Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vanda Mendes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gusmão, Joana Buarque de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965
Resumo: O artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem.
id FCC-2_6366063052836a1c8fb614e8ef992bba
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1965
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no IndiqueQualidade da EducaçãoAvaliação da EducaçãoPlanejamento da EducaçãoDados EstatísticosO artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/196510.18222/eae225020111965Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 457-470Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 457-470Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 457-470Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 457-470Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 457-4701984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965/1941Ribeiro, Vanda MendesGusmão, Joana Buarque deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1965Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:30:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
title Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
spellingShingle Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
Ribeiro, Vanda Mendes
Qualidade da Educação
Avaliação da Educação
Planejamento da Educação
Dados Estatísticos
title_short Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
title_full Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
title_fullStr Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
title_full_unstemmed Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
title_sort Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique
author Ribeiro, Vanda Mendes
author_facet Ribeiro, Vanda Mendes
Gusmão, Joana Buarque de
author_role author
author2 Gusmão, Joana Buarque de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vanda Mendes
Gusmão, Joana Buarque de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da Educação
Avaliação da Educação
Planejamento da Educação
Dados Estatísticos
topic Qualidade da Educação
Avaliação da Educação
Planejamento da Educação
Dados Estatísticos
description O artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965
10.18222/eae225020111965
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965
identifier_str_mv 10.18222/eae225020111965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1965/1941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 457-470
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 457-470
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 457-470
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 457-470
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 457-470
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419828580352