O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcus José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GVcasos
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446
Resumo: A ABC Software é uma empresa de tecnologia de pequeno porte, que distribui no Brasil o software de uma empresa dos EUA, no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço). A empresa percebe que não está alcançando os objetivos propostos pelos seus sócios, e também vem enfrentando diversas pressões do ambiente externo. O estilo de tomada de decisão estratégica, centralizado nos sócios e baseado em reações a acontecimentos pontuais, também não está funcionando. A partir dessa situação, o diretor-geral da empresa contrata o Sr. Smith, um consultor norte-americano que não fala português, para realizar um planejamento estratégico utilizando o método E-Myth, desconhecido para todos na empresa e que não prevê a análise SWOT. Tal situação de mudança representa diversos desafios para a ABC Software, principalmente na adaptação a um novo modelo de gestão e a uma nova metodologia de planejamento e execução das suas estratégias.
id FGV-5_0f28e52a05391763ae700ecfa0853b75
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/39446
network_acronym_str FGV-5
network_name_str GVcasos
repository_id_str
spelling O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC SoftwareEstratégiaPlanejamento estratégicoMudança organizacionalStrategyStrategic planningSWOTOrganizational changeA ABC Software é uma empresa de tecnologia de pequeno porte, que distribui no Brasil o software de uma empresa dos EUA, no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço). A empresa percebe que não está alcançando os objetivos propostos pelos seus sócios, e também vem enfrentando diversas pressões do ambiente externo. O estilo de tomada de decisão estratégica, centralizado nos sócios e baseado em reações a acontecimentos pontuais, também não está funcionando. A partir dessa situação, o diretor-geral da empresa contrata o Sr. Smith, um consultor norte-americano que não fala português, para realizar um planejamento estratégico utilizando o método E-Myth, desconhecido para todos na empresa e que não prevê a análise SWOT. Tal situação de mudança representa diversos desafios para a ABC Software, principalmente na adaptação a um novo modelo de gestão e a uma nova metodologia de planejamento e execução das suas estratégias.FGV EAESP2017-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/3944610.12660/gvcasosv7n1c1GVcasos; Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017; c1Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017; c12179-135Xreponame:GVcasosinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446/66270https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Marcus JoséCancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi2023-09-05T14:50:50Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/39446Revistahttp://www.fgv.br/gvcasosPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/oai||GVcasos.redacao@fgv.br2179-135X2179-135Xopendoar:2023-09-05T14:50:50GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
title O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
spellingShingle O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
Rocha, Marcus José
Estratégia
Planejamento estratégico
Mudança organizacional
Strategy
Strategic planning
SWOT
Organizational change
title_short O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
title_full O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
title_fullStr O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
title_full_unstemmed O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
title_sort O primeiro planejamento estratégico da empresa ABC Software
author Rocha, Marcus José
author_facet Rocha, Marcus José
Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi
author_role author
author2 Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcus José
Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro De Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Planejamento estratégico
Mudança organizacional
Strategy
Strategic planning
SWOT
Organizational change
topic Estratégia
Planejamento estratégico
Mudança organizacional
Strategy
Strategic planning
SWOT
Organizational change
description A ABC Software é uma empresa de tecnologia de pequeno porte, que distribui no Brasil o software de uma empresa dos EUA, no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço). A empresa percebe que não está alcançando os objetivos propostos pelos seus sócios, e também vem enfrentando diversas pressões do ambiente externo. O estilo de tomada de decisão estratégica, centralizado nos sócios e baseado em reações a acontecimentos pontuais, também não está funcionando. A partir dessa situação, o diretor-geral da empresa contrata o Sr. Smith, um consultor norte-americano que não fala português, para realizar um planejamento estratégico utilizando o método E-Myth, desconhecido para todos na empresa e que não prevê a análise SWOT. Tal situação de mudança representa diversos desafios para a ABC Software, principalmente na adaptação a um novo modelo de gestão e a uma nova metodologia de planejamento e execução das suas estratégias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446
10.12660/gvcasosv7n1c1
url https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446
identifier_str_mv 10.12660/gvcasosv7n1c1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/gvcasos/article/view/39446/66270
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP
publisher.none.fl_str_mv FGV EAESP
dc.source.none.fl_str_mv GVcasos; Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017; c1
Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração; Vol. 7, No 1: janeiro-junho 2017; c1
2179-135X
reponame:GVcasos
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str GVcasos
collection GVcasos
repository.name.fl_str_mv GVcasos - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||GVcasos.redacao@fgv.br
_version_ 1798943814529843200