Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honório, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081
Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram.
id FGV-7_aa885b44e23dc33d7ddb641577233dac
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/36081
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileirasInternacionalizaçãonegócios internacionaiscaracterísticas organizacionaisprocesso de formação estratégicagrau de internacionalizaçãoEste artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 49 No. 2 (2009): abril-junho; 162-175RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 49 Núm. 2 (2009): abril-junho; 162-175RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 49 n. 2 (2009): abril-junho; 162-1752178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081/34863Honório, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:38:44Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/36081Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:38:44Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
title Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
spellingShingle Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
Honório, Luiz Carlos
Internacionalização
negócios internacionais
características organizacionais
processo de formação estratégica
grau de internacionalização
title_short Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
title_full Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
title_fullStr Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
title_full_unstemmed Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
title_sort Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
author Honório, Luiz Carlos
author_facet Honório, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honório, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
negócios internacionais
características organizacionais
processo de formação estratégica
grau de internacionalização
topic Internacionalização
negócios internacionais
características organizacionais
processo de formação estratégica
grau de internacionalização
description Este artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081
url https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081/34863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 49 No. 2 (2009): abril-junho; 162-175
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 49 Núm. 2 (2009): abril-junho; 162-175
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 49 n. 2 (2009): abril-junho; 162-175
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1766160819303743488