Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200009 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal, utilizando a Teoria de Respostas ao Item (TRI). Com as respostas de 730 alunos do 2º grau, cuja idade média foi de 17,7 anos (DP = 3,12) fornecidas a um grupo de 51 itens em formato de analogias verbais, estimou-se a dificuldade e a discriminação através do modelo longístico de dois parâmetros. Também foram determinadas as curvas características dos itens (CCIs). |
id |
UFRGS-5_055fb0c31eb690e25193b8dde4b96f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79721998000200009 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbalRaciocínio VerbalAvaliação PsicológicaTeoria da Resposta ao Item (TRI)Banco de ItensEsta pesquisa objetivou a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal, utilizando a Teoria de Respostas ao Item (TRI). Com as respostas de 730 alunos do 2º grau, cuja idade média foi de 17,7 anos (DP = 3,12) fornecidas a um grupo de 51 itens em formato de analogias verbais, estimou-se a dificuldade e a discriminação através do modelo longístico de dois parâmetros. Também foram determinadas as curvas características dos itens (CCIs).Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200009Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.2 1998reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721998000200009info:eu-repo/semantics/openAccessAndriola,Wagner Bandeirapor1999-08-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721998000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:1999-08-02T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal |
title |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal |
spellingShingle |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal Andriola,Wagner Bandeira Raciocínio Verbal Avaliação Psicológica Teoria da Resposta ao Item (TRI) Banco de Itens |
title_short |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal |
title_full |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal |
title_fullStr |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal |
title_full_unstemmed |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal |
title_sort |
Utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal |
author |
Andriola,Wagner Bandeira |
author_facet |
Andriola,Wagner Bandeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andriola,Wagner Bandeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Verbal Avaliação Psicológica Teoria da Resposta ao Item (TRI) Banco de Itens |
topic |
Raciocínio Verbal Avaliação Psicológica Teoria da Resposta ao Item (TRI) Banco de Itens |
description |
Esta pesquisa objetivou a organização de um banco de itens destinados a avaliação do raciocínio verbal, utilizando a Teoria de Respostas ao Item (TRI). Com as respostas de 730 alunos do 2º grau, cuja idade média foi de 17,7 anos (DP = 3,12) fornecidas a um grupo de 51 itens em formato de analogias verbais, estimou-se a dificuldade e a discriminação através do modelo longístico de dois parâmetros. Também foram determinadas as curvas características dos itens (CCIs). |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79721998000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.2 1998 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134861470892032 |