O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Vanda Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Takahashi, Regina Toshie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)
Texto Completo: http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173
Resumo: Compreender o significado da Educação Contí­nua e identificar a percepção do professor do Ensino Profissionalizante de Ní­vel Técnico de Enfermagem foram a "mola" impulsora para o desenvolvimento deste estudo. A educação contí­nua propicia o desenvolvimento do professor de forma ampla culminando na transformação de si mesmo, do grupo e da sociedade em que atua. O delineamento metodológico, é de natureza exploratória - descritiva, com abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Ní­vel Médio em Enfermagem, instituição particular. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores. A partir dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contí­nua na percepção do professor, os fatores que dificultam a educação contí­nua e os fatores que facilitam a realização da educação contí­nua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si mesmo e do outro. Sendo assim, possibilitar- -se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, que se reflete na relação com os discentes, com os outros docentes e com a própria direção.Descritores: Educação em enfermagem, Educação profissionalizante/recursos humanos, Educação técnica em enfermagem, Educação continuada, Docentes de enfermagem.
id FCMSCSP_33cfb101d4b4b3c055e0e9a7ad272dff
oai_identifier_str oai:ojs2.arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br:article/173
network_acronym_str FCMSCSP
network_name_str Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)
repository_id_str
spelling O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursingCompreender o significado da Educação Contí­nua e identificar a percepção do professor do Ensino Profissionalizante de Ní­vel Técnico de Enfermagem foram a "mola" impulsora para o desenvolvimento deste estudo. A educação contí­nua propicia o desenvolvimento do professor de forma ampla culminando na transformação de si mesmo, do grupo e da sociedade em que atua. O delineamento metodológico, é de natureza exploratória - descritiva, com abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Ní­vel Médio em Enfermagem, instituição particular. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores. A partir dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contí­nua na percepção do professor, os fatores que dificultam a educação contí­nua e os fatores que facilitam a realização da educação contí­nua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si mesmo e do outro. Sendo assim, possibilitar- -se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, que se reflete na relação com os discentes, com os outros docentes e com a própria direção.Descritores: Educação em enfermagem, Educação profissionalizante/recursos humanos, Educação técnica em enfermagem, Educação continuada, Docentes de enfermagem.Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; v. 59 n. 1 (2014): Jan/Abr; 11-151809-30190101-6067reponame:Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)instname:Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pauloinstacron:FCMSCSPporhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173/183Copyright (c) 2018 Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Vanda Cristina dos SantosTakahashi, Regina Toshie2021-09-29T04:58:02Zoai:ojs2.arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br:article/173Revistahttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSPONGhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/oaiarquivosmedicos@fcmsantacasasp.edu.br||1809-30190101-6067opendoar:2021-09-29T04:58:02Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
title O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
spellingShingle O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
Passos, Vanda Cristina dos Santos
title_short O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
title_full O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
title_fullStr O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
title_full_unstemmed O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
title_sort O significado da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem /The significance of continuing education for teachers of vocational education of the average nursing
author Passos, Vanda Cristina dos Santos
author_facet Passos, Vanda Cristina dos Santos
Takahashi, Regina Toshie
author_role author
author2 Takahashi, Regina Toshie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Vanda Cristina dos Santos
Takahashi, Regina Toshie
description Compreender o significado da Educação Contí­nua e identificar a percepção do professor do Ensino Profissionalizante de Ní­vel Técnico de Enfermagem foram a "mola" impulsora para o desenvolvimento deste estudo. A educação contí­nua propicia o desenvolvimento do professor de forma ampla culminando na transformação de si mesmo, do grupo e da sociedade em que atua. O delineamento metodológico, é de natureza exploratória - descritiva, com abordagem de pesquisa qualitativa. A técnica utilizada para análise dos resultados foi baseada em Bardin. O estudo foi desenvolvido em uma escola de Educação Profissional Técnica de Ní­vel Médio em Enfermagem, instituição particular. Os sujeitos do estudo foram 10 enfermeiros professores. A partir dos discursos dos entrevistados emergiram quatro categorias: a importância da educação contí­nua para o professor do ensino profissionalizante de enfermagem, a educação contí­nua na percepção do professor, os fatores que dificultam a educação contí­nua e os fatores que facilitam a realização da educação contí­nua. Acreditamos que para o professor conseguir realizar a educação continua, é necessário uma construção coletiva, com momentos em que possa conhecer-se e exercitar a reflexão de si mesmo e do outro. Sendo assim, possibilitar- -se-á uma educação participativa, com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, que se reflete na relação com os discentes, com os outros docentes e com a própria direção.Descritores: Educação em enfermagem, Educação profissionalizante/recursos humanos, Educação técnica em enfermagem, Educação continuada, Docentes de enfermagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173
url http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/173/183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; v. 59 n. 1 (2014): Jan/Abr; 11-15
1809-3019
0101-6067
reponame:Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)
instname:Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
instacron:FCMSCSP
instname_str Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
instacron_str FCMSCSP
institution FCMSCSP
reponame_str Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)
collection Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
repository.mail.fl_str_mv arquivosmedicos@fcmsantacasasp.edu.br||
_version_ 1797067818027450368