O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jessica Cristina Junior da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barradas, Jaqueline Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1909
Resumo: Analisa redes sociais de bookstans, os superfãs de livros, a fim de compreender estratégias utilizadas para atrair e influenciar seguidores. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, em que foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, a qual permitiu interpretar os dados para além dos números coletados na observação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classifica-se como bibliográfica e documental, realizado a partir de pesquisa nas redes sociais de cinco perfis de influenciadores do universo literário em diferentes plataformas: YouTube, Instagram, Tik Tok, Twitter e Twich. Para definir os parâmetros para escolha dos perfis de bookstan analisados foi realizado uma observação direta da comunidade, que permitiu identificar padrões nas contas que incentivam o engajamento em suas redes. Foi possível identificar que a experiência da audiência é uma nova forma de atrair e fidelizar seguidores nas redes sociais dos perfis analisados e, a partir disso, definir estratégias de forma a impactar a oferta de produtos e serviços das bibliotecas, além de abrir um novo canal de diálogo com os usuários. Verificou-se que os influenciadores possuem competências e atuam em papéis mais ativos na comunicação, produção e inovação de conteúdo; apoiados pela formação e desenvolvimento coletivo, razão pela qual tornam-se um curioso objeto de estudo para os profissionais bibliotecários que buscam inovar as estratégias de atração de usuários para as bibliotecas nas redes sociais.
id FEBAB-1_96aa4ed04af3492c2fd2d77d4f138b31
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1909
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidoresRedes Sociais. Bookstans. Estratégias. Leitura. Bibliotecas.Analisa redes sociais de bookstans, os superfãs de livros, a fim de compreender estratégias utilizadas para atrair e influenciar seguidores. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, em que foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, a qual permitiu interpretar os dados para além dos números coletados na observação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classifica-se como bibliográfica e documental, realizado a partir de pesquisa nas redes sociais de cinco perfis de influenciadores do universo literário em diferentes plataformas: YouTube, Instagram, Tik Tok, Twitter e Twich. Para definir os parâmetros para escolha dos perfis de bookstan analisados foi realizado uma observação direta da comunidade, que permitiu identificar padrões nas contas que incentivam o engajamento em suas redes. Foi possível identificar que a experiência da audiência é uma nova forma de atrair e fidelizar seguidores nas redes sociais dos perfis analisados e, a partir disso, definir estratégias de forma a impactar a oferta de produtos e serviços das bibliotecas, além de abrir um novo canal de diálogo com os usuários. Verificou-se que os influenciadores possuem competências e atuam em papéis mais ativos na comunicação, produção e inovação de conteúdo; apoiados pela formação e desenvolvimento coletivo, razão pela qual tornam-se um curioso objeto de estudo para os profissionais bibliotecários que buscam inovar as estratégias de atração de usuários para as bibliotecas nas redes sociais.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1909Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 3 (2022): Melhores trabalhos do CBBD 2022; 1-191980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1909/1437Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jessica Cristina Junior daBarradas, Jaqueline Santos2022-12-19T19:42:19Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1909Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-12-19T19:42:19RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
title O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
spellingShingle O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
Silva, Jessica Cristina Junior da
Redes Sociais. Bookstans. Estratégias. Leitura. Bibliotecas.
title_short O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
title_full O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
title_fullStr O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
title_full_unstemmed O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
title_sort O fenômeno bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores
author Silva, Jessica Cristina Junior da
author_facet Silva, Jessica Cristina Junior da
Barradas, Jaqueline Santos
author_role author
author2 Barradas, Jaqueline Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jessica Cristina Junior da
Barradas, Jaqueline Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais. Bookstans. Estratégias. Leitura. Bibliotecas.
topic Redes Sociais. Bookstans. Estratégias. Leitura. Bibliotecas.
description Analisa redes sociais de bookstans, os superfãs de livros, a fim de compreender estratégias utilizadas para atrair e influenciar seguidores. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, em que foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, a qual permitiu interpretar os dados para além dos números coletados na observação. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, classifica-se como bibliográfica e documental, realizado a partir de pesquisa nas redes sociais de cinco perfis de influenciadores do universo literário em diferentes plataformas: YouTube, Instagram, Tik Tok, Twitter e Twich. Para definir os parâmetros para escolha dos perfis de bookstan analisados foi realizado uma observação direta da comunidade, que permitiu identificar padrões nas contas que incentivam o engajamento em suas redes. Foi possível identificar que a experiência da audiência é uma nova forma de atrair e fidelizar seguidores nas redes sociais dos perfis analisados e, a partir disso, definir estratégias de forma a impactar a oferta de produtos e serviços das bibliotecas, além de abrir um novo canal de diálogo com os usuários. Verificou-se que os influenciadores possuem competências e atuam em papéis mais ativos na comunicação, produção e inovação de conteúdo; apoiados pela formação e desenvolvimento coletivo, razão pela qual tornam-se um curioso objeto de estudo para os profissionais bibliotecários que buscam inovar as estratégias de atração de usuários para as bibliotecas nas redes sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1909
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1909/1437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 3 (2022): Melhores trabalhos do CBBD 2022; 1-19
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780447387648