O vendedor de varejo de alto desempenho de São Luís (MA): um estudo sobre o perfil do vendedor de varejo de alto desempenho de São Luís (MA) por meio do Inventário de Personalidade Neo PI-R
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/28926 |
Resumo: | O presente artigo trata-se de um estudo sobre o perfil do vendedor de varejo de alto desempenho de São Luís (MA) por meio do Inventário de Personalidade Neo PI-R. O objetivo era investigar o perfil psicológico dos vendedores de varejo de alto desempenho em vendas em São Luís (MA), além de analisar se o perfil psicológico dos vendedores de varejo de alto desempenho em vendas difere dos vendedores que não apresentam um bom desempenho em vendas. Como suporte teórico, foram pesquisados os temas: vendedor de varejo; o desempenho do vendedor de varejo; o modelo dos cinco grandes fatores, o inventário de personalidade NEO PI-R; desempenho e os cinco grandes fatores. A pesquisa contou com a participação de 98 vendedores de varejo de diversos segmentos da cidade de São Luís (MA). Para a realização da pesquisa, foi utilizado teste o NEO PI-R, que é uma medida dos cinco principais domínios de personalidade, bem como das seis facetas que definem cada domínio. De posse dos resultados encontrados na pesquisa, observa-se que não há evidências de traços de personalidade mais acentuados nos vendedores de alto desempenho, pois os escores entre os vendedores de médio e baixo desempenho são praticamente os mesmos ou minimamente superiores e inferiores. Ou seja, não podemos justificar que esse alto desempenho do vendedor está relacionado somente ao perfil psicológico, mas outras variáveis até então desconhecidas ou provadas em pesquisas científicas. Para pesquisas futuras, fica a sugestão de investigar quais outras questões podem ser determinantes para que o vendedor adquira alto desempenho em batimento de cotas/metas. Também como sugestão de pesquisa futura, seria interessante pesquisar vendedores de uma única empresa ou mesmo de um único seguimento, tendo em vista que esta pesquisa contou com empresas diversas. Outra sugestão seria fazer a pesquisa e ter possíveis diferenças entre homens e mulheres. |
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Andrade, Rafael Sampaio MeloEscolas::EAESPBarth, Nelson LernerAlvarez, FranciscoMorgado, Maurício Gerbaudo2020-03-23T14:58:01Z2020-03-23T14:58:01Z2019-09-22https://hdl.handle.net/10438/28926O presente artigo trata-se de um estudo sobre o perfil do vendedor de varejo de alto desempenho de São Luís (MA) por meio do Inventário de Personalidade Neo PI-R. O objetivo era investigar o perfil psicológico dos vendedores de varejo de alto desempenho em vendas em São Luís (MA), além de analisar se o perfil psicológico dos vendedores de varejo de alto desempenho em vendas difere dos vendedores que não apresentam um bom desempenho em vendas. Como suporte teórico, foram pesquisados os temas: vendedor de varejo; o desempenho do vendedor de varejo; o modelo dos cinco grandes fatores, o inventário de personalidade NEO PI-R; desempenho e os cinco grandes fatores. A pesquisa contou com a participação de 98 vendedores de varejo de diversos segmentos da cidade de São Luís (MA). Para a realização da pesquisa, foi utilizado teste o NEO PI-R, que é uma medida dos cinco principais domínios de personalidade, bem como das seis facetas que definem cada domínio. De posse dos resultados encontrados na pesquisa, observa-se que não há evidências de traços de personalidade mais acentuados nos vendedores de alto desempenho, pois os escores entre os vendedores de médio e baixo desempenho são praticamente os mesmos ou minimamente superiores e inferiores. Ou seja, não podemos justificar que esse alto desempenho do vendedor está relacionado somente ao perfil psicológico, mas outras variáveis até então desconhecidas ou provadas em pesquisas científicas. Para pesquisas futuras, fica a sugestão de investigar quais outras questões podem ser determinantes para que o vendedor adquira alto desempenho em batimento de cotas/metas. Também como sugestão de pesquisa futura, seria interessante pesquisar vendedores de uma única empresa ou mesmo de um único seguimento, tendo em vista que esta pesquisa contou com empresas diversas. Outra sugestão seria fazer a pesquisa e ter possíveis diferenças entre homens e mulheres.This paper is a study of the profile of the high performance retail seller of São