Brand equity: o valor da marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/5626 |
Resumo: | O trabalho desenvolvido objetiva identificar e descrever comportamentos e reações de consumidores face às percepções de marcas. A partir de suas percepções sobre as marcas estudadas, são identificados os principais traços que compõem suas personalidades e, diante disso, são estudadas as reações mercadológicas derivadas da relações emocionais existentes entre marca e consumidor. A conjunção de teorias propostas, sobretudo pela psicologia e pelas terias de administração de marcas, somadas ao pensamento implícito à teoria da estratégia de diferenciação de Michael Porter, representam a síntese da proposta para os trabalhos' aqui desenvolvidos. Para ilustrar e validar a metodologia proposta será apresentado um estudo de caráter qualitativo, representando elementos das decisões de adoção de marcas dentro do setor têxtil, focando- as estratégias de aquisição de licenças internacionais, conhecidas e consolidadas, objetivando o fortalecimento do share no mercado brasileiro. Como veremos a seguir, o uso apropriado de marcas já 'maduras' cria oportunidades de se destacar frente a mercados altamente competitivos e onde há poucas oportunidades de diferenciação de produtos, sendo portanto ideal para a sua aplicação no setor apresentado, o têxtil, por ser caracterizado por sua dificuldade em apresentar diferenciações dos produtos frente a concorrência, onde as coleções lançadas são muito semelhantes entre si, e onde os critérios objetivo tais como o de modelagem, matéria I prima, qualidade de acabamento, etc, passam a serem preteridos ao consumidor final frente a critérios subjetivos tais como a roupa da moda, a marca do momento |
id |
FGV_c0c5828f3f35d07a57374e57ebd1047c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/5626 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Ferreira, Maria Célia da Costa AlvesEscolas::EAESPGrisi, Celso Cláudio de Hildebrand e2010-04-20T20:20:13Z2010-04-20T20:20:13Z1995-09-05FERREIRA, Maria Célia da Costa Alves. Brand equity: o valor da marca. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1995.http://hdl.handle.net/10438/5626O trabalho desenvolvido objetiva identificar e descrever comportamentos e reações de consumidores face às percepções de marcas. A partir de suas percepções sobre as marcas estudadas, são identificados os principais traços que compõem suas personalidades e, diante disso, são estudadas as reações mercadológicas derivadas da relações emocionais existentes entre marca e consumidor. A conjunção de teorias propostas, sobretudo pela psicologia e pelas terias de administração de marcas, somadas ao pensamento implícito à teoria da estratégia de diferenciação de Michael Porter, representam a síntese da proposta para os trabalhos' aqui desenvolvidos. Para ilustrar e validar a metodologia proposta será apresentado um estudo de caráter qualitativo, representando elementos das decisões de adoção de marcas dentro do setor têxtil, focando- as estratégias de aquisição de licenças internacionais, conhecidas e consolidadas, objetivando o fortalecimento do share no mercado brasileiro. Como veremos a seguir, o uso apropriado de marcas já 'maduras' cria oportunidades de se destacar frente a mercados altamente competitivos e onde há poucas oportunidades de diferenciação de produtos, sendo portanto ideal para a sua aplicação no setor apresentado, o têxtil, por ser caracterizado por sua dificuldade em apresentar diferenciações dos produtos frente a concorrência, onde as coleções lançadas são muito semelhantes entre si, e onde os critérios objetivo tais como o de modelagem, matéria I prima, qualidade de acabamento, etc, passam a serem preteridos ao consumidor final frente a critérios subjetivos tais como a roupa da moda, a marca do momentoporAdministração mercadológicaAdministração de empresasNomes comerciaisMarca registradaComportamento do consumidorPakaloloBrand equity: o valor da marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1199601147.pdf1199601147.pdfapplication/pdf1751442https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b95a3331-2928-4b79-a653-e5c1fc7ddea2/downloadf2bc1b04d1da9f78fb66a12d9fc46f18MD51TEXT1199601147.pdf.txt1199601147.pdf.txtExtracted texttext/plain88061https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e693dabb-6643-4660-95eb-c08fe7c427f7/downloadcbf8e4b6d7f5ef62bf619c23e4f59a52MD56THUMBNAIL1199601147.pdf.jpg1199601147.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1805https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f8f82948-b7da-48da-a48f-423107f90a60/download36ffeddf1fe3532cd66f2afc1116a462MD5710438/56262023-11-09 15:14:26.654open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5626https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T15:14:26Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Brand equity: o valor da marca |
title |
Brand equity: o valor da marca |
spellingShingle |
Brand equity: o valor da marca Ferreira, Maria Célia da Costa Alves Administração mercadológica Administração de empresas Nomes comerciais Marca registrada Comportamento do consumidor Pakalolo |
title_short |
Brand equity: o valor da marca |
title_full |
Brand equity: o valor da marca |
title_fullStr |
Brand equity: o valor da marca |
title_full_unstemmed |
Brand equity: o valor da marca |
title_sort |
Brand equity: o valor da marca |
author |
Ferreira, Maria Célia da Costa Alves |
author_facet |
Ferreira, Maria Célia da Costa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Célia da Costa Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grisi, Celso Cláudio de Hildebrand e |
contributor_str_mv |
Grisi, Celso Cláudio de Hildebrand e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração mercadológica |
topic |
Administração mercadológica Administração de empresas Nomes comerciais Marca registrada Comportamento do consumidor Pakalolo |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Nomes comerciais Marca registrada Comportamento do consumidor Pakalolo |
description |
O trabalho desenvolvido objetiva identificar e descrever comportamentos e reações de consumidores face às percepções de marcas. A partir de suas percepções sobre as marcas estudadas, são identificados os principais traços que compõem suas personalidades e, diante disso, são estudadas as reações mercadológicas derivadas da relações emocionais existentes entre marca e consumidor. A conjunção de teorias propostas, sobretudo pela psicologia e pelas terias de administração de marcas, somadas ao pensamento implícito à teoria da estratégia de diferenciação de Michael Porter, representam a síntese da proposta para os trabalhos' aqui desenvolvidos. Para ilustrar e validar a metodologia proposta será apresentado um estudo de caráter qualitativo, representando elementos das decisões de adoção de marcas dentro do setor têxtil, focando- as estratégias de aquisição de licenças internacionais, conhecidas e consolidadas, objetivando o fortalecimento do share no mercado brasileiro. Como veremos a seguir, o uso apropriado de marcas já 'maduras' cria oportunidades de se destacar frente a mercados altamente competitivos e onde há poucas oportunidades de diferenciação de produtos, sendo portanto ideal para a sua aplicação no setor apresentado, o têxtil, por ser caracterizado por sua dificuldade em apresentar diferenciações dos produtos frente a concorrência, onde as coleções lançadas são muito semelhantes entre si, e onde os critérios objetivo tais como o de modelagem, matéria I prima, qualidade de acabamento, etc, passam a serem preteridos ao consumidor final frente a critérios subjetivos tais como a roupa da moda, a marca do momento |
publishDate |
1995 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1995-09-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Maria Célia da Costa Alves. Brand equity: o valor da marca. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1995. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/5626 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Maria Célia da Costa Alves. Brand equity: o valor da marca. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1995. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/5626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b95a3331-2928-4b79-a653-e5c1fc7ddea2/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e693dabb-6643-4660-95eb-c08fe7c427f7/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f8f82948-b7da-48da-a48f-423107f90a60/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2bc1b04d1da9f78fb66a12d9fc46f18 cbf8e4b6d7f5ef62bf619c23e4f59a52 36ffeddf1fe3532cd66f2afc1116a462 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797693387964416 |