Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965 |
Resumo: | O artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem. |
id |
FCC-2_6366063052836a1c8fb614e8ef992bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1965 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no IndiqueQualidade da EducaçãoAvaliação da EducaçãoPlanejamento da EducaçãoDados EstatísticosO artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/196510.18222/eae225020111965Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 457-470Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 457-470Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 457-470Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 457-470Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 457-4701984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965/1941Ribeiro, Vanda MendesGusmão, Joana Buarque deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1965Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:30:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique |
title |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique |
spellingShingle |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique Ribeiro, Vanda Mendes Qualidade da Educação Avaliação da Educação Planejamento da Educação Dados Estatísticos |
title_short |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique |
title_full |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique |
title_fullStr |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique |
title_full_unstemmed |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique |
title_sort |
Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique |
author |
Ribeiro, Vanda Mendes |
author_facet |
Ribeiro, Vanda Mendes Gusmão, Joana Buarque de |
author_role |
author |
author2 |
Gusmão, Joana Buarque de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Vanda Mendes Gusmão, Joana Buarque de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da Educação Avaliação da Educação Planejamento da Educação Dados Estatísticos |
topic |
Qualidade da Educação Avaliação da Educação Planejamento da Educação Dados Estatísticos |
description |
O artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965 10.18222/eae225020111965 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae225020111965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965/1941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 457-470 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 457-470 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 457-470 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 457-470 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 457-470 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419828580352 |