Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honório,Luiz Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500008
Resumo: O artigo tem por objetivo identificar quais os fatores organizacionais influenciam o processo estratégico internacional. Pretende, também, analisar a influência dos fatores organizacionais e estratégicos sobre o grau de internacionalização da firma em termos de indicadores financeiros e não financeiros de desempenho, respectivamente, volume de vendas e dispersão geográfica. Realizou-se uma survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que fatores organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. O grau de internacionalização das empresas pesquisadas mostra-se influenciado pelo fator organizacional associado à experiência internacional e pelos fatores estratégicos associados ao modo deliberado de formação estratégica (top-down) e à escolha de parcerias internacionais.
id MACKENZIE-2_29a8838fe96b6f658c66bfbd986697e0
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712009000500008
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicosInternacionalizaçãoProcesso estratégico internacionalCaracterísticas organizacionaisGrau de internacionalização da firmaNegócios internacionaisO artigo tem por objetivo identificar quais os fatores organizacionais influenciam o processo estratégico internacional. Pretende, também, analisar a influência dos fatores organizacionais e estratégicos sobre o grau de internacionalização da firma em termos de indicadores financeiros e não financeiros de desempenho, respectivamente, volume de vendas e dispersão geográfica. Realizou-se uma survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que fatores organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. O grau de internacionalização das empresas pesquisadas mostra-se influenciado pelo fator organizacional associado à experiência internacional e pelos fatores estratégicos associados ao modo deliberado de formação estratégica (top-down) e à escolha de parcerias internacionais.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2009-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500008RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.5 2009reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712009000500008info:eu-repo/semantics/openAccessHonório,Luiz Carlospor2010-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712009000500008Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2010-08-03T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
title Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
spellingShingle Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
Honório,Luiz Carlos
Internacionalização
Processo estratégico internacional
Características organizacionais
Grau de internacionalização da firma
Negócios internacionais
title_short Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
title_full Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
title_fullStr Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
title_full_unstemmed Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
title_sort Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos
author Honório,Luiz Carlos
author_facet Honório,Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honório,Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Processo estratégico internacional
Características organizacionais
Grau de internacionalização da firma
Negócios internacionais
topic Internacionalização
Processo estratégico internacional
Características organizacionais
Grau de internacionalização da firma
Negócios internacionais
description O artigo tem por objetivo identificar quais os fatores organizacionais influenciam o processo estratégico internacional. Pretende, também, analisar a influência dos fatores organizacionais e estratégicos sobre o grau de internacionalização da firma em termos de indicadores financeiros e não financeiros de desempenho, respectivamente, volume de vendas e dispersão geográfica. Realizou-se uma survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que fatores organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. O grau de internacionalização das empresas pesquisadas mostra-se influenciado pelo fator organizacional associado à experiência internacional e pelos fatores estratégicos associados ao modo deliberado de formação estratégica (top-down) e à escolha de parcerias internacionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712009000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.5 2009
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648330084352