Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/5565
Resumo: O objetivo desse trabalho é descrever o que leva um vendedor do varejo a recomendar uma marca. Quando um consumidor entra numa loja e busca a orientação de um vendedor, este último tem em suas mãos uma oportunidade única para influenciar a escolha deste cliente. Entender que fatores levam o vendedor a recomendar uma marca poderá ajudar os fabricantes a melhor adequarem suas ações de marketing para tentar conquistar a lealdade do vendedor e indiretamente influenciar a escolha do cliente no ponto de venda. O estudo teve como foco o mercado de TVs LCD, por ser um bem durável, que possui uma tecnologia relativamente nova no mercado brasileiro e um alto valor agregado, o que faz com que a maioria dos consumidores primeiro avalie bem suas opções para depois decidir que marca comprar, muitas vezes contando com a ajuda de um vendedor. Através de entrevistas em profundidade, a pesquisa buscou compreender como os fabricantes vêem o papel do vendedor do varejo e o que fazem hoje para conquistá-lo. Em seguida, os vendedores foram entrevistados, com o objetivo de se identificar o que os fazem recomendar uma marca em prevalência a uma outra.
id FGV_d52787c6a12bcf2fc7feef0f1363d558
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/5565
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Riechelmann, Renata de Castro HyppolitoEscolas::EAESPCobra, Marcos2010-04-20T20:20:03Z2010-04-20T20:20:03Z2007-11-29RIECHELMANN, Renata de Castro Hyppolito. Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.http://hdl.handle.net/10438/5565O objetivo desse trabalho é descrever o que leva um vendedor do varejo a recomendar uma marca. Quando um consumidor entra numa loja e busca a orientação de um vendedor, este último tem em suas mãos uma oportunidade única para influenciar a escolha deste cliente. Entender que fatores levam o vendedor a recomendar uma marca poderá ajudar os fabricantes a melhor adequarem suas ações de marketing para tentar conquistar a lealdade do vendedor e indiretamente influenciar a escolha do cliente no ponto de venda. O estudo teve como foco o mercado de TVs LCD, por ser um bem durável, que possui uma tecnologia relativamente nova no mercado brasileiro e um alto valor agregado, o que faz com que a maioria dos consumidores primeiro avalie bem suas opções para depois decidir que marca comprar, muitas vezes contando com a ajuda de um vendedor. Através de entrevistas em profundidade, a pesquisa buscou compreender como os fabricantes vêem o papel do vendedor do varejo e o que fazem hoje para conquistá-lo. Em seguida, os vendedores foram entrevistados, com o objetivo de se identificar o que os fazem recomendar uma marca em prevalência a uma outra.porIncentivos de vendaEletroeletrônicosMarketing de varejoMarcasVendedoresRecomendaçãoAdministração de empresasVendas - PromoçãoVendedores - CondutaComércio varejistaComportamento do consumidorTelevisão - Receptores e recepção - ComercializaçãoIndústria eletrônicaMarketingFatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL176705.pdfapplication/pdf674143https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a39594cb-dc17-4c2a-bb1d-01216fca5971/download97e28fcdce89c8bbc375f5df6d162b66MD51TEXT176705.pdf.txt176705.pdf.txtExtracted texttext/plain102353https://repositorio.fgv.br/bitstreams/be290d57-05fe-4b87-86f1-a9a782cb4255/download8b3bc5c45c6d1581a16a8620c91092a7MD56THUMBNAIL176705.pdf.jpg176705.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2511https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a8c1a153-c550-4f5c-ad18-efbfa0565bc8/download4ba2e2f1e5907fa76deb621fb4579515MD5710438/55652023-11-09 17:12:43.208open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5565https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T17:12:43Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
title Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
spellingShingle Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito
Incentivos de venda
Eletroeletrônicos
Marketing de varejo
Marcas
Vendedores
Recomendação
Administração de empresas
Vendas - Promoção
Vendedores - Conduta
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
Televisão - Receptores e recepção - Comercialização
Indústria eletrônica
Marketing
title_short Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
title_full Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
title_fullStr Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
title_full_unstemmed Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
title_sort Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
author Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito
author_facet Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cobra, Marcos
contributor_str_mv Cobra, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Incentivos de venda
Eletroeletrônicos
Marketing de varejo
Marcas
Vendedores
Recomendação
topic Incentivos de venda
Eletroeletrônicos
Marketing de varejo
Marcas
Vendedores
Recomendação
Administração de empresas
Vendas - Promoção
Vendedores - Conduta
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
Televisão - Receptores e recepção - Comercialização
Indústria eletrônica
Marketing
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Vendas - Promoção
Vendedores - Conduta
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
Televisão - Receptores e recepção - Comercialização
Indústria eletrônica
Marketing
description O objetivo desse trabalho é descrever o que leva um vendedor do varejo a recomendar uma marca. Quando um consumidor entra numa loja e busca a orientação de um vendedor, este último tem em suas mãos uma oportunidade única para influenciar a escolha deste cliente. Entender que fatores levam o vendedor a recomendar uma marca poderá ajudar os fabricantes a melhor adequarem suas ações de marketing para tentar conquistar a lealdade do vendedor e indiretamente influenciar a escolha do cliente no ponto de venda. O estudo teve como foco o mercado de TVs LCD, por ser um bem durável, que possui uma tecnologia relativamente nova no mercado brasileiro e um alto valor agregado, o que faz com que a maioria dos consumidores primeiro avalie bem suas opções para depois decidir que marca comprar, muitas vezes contando com a ajuda de um vendedor. Através de entrevistas em profundidade, a pesquisa buscou compreender como os fabricantes vêem o papel do vendedor do varejo e o que fazem hoje para conquistá-lo. Em seguida, os vendedores foram entrevistados, com o objetivo de se identificar o que os fazem recomendar uma marca em prevalência a uma outra.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:20:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:20:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIECHELMANN, Renata de Castro Hyppolito. Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/5565
identifier_str_mv RIECHELMANN, Renata de Castro Hyppolito. Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.
url http://hdl.handle.net/10438/5565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a39594cb-dc17-4c2a-bb1d-01216fca5971/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/be290d57-05fe-4b87-86f1-a9a782cb4255/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a8c1a153-c550-4f5c-ad18-efbfa0565bc8/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 97e28fcdce89c8bbc375f5df6d162b66
8b3bc5c45c6d1581a16a8620c91092a7
4ba2e2f1e5907fa76deb621fb4579515
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797668522033152