O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) |
Texto Completo: | http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173 |
Resumo: | Compreender o significado da Educação Contínua e identificar a percepção do professor do Ensino Profissionalizante de Nível Técnico de Enfermagem foram a "mola" impulsora para o desenvolvimento deste estudo. A educação contínua propicia o desenvolvimento do professor de forma ampla culminando na transformação de si mesmo, do grupo e da sociedade em que atua. O delineamento metodológico, é de natureza exploratória - descritiva, com abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, instituição particular. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores. A partir dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contínua na percepção do professor, os fatores que dificultam a educação contínua e os fatores que facilitam a realização da educação contínua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si mesmo e do outro. Sendo assim, possibilitar- -se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, que se reflete na relação com os discentes, com os outros docentes e com a própria direção.Descritores: Educação em enfermagem, Educação profissionalizante/recursos humanos, Educação técnica em enfermagem, Educação continuada, Docentes de enfermagem. |
id |
FCMSCSP_33cfb101d4b4b3c055e0e9a7ad272dff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br:article/173 |
network_acronym_str |
FCMSCSP |
network_name_str |
Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursingCompreender o significado da Educação Contínua e identificar a percepção do professor do Ensino Profissionalizante de Nível Técnico de Enfermagem foram a "mola" impulsora para o desenvolvimento deste estudo. A educação contínua propicia o desenvolvimento do professor de forma ampla culminando na transformação de si mesmo, do grupo e da sociedade em que atua. O delineamento metodológico, é de natureza exploratória - descritiva, com abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, instituição particular. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores. A partir dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contínua na percepção do professor, os fatores que dificultam a educação contínua e os fatores que facilitam a realização da educação contínua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si mesmo e do outro. Sendo assim, possibilitar- -se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, que se reflete na relação com os discentes, com os outros docentes e com a própria direção.Descritores: Educação em enfermagem, Educação profissionalizante/recursos humanos, Educação técnica em enfermagem, Educação continuada, Docentes de enfermagem.Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; v. 59 n. 1 (2014): Jan/Abr; 11-151809-30190101-6067reponame:Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)instname:Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pauloinstacron:FCMSCSPporhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173/183Copyright (c) 2018 Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Vanda Cristina dos SantosTakahashi, Regina Toshie2021-09-29T04:58:02Zoai:ojs2.arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br:article/173Revistahttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSPONGhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/oaiarquivosmedicos@fcmsantacasasp.edu.br||1809-30190101-6067opendoar:2021-09-29T04:58:02Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing |
title |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing |
spellingShingle |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing Passos, Vanda Cristina dos Santos |
title_short |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing |
title_full |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing |
title_fullStr |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing |
title_full_unstemmed |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing |
title_sort |
O significado da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing |
author |
Passos, Vanda Cristina dos Santos |
author_facet |
Passos, Vanda Cristina dos Santos Takahashi, Regina Toshie |
author_role |
author |
author2 |
Takahashi, Regina Toshie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Vanda Cristina dos Santos Takahashi, Regina Toshie |
description |
Compreender o significado da Educação Contínua e identificar a percepção do professor do Ensino Profissionalizante de Nível Técnico de Enfermagem foram a "mola" impulsora para o desenvolvimento deste estudo. A educação contínua propicia o desenvolvimento do professor de forma ampla culminando na transformação de si mesmo, do grupo e da sociedade em que atua. O delineamento metodológico, é de natureza exploratória - descritiva, com abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, instituição particular. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores. A partir dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contínua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contínua na percepção do professor, os fatores que dificultam a educação contínua e os fatores que facilitam a realização da educação contínua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si mesmo e do outro. Sendo assim, possibilitar- -se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, que se reflete na relação com os discentes, com os outros docentes e com a própria direção.Descritores: Educação em enfermagem, Educação profissionalizante/recursos humanos, Educação técnica em enfermagem, Educação continuada, Docentes de enfermagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173 |
url |
http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173/183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; v. 59 n. 1 (2014): Jan/Abr; 11-15 1809-3019 0101-6067 reponame:Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) instname:Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo instacron:FCMSCSP |
instname_str |
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
instacron_str |
FCMSCSP |
institution |
FCMSCSP |
reponame_str |
Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) |
collection |
Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
arquivosmedicos@fcmsantacasasp.edu.br|| |
_version_ |
1797067818027450368 |