Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Empresas |
Texto Completo: | https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram. |
id |
FGV-7_aa885b44e23dc33d7ddb641577233dac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/36081 |
network_acronym_str |
FGV-7 |
network_name_str |
Revista de Administração de Empresas |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileirasInternacionalizaçãonegócios internacionaiscaracterísticas organizacionaisprocesso de formação estratégicagrau de internacionalizaçãoEste artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 49 No. 2 (2009): abril-junho; 162-175RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 49 Núm. 2 (2009): abril-junho; 162-175RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 49 n. 2 (2009): abril-junho; 162-1752178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081/34863Honório, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:38:44Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/36081Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:38:44Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras |
title |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras |
spellingShingle |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras Honório, Luiz Carlos Internacionalização negócios internacionais características organizacionais processo de formação estratégica grau de internacionalização |
title_short |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras |
title_full |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras |
title_fullStr |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras |
title_sort |
Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras |
author |
Honório, Luiz Carlos |
author_facet |
Honório, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honório, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização negócios internacionais características organizacionais processo de formação estratégica grau de internacionalização |
topic |
Internacionalização negócios internacionais características organizacionais processo de formação estratégica grau de internacionalização |
description |
Este artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081 |
url |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/36081/34863 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 49 No. 2 (2009): abril-junho; 162-175 RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 49 Núm. 2 (2009): abril-junho; 162-175 RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 49 n. 2 (2009): abril-junho; 162-175 2178-938X 0034-7590 reponame:Revista de Administração de Empresas instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista de Administração de Empresas |
collection |
Revista de Administração de Empresas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br |
_version_ |
1766160819303743488 |