Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Fábio Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/27611
Resumo: Apesar de 65% a 80% da massa trabalhadora do mundo estarem empregados em pequenas e médias empresas (PME), pouco se estuda como essas empresas gerenciam seus recursos humanos (RH). Os poucos estudos que existem sobre o assunto indicam uma baixa sofisticação neste gerenciamento, o que leva a altas taxas de turnover. Isto contrasta com a conhecida importância estratégica que têm os recursos humanos para as PMEs. No Brasil, em algumas regiões do país, o turnover nessas empresas chega a 80%. Uma empresa, situada no Nordeste brasileiro, passa por esse problema. Essa rede do varejo, com sete lojas, pretende implementar a Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de seus colaboradores. A EVP é uma cesta de oferta que a empresa faz ao seu empregado, deixando claros os seus pontos fortes, de modo a atrair o funcionário por meio desses pontos, tornando-o mais engajado e comprometido com a empresa. No decorrer deste trabalho, foi feito um estudo de caso para elencar os elementos da EVP dessa empresa. Entre os seus pontos fortes, destacaram-se o ambiente de trabalho, a relação com os superiores e a ética da empresa. Em seguida, foi proposto um roteiro de como implementar a EVP numa empresa. Finalmente, chegou-se a uma conclusão que ressaltou as diversas lacunas da literatura abordadas por este trabalho: turnover em PME, retenção em PME, roteiro para implementação de EVP e implementação de EVP numa PME.
id FGV_20b135f53a9c61d77ea7e3853dd81852
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/27611
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Fagundes, Fábio OliveiraEscolas::EAESPSant'anna, Anderson de SouzaGalery, Augusto DutraAlmeida, Alexandre Otomo deBraga, Beatriz Maria2019-06-19T20:01:25Z2019-06-19T20:01:25Z2019-05-27https://hdl.handle.net/10438/27611Apesar de 65% a 80% da massa trabalhadora do mundo estarem empregados em pequenas e médias empresas (PME), pouco se estuda como essas empresas gerenciam seus recursos humanos (RH). Os poucos estudos que existem sobre o assunto indicam uma baixa sofisticação neste gerenciamento, o que leva a altas taxas de turnover. Isto contrasta com a conhecida importância estratégica que têm os recursos humanos para as PMEs. No Brasil, em algumas regiões do país, o turnover nessas empresas chega a 80%. Uma empresa, situada no Nordeste brasileiro, passa por esse problema. Essa rede do varejo, com sete lojas, pretende implementar a Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de seus colaboradores. A EVP é uma cesta de oferta que a empresa faz ao seu empregado, deixando claros os seus pontos fortes, de modo a atrair o funcionário por meio desses pontos, tornando-o mais engajado e comprometido com a empresa. No decorrer deste trabalho, foi feito um estudo de caso para elencar os elementos da EVP dessa empresa. Entre os seus pontos fortes, destacaram-se o ambiente de trabalho, a relação com os superiores e a ética da empresa. Em seguida, foi proposto um roteiro de como implementar a EVP numa empresa. Finalmente, chegou-se a uma conclusão que ressaltou as diversas lacunas da literatura abordadas por este trabalho: turnover em PME, retenção em PME, roteiro para implementação de EVP e implementação de EVP numa PME.Even if 65-80% of the world's working population is employed in small and medium enterprises (SMEs), little is known about how these companies manage their human resources (HRM). There are few studies in this area and those claims for a low sophistication in this management that causes high turnover rates. This fact contrasts with the strategic importance of human resources for SMEs. In Brazil, in some regions of the country, turnover in those companies reaches 80%. One company, located in the brazilian northeast, faces this problem. This retail network, with 7 stores, intends to implement the Employee Value Proposition (EVP) as a retention strategy for its employees. EVP is a set of offers that the company makes to its employee, emphasizing its strengths and makes an attraction of the employee to these points, leaving him more engaged and committed to the company. A case study was done to elaborate the EVP elements of this company. Among the points highlighted were the work environment, relationship with superiors and company ethics. A tutorial has been proposed on how to implement EVP in a company. It concludes by highlighting the several literature gaps addressed by this work: turnover in SMEs, retention in SMEs, tutorial for EVP implementation and implementation of EVP in an SME.porTurnoverRetentionRetailSalesmanStudy caseSMEEVPPMEEVPRetençãoVarejoVendedoresEstudo de casoAdministração de empresasPequenas e médias empresasPessoal - RecrutamentoPessoal - PermanênciaComércio varejista - Brasil - Estudo de casosVendedoresElaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALFabio_Oliveira_Fagundes_EVP_SME_Retail_Case_Study_final_version.pdfFabio_Oliveira_Fagundes_EVP_SME_Retail_Case_Study_final_version.pdfPDFapplication/pdf1326668https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9cb251ac-4ee0-481d-ba52-1b22fde8d750/download0f53789c439d04d6e460684dcf43703dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6b7eaf9c-8820-4f57-95d3-f06a3636b477/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTFabio_Oliveira_Fagundes_EVP_SME_Retail_Case_Study_final_version.pdf.txtFabio_Oliveira_Fagundes_EVP_SME_Retail_Case_Study_final_version.pdf.txtExtracted texttext/plain102394https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4b4aa75d-9915-4c74-aef3-f1ba7b809d0e/downloade7d34de1fbbe2f229efa6fd7d30f8b20MD55THUMBNAILFabio_Oliveira_Fagundes_EVP_SME_Retail_Case_Study_final_version.pdf.jpgFabio_Oliveira_Fagundes_EVP_SME_Retail_Case_Study_final_version.