id UFFS-2_c58856645ee6d97b9993434f3f83afa8
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11905
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TICEsta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativo de termoquímica na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), cujo desenvolvimento se deu por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em diversos canais de comunicação que viabilizaram a aprendizagem remota. Tais ferramentas digitais possibilitaram o ensino durante o isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19 e suspensão de atividades presenciais nas escolas. As aulas contaram com a participação de dois grupos de alunos matriculados no segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Colíder, Mato Grosso. As atividades síncronas foram divididas em três momentos didáticos de duas horas cada, nas quais os participantes foram motivados ao questionamento visando a construção da argumentação crítica. Observamos a sensibilização quanto aos conceitos estudados de termoquímica associados as calorias, alimentação saudável e hábitos alimentares, com um olhar especial durante esse período de isolamento.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190510.36661/2595-4520.2020v3i5.11905Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 328-3492595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905/7589Copyright (c) 2020 Linney Chrissie Konno Piton Pereira, Carmen Wobeto, Felicio Guilardi Junior, Patrícia Rosinkehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Linney Chrissie Konno PitonWobeto, CarmenJunior, Felicio GuilardiRosinke, Patrícia2021-07-13T05:22:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11905Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:03Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
title Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
spellingShingle Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
Pereira, Linney Chrissie Konno Piton
title_short Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
title_full Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
title_fullStr Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
title_full_unstemmed Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
title_sort Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
author Pereira, Linney Chrissie Konno Piton
author_facet Pereira, Linney Chrissie Konno Piton
Wobeto, Carmen
Junior, Felicio Guilardi
Rosinke, Patrícia
author_role author
author2 Wobeto, Carmen
Junior, Felicio Guilardi
Rosinke, Patrícia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Linney Chrissie Konno Piton
Wobeto, Carmen
Junior, Felicio Guilardi
Rosinke, Patrícia
description Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativo de termoquímica na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), cujo desenvolvimento se deu por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em diversos canais de comunicação que viabilizaram a aprendizagem remota. Tais ferramentas digitais possibilitaram o ensino durante o isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19 e suspensão de atividades presenciais nas escolas. As aulas contaram com a participação de dois grupos de alunos matriculados no segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Colíder, Mato Grosso. As atividades síncronas foram divididas em três momentos didáticos de duas horas cada, nas quais os participantes foram motivados ao questionamento visando a construção da argumentação crítica. Observamos a sensibilização quanto aos conceitos estudados de termoquímica associados as calorias, alimentação saudável e hábitos alimentares, com um olhar especial durante esse período de isolamento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11905
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11905/7589
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 328-349
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612892717056