Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FATEC Zona Sul |
Texto Completo: | https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo verificar na percepção dos discentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o quão eficazes são as avaliações por pares e a autoavaliação na metodologia Problem-Based Learning - PBL. A unidade de análise é composta por 14 alunos matriculados na disciplina. A estratégia metodológica teve por base o estudo de caso com a análise qualitativa, utilizando a triangulação de dados, através das seguintes fontes de evidências: a avaliação por pares, autoavaliação em formato de questionário com perguntas abertas, sendo necessário por parte dos alunos atribuírem notas e justificativas para cada questionamento; a observação participante, com as autoras assumindo papéis de tutoras em todo o processo de aplicação da metodologia, inclusive no momento das avaliações; e os grupos focais. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas foram transcritas para um arquivo digital e estabelecida uma codificação aberta e axial, e com criação de redes utilizando o software ATLAS.ti 9®, realizando a análise de conteúdo. Em síntese, os principais resultados evidenciam que os alunos possuem uma maior aceitação da autoavaliação em detrimento da avaliação por pares, acreditando que o feedback dos pares difere da avaliação do docente, devido este ser mais capacitado profissionalmente. |
id |
FATEC-2_1a64654768b5888845dfe357d1d3a3f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/607 |
network_acronym_str |
FATEC-2 |
network_name_str |
Revista FATEC Zona Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remotoAutoavaliaçãoProblem-Based LearningMetodologias ativasEsta pesquisa tem por objetivo verificar na percepção dos discentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o quão eficazes são as avaliações por pares e a autoavaliação na metodologia Problem-Based Learning - PBL. A unidade de análise é composta por 14 alunos matriculados na disciplina. A estratégia metodológica teve por base o estudo de caso com a análise qualitativa, utilizando a triangulação de dados, através das seguintes fontes de evidências: a avaliação por pares, autoavaliação em formato de questionário com perguntas abertas, sendo necessário por parte dos alunos atribuírem notas e justificativas para cada questionamento; a observação participante, com as autoras assumindo papéis de tutoras em todo o processo de aplicação da metodologia, inclusive no momento das avaliações; e os grupos focais. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas foram transcritas para um arquivo digital e estabelecida uma codificação aberta e axial, e com criação de redes utilizando o software ATLAS.ti 9®, realizando a análise de conteúdo. Em síntese, os principais resultados evidenciam que os alunos possuem uma maior aceitação da autoavaliação em detrimento da avaliação por pares, acreditando que o feedback dos pares difere da avaliação do docente, devido este ser mais capacitado profissionalmente.Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/60710.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 2 (2022); 23-48Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 2 (2022); 23-48Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 2 (2022); 23-482359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607/426Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sulhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Ramalho, Kelianede Araujo Bernardo dos Santos, IsabelaOliveira Araujo, AneideHenrique Silva de Lima, Diogo2023-01-18T12:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/607Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2023-01-18T12:05:06Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto |
title |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto |
spellingShingle |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto de Melo Ramalho, Keliane Autoavaliação Problem-Based Learning Metodologias ativas |
title_short |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto |
title_full |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto |
title_fullStr |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto |
title_sort |
Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto |
author |
de Melo Ramalho, Keliane |
author_facet |
de Melo Ramalho, Keliane de Araujo Bernardo dos Santos, Isabela Oliveira Araujo, Aneide Henrique Silva de Lima, Diogo |
author_role |
author |
author2 |
de Araujo Bernardo dos Santos, Isabela Oliveira Araujo, Aneide Henrique Silva de Lima, Diogo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Melo Ramalho, Keliane de Araujo Bernardo dos Santos, Isabela Oliveira Araujo, Aneide Henrique Silva de Lima, Diogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoavaliação Problem-Based Learning Metodologias ativas |
topic |
Autoavaliação Problem-Based Learning Metodologias ativas |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo verificar na percepção dos discentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o quão eficazes são as avaliações por pares e a autoavaliação na metodologia Problem-Based Learning - PBL. A unidade de análise é composta por 14 alunos matriculados na disciplina. A estratégia metodológica teve por base o estudo de caso com a análise qualitativa, utilizando a triangulação de dados, através das seguintes fontes de evidências: a avaliação por pares, autoavaliação em formato de questionário com perguntas abertas, sendo necessário por parte dos alunos atribuírem notas e justificativas para cada questionamento; a observação participante, com as autoras assumindo papéis de tutoras em todo o processo de aplicação da metodologia, inclusive no momento das avaliações; e os grupos focais. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas foram transcritas para um arquivo digital e estabelecida uma codificação aberta e axial, e com criação de redes utilizando o software ATLAS.ti 9®, realizando a análise de conteúdo. Em síntese, os principais resultados evidenciam que os alunos possuem uma maior aceitação da autoavaliação em detrimento da avaliação por pares, acreditando que o feedback dos pares difere da avaliação do docente, devido este ser mais capacitado profissionalmente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07 |
url |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607 |
identifier_str_mv |
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/607/426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 9 n. 2 (2022); 23-48 Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 No. 2 (2022); 23-48 Refas - Revista Fatec Zona Sul; Vol. 9 Núm. 2 (2022); 23-48 2359-182X 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_00 reponame:Revista FATEC Zona Sul instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) instacron:FATEC |
instname_str |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
instacron_str |
FATEC |
institution |
FATEC |
reponame_str |
Revista FATEC Zona Sul |
collection |
Revista FATEC Zona Sul |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarefas@gmail.com |
_version_ |
1797052948579090432 |