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2810https://repositorio.fgv.br/bitstreams/88af6d56-960d-41c6-829a-68f6378f041f/downloadf0a7490fc821ec8b1cb60534e8d1a3c9MD5610438/276112023-11-25 01:57:04.346open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27611https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T01:57:04Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso
title Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso
spellingShingle Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso
Fagundes, Fábio Oliveira
Turnover
Retention
Retail
Salesman
Study case
SME
EVP
PME
EVP
Retenção
Varejo
Vendedores
Estudo de caso
Administração de empresas
Pequenas e médias empresas
Pessoal - Recrutamento
Pessoal - Permanência
Comércio varejista - Brasil - Estudo de casos
Vendedores
title_short Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso
title_full Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso
title_fullStr Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso
title_full_unstemmed Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso
title_sort Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de colaboradores no varejo de pequeno e médio porte: um estudo de caso
author Fagundes, Fábio Oliveira
author_facet Fagundes, Fábio Oliveira
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Sant'anna, Anderson de Souza
Galery, Augusto Dutra
Almeida, Alexandre Otomo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Fábio Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Beatriz Maria
contributor_str_mv Braga, Beatriz Maria
dc.subject.eng.fl_str_mv Turnover
Retention
Retail
Salesman
Study case
SME
EVP
topic Turnover
Retention
Retail
Salesman
Study case
SME
EVP
PME
EVP
Retenção
Varejo
Vendedores
Estudo de caso
Administração de empresas
Pequenas e médias empresas
Pessoal - Recrutamento
Pessoal - Permanência
Comércio varejista - Brasil - Estudo de casos
Vendedores
dc.subject.por.fl_str_mv PME
EVP
Retenção
Varejo
Vendedores
Estudo de caso
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
Pessoal - Recrutamento
Pessoal - Permanência
Comércio varejista - Brasil - Estudo de casos
Vendedores
description Apesar de 65% a 80% da massa trabalhadora do mundo estarem empregados em pequenas e médias empresas (PME), pouco se estuda como essas empresas gerenciam seus recursos humanos (RH). Os poucos estudos que existem sobre o assunto indicam uma baixa sofisticação neste gerenciamento, o que leva a altas taxas de turnover. Isto contrasta com a conhecida importância estratégica que têm os recursos humanos para as PMEs. No Brasil, em algumas regiões do país, o turnover nessas empresas chega a 80%. Uma empresa, situada no Nordeste brasileiro, passa por esse problema. Essa rede do varejo, com sete lojas, pretende implementar a Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de seus colaboradores. A EVP é uma cesta de oferta que a empresa faz ao seu empregado, deixando claros os seus pontos fortes, de modo a atrair o funcionário por meio desses pontos, tornando-o mais engajado e comprometido com a empresa. No decorrer deste trabalho, foi feito um estudo de caso para elencar os elementos da EVP dessa empresa. Entre os seus pontos fortes, destacaram-se o ambiente de trabalho, a relação com os superiores e a ética da empresa. Em seguida, foi proposto um roteiro de como implementar a EVP numa empresa. Finalmente, chegou-se a uma conclusão que ressaltou as diversas lacunas da literatura abordadas por este trabalho: turnover em PME, retenção em PME, roteiro para implementação de EVP e implementação de EVP numa PME.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-19T20:01:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-19T20:01:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/27611
url https://hdl.handle.net/10438/27611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/9cb251ac-4ee0-481d-ba52-1b22fde8d750/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6b7eaf9c-8820-4f57-95d3-f06a3636b477/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4b4aa75d-9915-4c74-aef3-f1ba7b809d0e/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/88af6d56-960d-41c6-829a-68f6378f041f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f53789c439d04d6e460684dcf43703d
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
e7d34de1fbbe2f229efa6fd7d30f8b20
f0a7490fc821ec8b1cb60534e8d1a3c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024024338595840