Psicometria Moderna:características e tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052 |
Resumo: | O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens. |
id |
FCC-2_f9b6b7c135822652df7e9d9a12ca263d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2052 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicometria Moderna:características e tendênciasPsicometriaTRIAvaliação da EducaçãoO artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/205210.18222/eae204320092052Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 319-340Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 319-340Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 319-340Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 319-340Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 319-3401984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052/2011Andriola, Wagner Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2052Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicometria Moderna:características e tendências |
title |
Psicometria Moderna:características e tendências |
spellingShingle |
Psicometria Moderna:características e tendências Andriola, Wagner Bandeira Psicometria TRI Avaliação da Educação |
title_short |
Psicometria Moderna:características e tendências |
title_full |
Psicometria Moderna:características e tendências |
title_fullStr |
Psicometria Moderna:características e tendências |
title_full_unstemmed |
Psicometria Moderna:características e tendências |
title_sort |
Psicometria Moderna:características e tendências |
author |
Andriola, Wagner Bandeira |
author_facet |
Andriola, Wagner Bandeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andriola, Wagner Bandeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicometria TRI Avaliação da Educação |
topic |
Psicometria TRI Avaliação da Educação |
description |
O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052 10.18222/eae204320092052 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae204320092052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052/2011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 319-340 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 319-340 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 319-340 Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 319-340 Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 319-340 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420217602048 |