Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo Ramalho, Keliane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Araujo Bernardo dos Santos, Isabela, Oliveira Araujo, Aneide, Henrique Silva de Lima, Diogo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar na percepção dos discentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o quão eficazes são as avaliações por pares e a autoavaliação na metodologia Problem-Based Learning - PBL. A unidade de análise é composta por 14 alunos matriculados na disciplina. A estratégia metodológica teve por base o estudo de caso com a análise qualitativa, utilizando a triangulação de dados, através das seguintes fontes de evidências: a avaliação por pares, autoavaliação em formato de questionário com perguntas abertas, sendo necessário por parte dos alunos atribuírem notas e justificativas para cada questionamento; a observação participante, com as autoras assumindo papéis de tutoras em todo o processo de aplicação da metodologia, inclusive no momento das avaliações; e os grupos focais. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas foram transcritas para um arquivo digital e estabelecida uma codificação aberta e axial, e com criação de redes utilizando o software ATLAS.ti 9®, realizando a análise de conteúdo. Em síntese, os principais resultados evidenciam que os alunos possuem uma maior aceitação da autoavaliação em detrimento da avaliação por pares, acreditando que o feedback dos pares difere da avaliação do docente, devido este ser mais capacitado profissionalmente.
id FATEC-2_1a64654768b5888845dfe357d1d3a3f4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/607
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remotoAutoavaliaçãoProblem-Based LearningMetodologias ativasEsta pesquisa tem por objetivo verificar na percepção dos discentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o quão eficazes são as avaliações por pares e a autoavaliação na metodologia Problem-Based Learning - PBL. A unidade de análise é composta por 14 alunos matriculados na disciplina. A estratégia metodológica teve por base o estudo de caso com a análise qualitativa, utilizando a triangulação de dados, através das seguintes fontes de evidências: a avaliação por pares, autoavaliação em formato de questionário com perguntas abertas, sendo necessário por parte dos alunos atribuírem notas e justificativas para cada questionamento; a observação participante, com as autoras assumindo papéis de tutoras em todo o processo de aplicação da metodologia, inclusive no momento das avaliações; e os grupos focais. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas foram transcritas para um arquivo digital e estabelecida uma codificação aberta e axial, e com criação de redes utilizando o software ATLAS.ti 9®, realizando a análise de conteúdo. Em síntese, os principais resultados evidenciam que os alunos possuem uma maior aceitação da autoavaliação em detrimento da avaliação por pares, acreditando que o feedback dos pares difere da avaliação do docente, devido este ser mais capacitado profissionalmente.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/60710.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 2 (2022); 23-48Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 2 (2022); 23-48Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 2 (2022); 23-482359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607/426Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sulhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Ramalho, Kelianede Araujo Bernardo dos Santos, IsabelaOliveira Araujo, AneideHenrique Silva de Lima, Diogo2023-01-18T12:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/607Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2023-01-18T12:05:06Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
title Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
spellingShingle Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
de Melo Ramalho, Keliane
Autoavaliação
Problem-Based Learning
Metodologias ativas
title_short Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
title_full Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
title_fullStr Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
title_full_unstemmed Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
title_sort Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
author de Melo Ramalho, Keliane
author_facet de Melo Ramalho, Keliane
de Araujo Bernardo dos Santos, Isabela
Oliveira Araujo, Aneide
Henrique Silva de Lima, Diogo
author_role author
author2 de Araujo Bernardo dos Santos, Isabela
Oliveira Araujo, Aneide
Henrique Silva de Lima, Diogo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo Ramalho, Keliane
de Araujo Bernardo dos Santos, Isabela
Oliveira Araujo, Aneide
Henrique Silva de Lima, Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
Problem-Based Learning
Metodologias ativas
topic Autoavaliação
Problem-Based Learning
Metodologias ativas
description Esta pesquisa tem por objetivo verificar na percepção dos discentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o quão eficazes são as avaliações por pares e a autoavaliação na metodologia Problem-Based Learning - PBL. A unidade de análise é composta por 14 alunos matriculados na disciplina. A estratégia metodológica teve por base o estudo de caso com a análise qualitativa, utilizando a triangulação de dados, através das seguintes fontes de evidências: a avaliação por pares, autoavaliação em formato de questionário com perguntas abertas, sendo necessário por parte dos alunos atribuírem notas e justificativas para cada questionamento; a observação participante, com as autoras assumindo papéis de tutoras em todo o processo de aplicação da metodologia, inclusive no momento das avaliações; e os grupos focais. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas foram transcritas para um arquivo digital e estabelecida uma codificação aberta e axial, e com criação de redes utilizando o software ATLAS.ti 9®, realizando a análise de conteúdo. Em síntese, os principais resultados evidenciam que os alunos possuem uma maior aceitação da autoavaliação em detrimento da avaliação por pares, acreditando que o feedback dos pares difere da avaliação do docente, devido este ser mais capacitado profissionalmente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607
identifier_str_mv 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607/426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 2 (2022); 23-48
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 2 (2022); 23-48
Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 2 (2022); 23-48
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052948579090432