A gestão centralizada dos benefícios previdenciários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/35622 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar se a gestão centralizada de benefícios previdenciários resulta em ganhos de eficiência, promovendo fluxos e processos mais ágeis. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com análise estatística utilizando o teste não paramétrico de Wilcoxon sobre os dados coletados no que se refere aos tempos de análise dos requerimentos de pensão civil por morte antes da centralização no Ministério dos Transportes (MT) e após a centralização na Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex). Os resultados apontam que a gestão centralizada de benefícios previdenciários contribui para a redução do tempo de análise. Foi possível perceber que o grau de parentesco do(a) requerente e o status da conclusão (deferimento ou indeferimento) exercem influência sobre a duração do processo de análise dos requerimentos. Verificou-se, ainda, que fatores como gestão de riscos, mudanças legislativas e ausência de força de trabalho qualificada podem impactar os resultados. A autora atua diretamente na Diretoria investigada, o que pode acarretar a presença de viés. Apesar dos esforços para manter a objetividade e a imparcialidade, é importante considerar que a experiência e o envolvimento profissional da autora no campo de estudo podem afetar a análise e os resultados da pesquisa.O estudo resgata e aplica os modelos e evolução da Administração Pública brasileira, Teorias da Administração, Princípio da Eficiência e Teoria da Agência. Além disso, os resultados da pesquisa podem ser relevantes em análises para aprimorar a formulação e revisão de políticas públicas a respeito da gestão administrativa de benefícios previdenciários. Os resultados também podem servir como insumos para avaliar medidas administrativas que visem a melhoria de fluxos, processos internos e qualidade dos serviços prestados aos usuários. A originalidade deste trabalho reside na sua abordagem da recente centralização da concessão e manutenção dos benefícios previdenciários da Administração Pública Federal Direta da União em um único órgão e qual o impacto da medida no tempo de análise dos requerimentos de pensão civil por morte. |
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Baptista, Vanessa DinizEscolas::EBAPEVeiga, Carla Carvalho daMendes, Alcindo Cipriano ArgoloCoelho, Paulo Sérgio de Souza2024-07-26T16:46:07Z2024-07-26T16:46:07Z2024-06-12https://hdl.handle.net/10438/35622O objetivo deste estudo é investigar se a gestão centralizada de benefícios previdenciários resulta em ganhos de eficiência, promovendo fluxos e processos mais ágeis. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com análise estatística utilizando o teste não paramétrico de Wilcoxon sobre os dados coletados no que se refere aos tempos de análise dos requerimentos de pensão civil por morte antes da centralização no Ministério dos Transportes (MT) e após a centralização na Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex). Os resultados apontam que a gestão centralizada de benefícios previdenciários contribui para a redução do tempo de análise. Foi possível perceber que o grau de parentesco do(a) requerente e o status da conclusão (deferimento ou indeferimento) exercem influência sobre a duração do processo de análise dos requerimentos. Verificou-se, ainda, que fatores como gestão de riscos, mudanças legislativas e ausência de força de trabalho qualificada podem impactar os resultados. A autora atua diretamente na Diretoria investigada, o que pode acarretar a presença de viés. Apesar dos esforços para manter a objetividade e a imparcialidade, é importante considerar que a experiência e o envolvimento profissional da autora no campo de estudo podem afetar a análise e os resultados da pesquisa.O estudo resgata e aplica os modelos e evolução da Administração Pública brasileira, Teorias da Administração, Princípio da Eficiência e Teoria da Agência. Além disso, os resultados da pesquisa podem ser relevantes em análises para aprimorar a formulação e revisão de políticas públicas a respeito da gestão administrativa de benefícios previdenciários. Os resultados também podem servir como insumos para avaliar medidas administrativas que visem a melhoria de fluxos, processos internos e qualidade dos serviços prestados aos usuários. A originalidade deste trabalho reside na sua abordagem da recente centralização da concessão e manutenção dos benefícios previdenciários da Administração Pública Federal Direta da União em um único órgão e qual o impacto da medida no tempo de análise dos requerimentos de pensão civil por morte.This study has the purpose of examining if the centralized management of