A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/138 |
Resumo: | É compartilhado por todos os educadores, não importa qual linha educacional, a importância da avaliação na prática educativa. A finalidade da avaliação pode ser diferente: (a) mensurar o progresso do aluno (sob o ponto de vista do próprio aluno ou do professor), (b) permitir ao professor verificar a eficiência e eficácia das estratégias de ensino e (c) viabilizar a avaliação interna ou externa de uma instituição de ensino. Qualquer uma dessas finalidades evidencia aspectos relevantes a serem considerados no processo ensino-aprendizagem, possibilitam também que se estabeleçam metas e ações para alcançá-las. O consenso, no entanto, não se faz presente com a mesma intensidade no que se refere a definir avaliação ou quando se aborda as maneiras de avaliar e com que níveis de exigência. Zabala (1998, p. 195) aponta a existência de definições diferentes, e muitas vezes ambíguas, sobre avaliação. Nota-se que há casos em que o aluno é o sujeito da avaliação, em outros é o grupo/classe ou até mesmo o professor ou a equipe docente; “[...] quanto ao objeto da avaliação, às vezes, é o processo de aprendizagem seguido pelo aluno ou os resultados obtidos, enquanto outras vezes se desloca para a própria intervenção do professor”. Com vistas nisso, nesse artigo, abordaremos cada uma das três finalidades apontadas para a avaliação e analisaremos de que maneira a Coordenação Pedagógica pode se valer da avaliação externa como um fator relevante na formação continuada dos professores. |
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A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuadaAvaliação; formação continuada; coordenação pedagógica; avaliação interna e externa.É compartilhado por todos os educadores, não importa qual linha educacional, a importância da avaliação na prática educativa. A finalidade da avaliação pode ser diferente: (a) mensurar o progresso do aluno (sob o ponto de vista do próprio aluno ou do professor), (b) permitir ao professor verificar a eficiência e eficácia das estratégias de ensino e (c) viabilizar a avaliação interna ou externa de uma instituição de ensino. Qualquer uma dessas finalidades evidencia aspectos relevantes a serem considerados no processo ensino-aprendizagem, possibilitam também que se estabeleçam metas e ações para alcançá-las. O consenso, no entanto, não se faz presente com a mesma intensidade no que se refere a definir avaliação ou quando se aborda as maneiras de avaliar e com que níveis de exigência. Zabala (1998, p. 195) aponta a existência de definições diferentes, e muitas vezes ambíguas, sobre avaliação. Nota-se que há casos em que o aluno é o sujeito da avaliação, em outros é o grupo/classe ou até mesmo o professor ou a equipe docente; “[...] quanto ao objeto da avaliação, às vezes, é o processo de aprendizagem seguido pelo aluno ou os resultados obtidos, enquanto outras vezes se desloca para a própria intervenção do professor”. Com vistas nisso, nesse artigo, abordaremos cada uma das três finalidades apontadas para a avaliação e analisaremos de que maneira a Coordenação Pedagógica pode se valer da avaliação externa como um fator relevante na formação continuada dos professores.Faculdades Integradas Campos Salles2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/13810.22287/ag.v1i10.138Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 10 (2012): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 36-502316-38521518-959710.22287/ag.v1i10reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/138/180Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCelestino, Marcos Roberto2013-05-13T23:57:51Zoai:www.fics.edu.br:article/138Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2013-05-13T23:57:51Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
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