Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Dimária Silva e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguero Diaz Leon, Felix Hugo, Santos, Luciano Augusto Pereira dos, Francisco, Rachel Neves Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os elementos componentes das competências tecnológicas em serviços por meio do estudo do uso da tecnologia e seus impactos nas práticas organizacionais. A abordagem de pesquisa incluiu uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas com desenvolvedores, usuários e gestores de tecnologia. A principal contribuição da pesquisa foi a identificação das tecnologias utilizadas a partir de uma perspectiva que reúne tanto a perspectiva do usuário quanto do desenvolvedor, onde são analisados os desdobramentos em termos de práticas organizacionais e desempenho no segmento de Educação a Distância (EAD). A análise das entrevistas sugere que ainda há resistência na adoção da tecnologia e o desenvolvimento da competência tecnológica ainda encontra-se nos estágios iniciais. Nos casos em que a tecnologia é utilizada com intensidade, as mudanças nas práticas e no desempenho ocorrem indistintamente, com benefícios claros em termos de rapidez, eficiência e ganhos de escala.
id FIA-1_403b6343527439558f798df8cf863a5a
oai_identifier_str oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/302
network_acronym_str FIA-1
network_name_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository_id_str
spelling Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo ExploratórioTecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância.Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os elementos componentes das competências tecnológicas em serviços por meio do estudo do uso da tecnologia e seus impactos nas práticas organizacionais. A abordagem de pesquisa incluiu uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas com desenvolvedores, usuários e gestores de tecnologia. A principal contribuição da pesquisa foi a identificação das tecnologias utilizadas a partir de uma perspectiva que reúne tanto a perspectiva do usuário quanto do desenvolvedor, onde são analisados os desdobramentos em termos de práticas organizacionais e desempenho no segmento de Educação a Distância (EAD). A análise das entrevistas sugere que ainda há resistência na adoção da tecnologia e o desenvolvimento da competência tecnológica ainda encontra-se nos estágios iniciais. Nos casos em que a tecnologia é utilizada com intensidade, as mudanças nas práticas e no desempenho ocorrem indistintamente, com benefícios claros em termos de rapidez, eficiência e ganhos de escala.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/30210.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 9 No. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 140-166Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 9 n. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 140-1662175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302/400Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeirelles, Dimária Silva eAguero Diaz Leon, Felix HugoSantos, Luciano Augusto Pereira dosFrancisco, Rachel Neves Dias2018-07-10T20:32:33Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/302Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2018-07-10T20:32:33Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
title Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
spellingShingle Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
Meirelles, Dimária Silva e
Tecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância.
title_short Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
title_full Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
title_fullStr Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
title_full_unstemmed Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
title_sort Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
author Meirelles, Dimária Silva e
author_facet Meirelles, Dimária Silva e
Aguero Diaz Leon, Felix Hugo
Santos, Luciano Augusto Pereira dos
Francisco, Rachel Neves Dias
author_role author
author2 Aguero Diaz Leon, Felix Hugo
Santos, Luciano Augusto Pereira dos
Francisco, Rachel Neves Dias
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirelles, Dimária Silva e
Aguero Diaz Leon, Felix Hugo
Santos, Luciano Augusto Pereira dos
Francisco, Rachel Neves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância.
topic Tecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância.
description Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os elementos componentes das competências tecnológicas em serviços por meio do estudo do uso da tecnologia e seus impactos nas práticas organizacionais. A abordagem de pesquisa incluiu uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas com desenvolvedores, usuários e gestores de tecnologia. A principal contribuição da pesquisa foi a identificação das tecnologias utilizadas a partir de uma perspectiva que reúne tanto a perspectiva do usuário quanto do desenvolvedor, onde são analisados os desdobramentos em termos de práticas organizacionais e desempenho no segmento de Educação a Distância (EAD). A análise das entrevistas sugere que ainda há resistência na adoção da tecnologia e o desenvolvimento da competência tecnológica ainda encontra-se nos estágios iniciais. Nos casos em que a tecnologia é utilizada com intensidade, as mudanças nas práticas e no desempenho ocorrem indistintamente, com benefícios claros em termos de rapidez, eficiência e ganhos de escala.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302
url https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302
identifier_str_mv 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302/400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
publisher.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
dc.source.none.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 9 No. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 140-166
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 9 n. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 140-166
2175-5825
reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
instname:Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron:FIA
instname_str Fundação Instituto de Administração (FIA)
instacron_str FIA
institution FIA
reponame_str Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
collection Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
repository.name.fl_str_mv Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045836135890944