Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/33023 |
Resumo: | Objetivo: o objetivo principal é identificar entre os fatores, facilidade de uso, utilidade, satisfação, segurança e privacidade e influência social, quais têm relação com a aceitação da tecnologia dos bancos digitais por consumidores bancários pertencentes às Gerações X, Y e Z. Metodologia: foi realizada uma pesquisa quantitativa, em formato eletrônico, mediante compartilhamento de link do questionário Survey, principalmente em redes sociais. Quanto aos fins, a pesquisa é classificada com descritiva. Após depuração, foram considerados 312 respondentes válidos para o atingimento do objetivo do estudo. A análise estatística foi realizada com a utilização do software estatístico Smart PLS versão 3.3.9. Com base nos testes de hipóteses, um modelo estrutural foi elaborado por meio do software citado, através da Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM). Resultados: o estudo mostrou evidências de que a facilidade de uso percebida, a percepção de satisfação, a percepção de segurança e privacidade e a influência social impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores bancários brasileiros. A facilidade de uso percebida e a percepção de segurança e privacidade impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração X. A influência social impacta positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Y. A facilidade de uso percebida e a percepção de satisfação impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Z. Limitações: o questionário contou com respondentes de todas as regiões do país, apesar disso, ocorreu uma concentração de respondentes residentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o que pode denotar um viés, em função das diferenças culturais e econômicas entre as regiões do país. Uma amostra com maior equilíbrio entre respondentes poderia fornecer resultados mais abrangentes. Há também uma limitação quanto ao fato de se tratar de amostra não-probabilística, pois há uma impossibilidade de generalização de dados, em função da forma como os dados foram coletados. Aplicabilidade do trabalho: os resultados deste estudo trazem contribuições para a teoria, nos campos do economia comportamental e marketing de relacionamento. Este estudo pode contribuir para a visão estratégica e posicionamento dos bancos tradicionais, frente à recente ameaça e crescimento de fintechs e bancos digitais no mercado bancário brasileiro. Contribuições para a sociedade: os clientes podem ser beneficiados, pois os estudos sobre os fatores que influenciam na aceitação de tecnologias bancárias podem trazer insumos aos bancos, para que os mesmos possam fornecer melhores produtos e serviços. |
id |
FGV_0b9bd32b57c0d7664b7f60d5db59dbba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/33023 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Ribeiro, Luiz CarlosEscolas::EBAPESantos, Jefferson de BarrosSouza, Gustavo Botelho deFouad, Sami Hisham LealFouad, Sami Hisham Leal2022-12-27T15:19:04Z2022-12-27T15:19:04Z2022-08-262022-08-26https://hdl.handle.net/10438/33023Objetivo: o objetivo principal é identificar entre os fatores, facilidade de uso, utilidade, satisfação, segurança e privacidade e influência social, quais têm relação com a aceitação da tecnologia dos bancos digitais por consumidores bancários pertencentes às Gerações X, Y e Z. Metodologia: foi realizada uma pesquisa quantitativa, em formato eletrônico, mediante compartilhamento de link do questionário Survey, principalmente em redes sociais. Quanto aos fins, a pesquisa é classificada com descritiva. Após depuração, foram considerados 312 respondentes válidos para o atingimento do objetivo do estudo. A análise estatística foi realizada com a utilização do software estatístico Smart PLS versão 3.3.9. Com base nos testes de hipóteses, um modelo estrutural foi elaborado por meio do software citado, através da Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM). Resultados: o estudo mostrou evidências de que a facilidade de uso percebida, a percepção de satisfação, a percepção de segurança e privacidade e a influência social impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores bancários brasileiros. A facilidade de uso percebida e a percepção de segurança e privacidade impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração X. A influência social impacta positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Y. A facilidade de uso percebida e a percepção de satisfação impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Z. Limitações: o questionário contou com respondentes de todas as regiões do país, apesar disso, ocorreu uma concentração de respondentes residentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o que pode denotar um viés, em função das diferenças culturais e econômicas entre as regiões do país. Uma amostra com maior equilíbrio entre respondentes poderia fornecer resultados mais abrangentes. Há também uma limitação quanto ao fato de se tratar de amostra não-probabilística, pois há uma impossibilidade de generalização de dados, em função da forma como os dados foram coletados. Aplicabilidade do trabalho: os resultados deste estudo trazem contribuições para a teoria, nos campos do economia comportamental e marketing de relacionamento. Este estudo pode contribuir para a visão estratégica e posicionamento dos bancos tradicionais, frente à recente ameaça e crescimento de fintechs e bancos digitais no mercado bancário brasileiro. Contribuições para a sociedade: os clientes podem ser beneficiados, pois os estudos sobre os fatores que influenciam na aceitação de tecnologias bancárias podem trazer insumos aos bancos, para que os mesmos possam fornecer melhores produtos e serviços.porGeraçõesBancos DigitaisAceitação de tecnologiaSetor bancárioBancos - Inovações tecnológicasGeração X - Inovações tecnológicasGeração Y - Inovações tecnológicasGeração Z - Inovações tecnológicasAceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALversão final.pdfversão final.pdfPDFapplication/pdf3577430https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a3d07a2f-bec1-4283-9a02-4b9dbb4603d7/downloadaf9b72adb3767e56583c5c138e3dad61MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/757c4751-586c-423f-85d6-3c04663256a4/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTversão final.pdf.txtversão final.pdf.txtExtracted texttext/plain103192https://repositorio.fgv.br/bitstreams/982fa0e7-e3a3-456d-9e55-c50d7b44fad7/downloadcb8cac0026f89ee472c60ccacca7304cMD55THUMBNAILversão final.pdf.jpgversão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3007https://repositorio.fgv.br/bitstreams/40cc27b6-f2fc-4b70-8d9e-5048f9cb966e/download37a1128272a4489d249df1ea8b8c371eMD5610438/330232023-11-25 19:40:41.116open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/33023https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T19:40:41Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) |
