Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500008 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo identificar quais os fatores organizacionais influenciam o processo estratégico internacional. Pretende, também, analisar a influência dos fatores organizacionais e estratégicos sobre o grau de internacionalização da firma em termos de indicadores financeiros e não financeiros de desempenho, respectivamente, volume de vendas e dispersão geográfica. Realizou-se uma survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que fatores organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. O grau de internacionalização das empresas pesquisadas mostra-se influenciado pelo fator organizacional associado à experiência internacional e pelos fatores estratégicos associados ao modo deliberado de formação estratégica (top-down) e à escolha de parcerias internacionais. |
id |
MACKENZIE-2_29a8838fe96b6f658c66bfbd986697e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712009000500008 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicosInternacionalizaçãoProcesso estratégico internacionalCaracterísticas organizacionaisGrau de internacionalização da firmaNegócios internacionaisO artigo tem por objetivo identificar quais os fatores organizacionais influenciam o processo estratégico internacional. Pretende, também, analisar a influência dos fatores organizacionais e estratégicos sobre o grau de internacionalização da firma em termos de indicadores financeiros e não financeiros de desempenho, respectivamente, volume de vendas e dispersão geográfica. Realizou-se uma survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que fatores organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. O grau de internacionalização das empresas pesquisadas mostra-se influenciado pelo fator organizacional associado à experiência internacional e pelos fatores estratégicos associados ao modo deliberado de formação estratégica (top-down) e à escolha de parcerias internacionais.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2009-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500008RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.5 2009reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712009000500008info:eu-repo/semantics/openAccessHonório,Luiz Carlospor2010-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712009000500008Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2010-08-03T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos |
title |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos |
spellingShingle |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos Honório,Luiz Carlos Internacionalização Processo estratégico internacional Características organizacionais Grau de internacionalização da firma Negócios internacionais |
title_short |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos |
title_full |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos |
title_fullStr |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos |
title_full_unstemmed |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos |
title_sort |
Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos |
author |
Honório,Luiz Carlos |
author_facet |
Honório,Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honório,Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Processo estratégico internacional Características organizacionais Grau de internacionalização da firma Negócios internacionais |
topic |
Internacionalização Processo estratégico internacional Características organizacionais Grau de internacionalização da firma Negócios internacionais |
description |
O artigo tem por objetivo identificar quais os fatores organizacionais influenciam o processo estratégico internacional. Pretende, também, analisar a influência dos fatores organizacionais e estratégicos sobre o grau de internacionalização da firma em termos de indicadores financeiros e não financeiros de desempenho, respectivamente, volume de vendas e dispersão geográfica. Realizou-se uma survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que fatores organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. O grau de internacionalização das empresas pesquisadas mostra-se influenciado pelo fator organizacional associado à experiência internacional e pelos fatores estratégicos associados ao modo deliberado de formação estratégica (top-down) e à escolha de parcerias internacionais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-69712009000500008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.5 2009 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128648330084352 |