Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa maior acerca das contribuições de uma intervenção didática desenvolvida, por uma professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), junto a 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Maringá-PR. Cerca de um mês após a realização das atividades os alunos foram convidados a dizer o que lhes chamou mais atenção no período de estudos sobre o tema. As respostas dos alunos foram tratadas pela Análise Textual Discursiva, e revelaram a presença de elementos da perspectiva CTSA, no que diz respeito a compreensão de aspectos químicos relacionados à produção dos Plásticos; e o despertar da consciência social e ambiental à medida que relacionaram o tema à questões científicas e tecnológicas. |
id |
FASF_f0a94230ded21b1dbd030dc847c1e775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/132 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa maior acerca das contribuições de uma intervenção didática desenvolvida, por uma professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), junto a 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Maringá-PR. Cerca de um mês após a realização das atividades os alunos foram convidados a dizer o que lhes chamou mais atenção no período de estudos sobre o tema. As respostas dos alunos foram tratadas pela Análise Textual Discursiva, e revelaram a presença de elementos da perspectiva CTSA, no que diz respeito a compreensão de aspectos químicos relacionados à produção dos Plásticos; e o despertar da consciência social e ambiental à medida que relacionaram o tema à questões científicas e tecnológicas.FaSFCAPESCher, Gabriela GonzagaOliveira, Thais Andressa Lopes deScapin, Ana Lúciada Silveira, Marcelo Pimentel2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/13210.22408/reva30201813214-25Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 14-252526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132/125/*ref*/AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, n. especial, 2007./*ref*/FREITAS, W. P. S.; MÜNCHEN, S.; CALIXTO, V. S. Conscientização social e preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de Química a partir do tema Plásticos. Redequim, Recife, v. 2, n.2, p. 56 - 69. 2016./*ref*/MARTÍNEZ PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ed. Unijuí: Ijuí, 2013./*ref*/ROCHA, L. S.; OLIVEIRA, T.A.L.; CHER, G.G. SCAPIN, A.L.;/*ref*/SILVEIRA, M.P. Química dos Plásticos: uma estratégia de valorização das perguntas dos estudantes. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais… Rio Branco: UFA, 2018./*ref*/SANTOS, W. L. P. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. 1992. 233p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas-SP: UNICAMP, 1992./*ref*/SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, número especial, nov. 2007./*ref*/SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.1, n.1, p. 109-131, mar. 2008./*ref*/SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Química Cidadã. São Paulo: AJS, v. 3, 2012./*ref*/SANTOS, W. L. P.; MORTIMER E. F. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.2 n. 2, p.1-23. 2002./*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, São Paulo, n.4. p. 28 - 34, 1996./*ref*/SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Contextualização no Ensino de Ciências: significados e epistemologia. In: SANTANA, E. M.; SILVA, E. L. Tópicos em Ensino de Química. São Paulo: Pedro&João Editores, 2014./*ref*/SCAPIN, A. L.; SILVEIRA, M. P. Química dos Plásticos: Uma proposta para o ensino de química orgânica com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. In: Secretaria de Estado da Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. v.1. (Cadernos PDE). Curitiba: SEED/PR, 2018.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/132Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos” |
title |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos” |
spellingShingle |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos” Cher, Gabriela Gonzaga |
title_short |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos” |
title_full |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos” |
title_fullStr |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos” |
title_full_unstemmed |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos” |
title_sort |
Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos” |
author |
Cher, Gabriela Gonzaga |
author_facet |
Cher, Gabriela Gonzaga Oliveira, Thais Andressa Lopes de Scapin, Ana Lúcia da Silveira, Marcelo Pimentel |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Thais Andressa Lopes de Scapin, Ana Lúcia da Silveira, Marcelo Pimentel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cher, Gabriela Gonzaga Oliveira, Thais Andressa Lopes de Scapin, Ana Lúcia da Silveira, Marcelo Pimentel |
description |
O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa maior acerca das contribuições de uma intervenção didática desenvolvida, por uma professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), junto a 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Maringá-PR. Cerca de um mês após a realização das atividades os alunos foram convidados a dizer o que lhes chamou mais atenção no período de estudos sobre o tema. As respostas dos alunos foram tratadas pela Análise Textual Discursiva, e revelaram a presença de elementos da perspectiva CTSA, no que diz respeito a compreensão de aspectos químicos relacionados à produção dos Plásticos; e o despertar da consciência social e ambiental à medida que relacionaram o tema à questões científicas e tecnológicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132 10.22408/reva30201813214-25 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva30201813214-25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/132/125 /*ref*/AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, n. especial, 2007. /*ref*/FREITAS, W. P. S.; MÜNCHEN, S.; CALIXTO, V. S. Conscientização social e preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de Química a partir do tema Plásticos. Redequim, Recife, v. 2, n.2, p. 56 - 69. 2016. /*ref*/MARTÍNEZ PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012. /*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ed. Unijuí: Ijuí, 2013. /*ref*/ROCHA, L. S.; OLIVEIRA, T.A.L.; CHER, G.G. SCAPIN, A.L.; /*ref*/SILVEIRA, M.P. Química dos Plásticos: uma estratégia de valorização das perguntas dos estudantes. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais… Rio Branco: UFA, 2018. /*ref*/SANTOS, W. L. P. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. 1992. 233p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas-SP: UNICAMP, 1992. /*ref*/SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, número especial, nov. 2007. /*ref*/SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.1, n.1, p. 109-131, mar. 2008. /*ref*/SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Química Cidadã. São Paulo: AJS, v. 3, 2012. /*ref*/SANTOS, W. L. P.; MORTIMER E. F. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.2 n. 2, p.1-23. 2002. /*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, São Paulo, n.4. p. 28 - 34, 1996. /*ref*/SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Contextualização no Ensino de Ciências: significados e epistemologia. In: SANTANA, E. M.; SILVA, E. L. Tópicos em Ensino de Química. São Paulo: Pedro&João Editores, 2014. /*ref*/SCAPIN, A. L.; SILVEIRA, M. P. Química dos Plásticos: Uma proposta para o ensino de química orgânica com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. In: Secretaria de Estado da Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. v.1. (Cadernos PDE). Curitiba: SEED/PR, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 14-25 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321571404709888 |