Luís (MA) through the Neo PI-R Personality Inventory. The objective was to investigate the psychological profile of high-performing retail salespeople in São Luís (MA), and to analyze whether the psychological profile of high-performing retail salespeople differs from non-performing salespeople. As theoretical support, the following topics were researched: retail salesman; retail seller performance; the five major factors model, the NEO PI-R personality inventory; performance and the five big factors. The survey was attended by 98 retail sellers from various segments of the city of São Luís (MA). To perform the research, the NEO PI-R test was used, which is a measure of the five main personality domains, as well as the six facets that define each domain. Given the results found in the survey, it is observed that there is no evidence of more pronounced personality traits in high-performing sellers, because the scores between medium and low performers are virtually the same or minimally higher and lower. That is, we can not justify that this high performance of the seller is related only to the psychological profile, but other variables hitherto unknown or proven in scientific research. For future research, it is suggested to investigate what other issues may be determining for the seller to achieve high performance in setting quotas / goals. Also as a suggestion for future research, it would be interesting to research sellers from a single company or even a single follow-up, given that this research had several companies. Another suggestion would be to do the research and have possible differences between men and women.porRetailVendor performanceVarejoDesempenho de vendedoresNEO PI-RAdministração de empresasComércio varejista - São Luís (MA)VendedoresVendasO vendedor de varejo de alto desempenho de São Luís (MA): um estudo sobre o perfil do vendedor de varejo de alto desempenho de São Luís (MA) por meio do Inventário de Personalidade Neo PI-Rinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTO VENDEDOR DE VAREJO DE ALTO DESEMPENHO DE SÃO LUÍS (MA) - RAFAEL SAMPAIO.pdf.txtO VENDEDOR DE VAREJO DE ALTO DESEMPENHO DE SÃO LUÍS (MA) - RAFAEL SAMPAIO.pdf.txtExtracted texttext/plain89764https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2970a466-b7e1-437a-851d-6a2f98b3c78c/downloadd94829afe5ec27bbf75ecaf98a9c0d90MD55THUMBNAILO VENDEDOR DE VAREJO DE 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O presente artigo trata-se de um estudo sobre o perfil do vendedor de varejo de alto desempenho de São Luís (MA) por meio do Inventário de Personalidade Neo PI-R. O objetivo era investigar o perfil psicológico dos vendedores de varejo de alto desempenho em vendas em São Luís (MA), além de analisar se o perfil psicológico dos vendedores de varejo de alto desempenho em vendas difere dos vendedores que não apresentam um bom desempenho em vendas. Como suporte teórico, foram pesquisados os temas: vendedor de varejo; o desempenho do vendedor de varejo; o modelo dos cinco grandes fatores, o inventário de personalidade NEO PI-R; desempenho e os cinco grandes fatores. A pesquisa contou com a participação de 98 vendedores de varejo de diversos segmentos da cidade de São Luís (MA). Para a realização da pesquisa, foi utilizado teste o NEO PI-R, que é uma medida dos cinco principais domínios de personalidade, bem como das seis facetas que definem cada domínio. De posse dos resultados encontrados na pesquisa, observa-se que não há evidências de traços de personalidade mais acentuados nos vendedores de alto desempenho, pois os escores entre os vendedores de médio e baixo desempenho são praticamente os mesmos ou minimamente superiores e inferiores. Ou seja, não podemos justificar que esse alto desempenho do vendedor está relacionado somente ao perfil psicológico, mas outras variáveis até então desconhecidas ou provadas em pesquisas científicas. Para pesquisas futuras, fica a sugestão de investigar quais outras questões podem ser determinantes para que o vendedor adquira alto desempenho em batimento de cotas/metas. Também como sugestão de pesquisa futura, seria interessante pesquisar vendedores de uma única empresa ou mesmo de um único seguimento, tendo em vista que esta pesquisa contou com empresas diversas. Outra sugestão seria fazer a pesquisa e ter possíveis diferenças entre homens e mulheres. |
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