Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/5565 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é descrever o que leva um vendedor do varejo a recomendar uma marca. Quando um consumidor entra numa loja e busca a orientação de um vendedor, este último tem em suas mãos uma oportunidade única para influenciar a escolha deste cliente. Entender que fatores levam o vendedor a recomendar uma marca poderá ajudar os fabricantes a melhor adequarem suas ações de marketing para tentar conquistar a lealdade do vendedor e indiretamente influenciar a escolha do cliente no ponto de venda. O estudo teve como foco o mercado de TVs LCD, por ser um bem durável, que possui uma tecnologia relativamente nova no mercado brasileiro e um alto valor agregado, o que faz com que a maioria dos consumidores primeiro avalie bem suas opções para depois decidir que marca comprar, muitas vezes contando com a ajuda de um vendedor. Através de entrevistas em profundidade, a pesquisa buscou compreender como os fabricantes vêem o papel do vendedor do varejo e o que fazem hoje para conquistá-lo. Em seguida, os vendedores foram entrevistados, com o objetivo de se identificar o que os fazem recomendar uma marca em prevalência a uma outra. |
id |
FGV_d52787c6a12bcf2fc7feef0f1363d558 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/5565 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Riechelmann, Renata de Castro HyppolitoEscolas::EAESPCobra, Marcos2010-04-20T20:20:03Z2010-04-20T20:20:03Z2007-11-29RIECHELMANN, Renata de Castro Hyppolito. Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.http://hdl.handle.net/10438/5565O objetivo desse trabalho é descrever o que leva um vendedor do varejo a recomendar uma marca. Quando um consumidor entra numa loja e busca a orientação de um vendedor, este último tem em suas mãos uma oportunidade única para influenciar a escolha deste cliente. Entender que fatores levam o vendedor a recomendar uma marca poderá ajudar os fabricantes a melhor adequarem suas ações de marketing para tentar conquistar a lealdade do vendedor e indiretamente influenciar a escolha do cliente no ponto de venda. O estudo teve como foco o mercado de TVs LCD, por ser um bem durável, que possui uma tecnologia relativamente nova no mercado brasileiro e um alto valor agregado, o que faz com que a maioria dos consumidores primeiro avalie bem suas opções para depois decidir que marca comprar, muitas vezes contando com a ajuda de um vendedor. Através de entrevistas em profundidade, a pesquisa buscou compreender como os fabricantes vêem o papel do vendedor do varejo e o que fazem hoje para conquistá-lo. Em seguida, os vendedores foram entrevistados, com o objetivo de se identificar o que os fazem recomendar uma marca em prevalência a uma outra.porIncentivos de vendaEletroeletrônicosMarketing de varejoMarcasVendedoresRecomendaçãoAdministração de empresasVendas - PromoçãoVendedores - CondutaComércio varejistaComportamento do consumidorTelevisão - Receptores e recepção - ComercializaçãoIndústria eletrônicaMarketingFatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL176705.pdfapplication/pdf674143https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a39594cb-dc17-4c2a-bb1d-01216fca5971/download97e28fcdce89c8bbc375f5df6d162b66MD51TEXT176705.pdf.txt176705.pdf.txtExtracted texttext/plain102353https://repositorio.fgv.br/bitstreams/be290d57-05fe-4b87-86f1-a9a782cb4255/download8b3bc5c45c6d1581a16a8620c91092a7MD56THUMBNAIL176705.pdf.jpg176705.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2511https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a8c1a153-c550-4f5c-ad18-efbfa0565bc8/download4ba2e2f1e5907fa76deb621fb4579515MD5710438/55652023-11-09 17:12:43.208open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5565https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T17:12:43Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD |
title |
Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD |
spellingShingle |
Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito Incentivos de venda Eletroeletrônicos Marketing de varejo Marcas Vendedores Recomendação Administração de empresas Vendas - Promoção Vendedores - Conduta Comércio varejista Comportamento do consumidor Televisão - Receptores e recepção - Comercialização Indústria eletrônica Marketing |
title_short |
Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD |
title_full |
Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD |
title_fullStr |
Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD |
title_sort |
Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD |
author |
Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito |
author_facet |
Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riechelmann, Renata de Castro Hyppolito |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cobra, Marcos |
contributor_str_mv |
Cobra, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incentivos de venda Eletroeletrônicos Marketing de varejo Marcas Vendedores Recomendação |
topic |
Incentivos de venda Eletroeletrônicos Marketing de varejo Marcas Vendedores Recomendação Administração de empresas Vendas - Promoção Vendedores - Conduta Comércio varejista Comportamento do consumidor Televisão - Receptores e recepção - Comercialização Indústria eletrônica Marketing |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Vendas - Promoção Vendedores - Conduta Comércio varejista Comportamento do consumidor Televisão - Receptores e recepção - Comercialização Indústria eletrônica Marketing |
description |
O objetivo desse trabalho é descrever o que leva um vendedor do varejo a recomendar uma marca. Quando um consumidor entra numa loja e busca a orientação de um vendedor, este último tem em suas mãos uma oportunidade única para influenciar a escolha deste cliente. Entender que fatores levam o vendedor a recomendar uma marca poderá ajudar os fabricantes a melhor adequarem suas ações de marketing para tentar conquistar a lealdade do vendedor e indiretamente influenciar a escolha do cliente no ponto de venda. O estudo teve como foco o mercado de TVs LCD, por ser um bem durável, que possui uma tecnologia relativamente nova no mercado brasileiro e um alto valor agregado, o que faz com que a maioria dos consumidores primeiro avalie bem suas opções para depois decidir que marca comprar, muitas vezes contando com a ajuda de um vendedor. Através de entrevistas em profundidade, a pesquisa buscou compreender como os fabricantes vêem o papel do vendedor do varejo e o que fazem hoje para conquistá-lo. Em seguida, os vendedores foram entrevistados, com o objetivo de se identificar o que os fazem recomendar uma marca em prevalência a uma outra. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIECHELMANN, Renata de Castro Hyppolito. Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/5565 |
identifier_str_mv |
RIECHELMANN, Renata de Castro Hyppolito. Fatores que influenciam as recomendações dadas por vendedores: um estudo exploratório do mercado de televisores LCD. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/5565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a39594cb-dc17-4c2a-bb1d-01216fca5971/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/be290d57-05fe-4b87-86f1-a9a782cb4255/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a8c1a153-c550-4f5c-ad18-efbfa0565bc8/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97e28fcdce89c8bbc375f5df6d162b66 8b3bc5c45c6d1581a16a8620c91092a7 4ba2e2f1e5907fa76deb621fb4579515 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797668522033152 |