Avaliação da aprendizagem e atuação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2163 |
Resumo: | Visando a superar as formas tradicionalmente desenvolvidas para a formação continuada dos educadores que atuam no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, principalmente o que tange às questões relativas ao processo de avaliação da aprendizagem, desenvolveu-se uma investigação na linha da pesquisa ação em uma escola pública estadual. Na construção de uma nova concepção e prática avaliativa, pela reflexão no e sobre o próprio fazer, em uma constante interação teoria-prática, as professoras elaboraram, analisaram e implementaram um Projeto de Avaliação; (re)elaboraram planejamentos, adequando-os aos resultados auferidos nos processos de avaliação implementados; (re)edificaram novas práticas pedagógicas objetivando superar as dificuldades que identificaram no processo de apropriação do conhecimento, na tentativa de promover uma maior regulação do processo de aprendizagem. Apesar das dificuldades encontradas no decorrer da experiência vivenciada, o desenvolvimento do processo de formação continuado no interior da escola, embasado na análise das especificidades do contexto, das dificuldades do cotidiano escolar e das proposições teóricas que fundamentam e orientam o saber e o fazer docente, evidenciou-se como caminho promissor na construção de uma prática avaliativa comprometida com a aprendizagem do aluno e com a promoção de alternativas pedagógicas destinadas à melhoria do processo de ensino. |
id |
FCC-2_57d2ae8196506f16ab6dfcc3b7c0f9cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2163 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem e atuação docenteFormação De ProfessoresAvaliação Da AprendizagemEnsino E AprendizagemVisando a superar as formas tradicionalmente desenvolvidas para a formação continuada dos educadores que atuam no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, principalmente o que tange às questões relativas ao processo de avaliação da aprendizagem, desenvolveu-se uma investigação na linha da pesquisa ação em uma escola pública estadual. Na construção de uma nova concepção e prática avaliativa, pela reflexão no e sobre o próprio fazer, em uma constante interação teoria-prática, as professoras elaboraram, analisaram e implementaram um Projeto de Avaliação; (re)elaboraram planejamentos, adequando-os aos resultados auferidos nos processos de avaliação implementados; (re)edificaram novas práticas pedagógicas objetivando superar as dificuldades que identificaram no processo de apropriação do conhecimento, na tentativa de promover uma maior regulação do processo de aprendizagem. Apesar das dificuldades encontradas no decorrer da experiência vivenciada, o desenvolvimento do processo de formação continuado no interior da escola, embasado na análise das especificidades do contexto, das dificuldades do cotidiano escolar e das proposições teóricas que fundamentam e orientam o saber e o fazer docente, evidenciou-se como caminho promissor na construção de uma prática avaliativa comprometida com a aprendizagem do aluno e com a promoção de alternativas pedagógicas destinadas à melhoria do processo de ensino.Fundação Carlos Chagas2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/216310.18222/eae02920042163Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 149-168Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 149-168Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 149-168Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 149-168Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 149-1681984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2163/2120Souza, Nadia Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2163Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:08Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem e atuação docente |
title |
Avaliação da aprendizagem e atuação docente |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem e atuação docente Souza, Nadia Aparecida de Formação De Professores Avaliação Da Aprendizagem Ensino E Aprendizagem |
title_short |
Avaliação da aprendizagem e atuação docente |
title_full |
Avaliação da aprendizagem e atuação docente |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem e atuação docente |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem e atuação docente |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem e atuação docente |
author |
Souza, Nadia Aparecida de |
author_facet |
Souza, Nadia Aparecida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Nadia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação De Professores Avaliação Da Aprendizagem Ensino E Aprendizagem |
topic |
Formação De Professores Avaliação Da Aprendizagem Ensino E Aprendizagem |
description |
Visando a superar as formas tradicionalmente desenvolvidas para a formação continuada dos educadores que atuam no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, principalmente o que tange às questões relativas ao processo de avaliação da aprendizagem, desenvolveu-se uma investigação na linha da pesquisa ação em uma escola pública estadual. Na construção de uma nova concepção e prática avaliativa, pela reflexão no e sobre o próprio fazer, em uma constante interação teoria-prática, as professoras elaboraram, analisaram e implementaram um Projeto de Avaliação; (re)elaboraram planejamentos, adequando-os aos resultados auferidos nos processos de avaliação implementados; (re)edificaram novas práticas pedagógicas objetivando superar as dificuldades que identificaram no processo de apropriação do conhecimento, na tentativa de promover uma maior regulação do processo de aprendizagem. Apesar das dificuldades encontradas no decorrer da experiência vivenciada, o desenvolvimento do processo de formação continuado no interior da escola, embasado na análise das especificidades do contexto, das dificuldades do cotidiano escolar e das proposições teóricas que fundamentam e orientam o saber e o fazer docente, evidenciou-se como caminho promissor na construção de uma prática avaliativa comprometida com a aprendizagem do aluno e com a promoção de alternativas pedagógicas destinadas à melhoria do processo de ensino. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2163 10.18222/eae02920042163 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2163 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02920042163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2163/2120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 149-168 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 149-168 Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 149-168 Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 149-168 Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 149-168 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420662198272 |