title |
Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) |
spellingShingle |
Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) Ribeiro, Luiz Carlos Gerações Bancos Digitais Aceitação de tecnologia Setor bancário Bancos - Inovações tecnológicas Geração X - Inovações tecnológicas Geração Y - Inovações tecnológicas Geração Z - Inovações tecnológicas |
title_short |
Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) |
title_full |
Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) |
title_fullStr |
Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) |
title_full_unstemmed |
Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) |
title_sort |
Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) |
author |
Ribeiro, Luiz Carlos |
author_facet |
Ribeiro, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Santos, Jefferson de Barros Souza, Gustavo Botelho de Fouad, Sami Hisham Leal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Luiz Carlos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fouad, Sami Hisham Leal |
contributor_str_mv |
Fouad, Sami Hisham Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerações Bancos Digitais Aceitação de tecnologia Setor bancário |
topic |
Gerações Bancos Digitais Aceitação de tecnologia Setor bancário Bancos - Inovações tecnológicas Geração X - Inovações tecnológicas Geração Y - Inovações tecnológicas Geração Z - Inovações tecnológicas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Bancos - Inovações tecnológicas Geração X - Inovações tecnológicas Geração Y - Inovações tecnológicas Geração Z - Inovações tecnológicas |
description |
Objetivo: o objetivo principal é identificar entre os fatores, facilidade de uso, utilidade, satisfação, segurança e privacidade e influência social, quais têm relação com a aceitação da tecnologia dos bancos digitais por consumidores bancários pertencentes às Gerações X, Y e Z. Metodologia: foi realizada uma pesquisa quantitativa, em formato eletrônico, mediante compartilhamento de link do questionário Survey, principalmente em redes sociais. Quanto aos fins, a pesquisa é classificada com descritiva. Após depuração, foram considerados 312 respondentes válidos para o atingimento do objetivo do estudo. A análise estatística foi realizada com a utilização do software estatístico Smart PLS versão 3.3.9. Com base nos testes de hipóteses, um modelo estrutural foi elaborado por meio do software citado, através da Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM). Resultados: o estudo mostrou evidências de que a facilidade de uso percebida, a percepção de satisfação, a percepção de segurança e privacidade e a influência social impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores bancários brasileiros. A facilidade de uso percebida e a percepção de segurança e privacidade impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração X. A influência social impacta positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Y. A facilidade de uso percebida e a percepção de satisfação impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Z. Limitações: o questionário contou com respondentes de todas as regiões do país, apesar disso, ocorreu uma concentração de respondentes residentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o que pode denotar um viés, em função das diferenças culturais e econômicas entre as regiões do país. Uma amostra com maior equilíbrio entre respondentes poderia fornecer resultados mais abrangentes. Há também uma limitação quanto ao fato de se tratar de amostra não-probabilística, pois há uma impossibilidade de generalização de dados, em função da forma como os dados foram coletados. Aplicabilidade do trabalho: os resultados deste estudo trazem contribuições para a teoria, nos campos do economia comportamental e marketing de relacionamento. Este estudo pode contribuir para a visão estratégica e posicionamento dos bancos tradicionais, frente à recente ameaça e crescimento de fintechs e bancos digitais no mercado bancário brasileiro. Contribuições para a sociedade: os clientes podem ser beneficiados, pois os estudos sobre os fatores que influenciam na aceitação de tecnologias bancárias podem trazer insumos aos bancos, para que os mesmos possam fornecer melhores produtos e serviços. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-27T15:19:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-27T15:19:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-26 2022-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/33023 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/33023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a3d07a2f-bec1-4283-9a02-4b9dbb4603d7/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/757c4751-586c-423f-85d6-3c04663256a4/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/982fa0e7-e3a3-456d-9e55-c50d7b44fad7/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/40cc27b6-f2fc-4b70-8d9e-5048f9cb966e/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af9b72adb3767e56583c5c138e3dad61 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 cb8cac0026f89ee472c60ccacca7304c 37a1128272a4489d249df1ea8b8c371e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023908140646400 |