social security benefits results in efficiency gains, promoting workflows and processes more agile. Was performed quantitative research with statistical analysis employing the Wilcoxon non-parametric test on the data collected regarding the analysis times for civil death pension before centralization on Ministry of Transportation (MT) and afterwards centralization in Department for Centralization of Services for Retirees, Pensioners, and Extinct Agencies (Decipex). The outcomes indicate that the centralised management of social security benefits contributes to decreased analysis time. It was possible to notice that the degree of kinship of the applicant and the completion status (accepted or rejected) influence the length of the requirement analysis process. Have been found, yet, that factors such as risk management, legislative changes and the absence of a qualified workforce can impact the outcomes. The author works directly in the investigated department, which may result in the presence of bias. Despite efforts to maintain objectivity and impartiality, it is important to consider that the author's experience and professional involvement in the field of study may affect the analysis and research results. The study retrieves and applies the patterns and progress of Brazilian Public Administration, Management Theories, Principle of Efficiency and Agency Theory. Moreover, the research outcomes can be meaningful in analysis to improve the formulation and review of the public policies regarding the administrative management of social security benefits. The outcomes can serve as well as inputs to measure the administrative action that aims at improving the flow, internal process and quality of service provided to users. The uniqueness of this paper lies in its approach to the newfound centralization of the granting and conservation of social security benefits from the Federal Direct Public Administration of the Union in a sole bureau and the impact of the action on analysis times for civil death pension.porAdministração públicaCentralização administrativaEficiênciaPrevidência socialPensão por mortePublic managementCentralised managementEfficiencySocial securityCivil death pensionAdministração públicaAdministração públicaDescentralização na administraçãoEficiência (Serviço público)Previdência socialFundos de pensãoA gestão centralizada dos benefícios previdenciáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALdissertacao Vanessa Diniz Baptista.pdfdissertacao Vanessa Diniz 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O objetivo deste estudo é investigar se a gestão centralizada de benefícios previdenciários resulta em ganhos de eficiência, promovendo fluxos e processos mais ágeis. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com análise estatística utilizando o teste não paramétrico de Wilcoxon sobre os dados coletados no que se refere aos tempos de análise dos requerimentos de pensão civil por morte antes da centralização no Ministério dos Transportes (MT) e após a centralização na Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex). Os resultados apontam que a gestão centralizada de benefícios previdenciários contribui para a redução do tempo de análise. Foi possível perceber que o grau de parentesco do(a) requerente e o status da conclusão (deferimento ou indeferimento) exercem influência sobre a duração do processo de análise dos requerimentos. Verificou-se, ainda, que fatores como gestão de riscos, mudanças legislativas e ausência de força de trabalho qualificada podem impactar os resultados. A autora atua diretamente na Diretoria investigada, o que pode acarretar a presença de viés. Apesar dos esforços para manter a objetividade e a imparcialidade, é importante considerar que a experiência e o envolvimento profissional da autora no campo de estudo podem afetar a análise e os resultados da pesquisa.O estudo resgata e aplica os modelos e evolução da Administração Pública brasileira, Teorias da Administração, Princípio da Eficiência e Teoria da Agência. Além disso, os resultados da pesquisa podem ser relevantes em análises para aprimorar a formulação e revisão de políticas públicas a respeito da gestão administrativa de benefícios previdenciários. Os resultados também podem servir como insumos para avaliar medidas administrativas que visem a melhoria de fluxos, processos internos e qualidade dos serviços prestados aos usuários. A originalidade deste trabalho reside na sua abordagem da recente centralização da concessão e manutenção dos benefícios previdenciários da Administração Pública Federal Direta da União em um único órgão e qual o impacto da medida no tempo de análise dos requerimentos de pensão civil por morte. |
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