Psicometria Moderna:características e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola, Wagner Bandeira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052
Resumo: O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.
id FCC-2_f9b6b7c135822652df7e9d9a12ca263d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2052
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Psicometria Moderna:características e tendênciasPsicometriaTRIAvaliação da EducaçãoO artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/205210.18222/eae204320092052Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 319-340Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 319-340Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 319-340Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 319-340Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 319-3401984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052/2011Andriola, Wagner Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2052Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicometria Moderna:características e tendências
title Psicometria Moderna:características e tendências
spellingShingle Psicometria Moderna:características e tendências
Andriola, Wagner Bandeira
Psicometria
TRI
Avaliação da Educação
title_short Psicometria Moderna:características e tendências
title_full Psicometria Moderna:características e tendências
title_fullStr Psicometria Moderna:características e tendências
title_full_unstemmed Psicometria Moderna:características e tendências
title_sort Psicometria Moderna:características e tendências
author Andriola, Wagner Bandeira
author_facet Andriola, Wagner Bandeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriola, Wagner Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicometria
TRI
Avaliação da Educação
topic Psicometria
TRI
Avaliação da Educação
description O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052
10.18222/eae204320092052
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052
identifier_str_mv 10.18222/eae204320092052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2052/2011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 319-340
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 319-340
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 319-340
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 319-340
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 319-340
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420217602048