Alfabetização e educação básica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete A.
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: Silva, Rose Neubauer da, Esposito, Yara Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1066
Resumo: Numa perspectiva que considera a educação no contexto social, apresentam-se as taxas de analfabetismo no país até 1987, com suas gritantes diferenças regionais, a partir de fontes diversas (PNADs, dados do MEC e da UNICEF). Essas taxas estão associadas ao atendimento das redes de ensino básico cuja expansão quantitativa, notável nas décadas de 40e 50, mostra tendência declinante na última década. Apesar disso, o grande desafio atual não é o do acesso à escola, mas o da permanência nela; e, quanto ao contingente de adultos analfabetos, a sociedade não se tem mostrado capaz de incorporá-los à cultura letrada. A taxa de 21% de analfabetos de 15 anos e mais não é disfuncional em relação à organização sócio-política do país, mas corresponde de forma inequívoca ao modelo de desenvolvimento adotado até hoje. Erradicar o analfabetismo e o semi-analfabetismo impõe-se como uma revolução necessária na política educacional, para a qual são imprescindíveis a vontade política e a mobilização da sociedade.
id FCC-1_56b8e76187d0036fd388055ab9f2cfeb
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1066
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização e educação básica no BrasilEnsino de 1º GrauAlfabetizaçãoAnalfabetismoPolíticas EducacionaisEducação de AdultosNuma perspectiva que considera a educação no contexto social, apresentam-se as taxas de analfabetismo no país até 1987, com suas gritantes diferenças regionais, a partir de fontes diversas (PNADs, dados do MEC e da UNICEF). Essas taxas estão associadas ao atendimento das redes de ensino básico cuja expansão quantitativa, notável nas décadas de 40e 50, mostra tendência declinante na última década. Apesar disso, o grande desafio atual não é o do acesso à escola, mas o da permanência nela; e, quanto ao contingente de adultos analfabetos, a sociedade não se tem mostrado capaz de incorporá-los à cultura letrada. A taxa de 21% de analfabetos de 15 anos e mais não é disfuncional em relação à organização sócio-política do país, mas corresponde de forma inequívoca ao modelo de desenvolvimento adotado até hoje. Erradicar o analfabetismo e o semi-analfabetismo impõe-se como uma revolução necessária na política educacional, para a qual são imprescindíveis a vontade política e a mobilização da sociedade.Fundação Carlos Chagas1990-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1066Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 7-14Cadernos de Pesquisa; Núm. 75 (1990); 7-14Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 7-14Cadernos de Pesquisa; n. 75 (1990); 7-141980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1066/1071Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Bernardete A.Silva, Rose Neubauer daEsposito, Yara Lúcia2023-03-30T13:54:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1066Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-30T13:54:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e educação básica no Brasil
title Alfabetização e educação básica no Brasil
spellingShingle Alfabetização e educação básica no Brasil
Gatti, Bernardete A.
Ensino de 1º Grau
Alfabetização
Analfabetismo
Políticas Educacionais
Educação de Adultos
title_short Alfabetização e educação básica no Brasil
title_full Alfabetização e educação básica no Brasil
title_fullStr Alfabetização e educação básica no Brasil
title_full_unstemmed Alfabetização e educação básica no Brasil
title_sort Alfabetização e educação básica no Brasil
author Gatti, Bernardete A.
author_facet Gatti, Bernardete A.
Silva, Rose Neubauer da
Esposito, Yara Lúcia
author_role author
author2 Silva, Rose Neubauer da
Esposito, Yara Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete A.
Silva, Rose Neubauer da
Esposito, Yara Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de 1º Grau
Alfabetização
Analfabetismo
Políticas Educacionais
Educação de Adultos
topic Ensino de 1º Grau
Alfabetização
Analfabetismo
Políticas Educacionais
Educação de Adultos
description Numa perspectiva que considera a educação no contexto social, apresentam-se as taxas de analfabetismo no país até 1987, com suas gritantes diferenças regionais, a partir de fontes diversas (PNADs, dados do MEC e da UNICEF). Essas taxas estão associadas ao atendimento das redes de ensino básico cuja expansão quantitativa, notável nas décadas de 40e 50, mostra tendência declinante na última década. Apesar disso, o grande desafio atual não é o do acesso à escola, mas o da permanência nela; e, quanto ao contingente de adultos analfabetos, a sociedade não se tem mostrado capaz de incorporá-los à cultura letrada. A taxa de 21% de analfabetos de 15 anos e mais não é disfuncional em relação à organização sócio-política do país, mas corresponde de forma inequívoca ao modelo de desenvolvimento adotado até hoje. Erradicar o analfabetismo e o semi-analfabetismo impõe-se como uma revolução necessária na política educacional, para a qual são imprescindíveis a vontade política e a mobilização da sociedade.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1066
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1066/1071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 7-14
Cadernos de Pesquisa; Núm. 75 (1990); 7-14
Cadernos de Pesquisa; No. 75 (1990); 7-14
Cadernos de Pesquisa; n. 75 (1990); 7-14
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311555383296