Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lelis, José Wilson Franca
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes, Munhoz, Igor Polezi, Akkari, Alessandra Cristina Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o nível de estresse e o grau de satisfação relacionado ao trabalho e verificar se existe correlação entre esses dois parâmetros, considerando gestores da área comercial. A amostra foi formada por 114 gestores, que responderam ao questionário eletrônico, constituído por três partes: Perfil dos respondentes, Escala de Estresse no Trabalho e Escala de Satisfação no Trabalho. O escore médio de estresse obtido foi de 2,24, indicando nível médio de estresse ocupacional e destacando o tempo insuficiente para realizar o volume de trabalho como fator estressor. Em quatro das dimensões de satisfação no trabalho o escore médio foi classificado como estado de indiferença, havendo tendência à insatisfação no tocante à questão de remuneração. O teste de correlação de Spearman demonstrou que o estresse apresenta correlação negativa e significância estatística com as cinco dimensões de satisfação no trabalho, apontando que, quanto menor a satisfação no trabalho, maior o estresse. Este estudo impulsiona reflexões sobre práticas e políticas, especialmente direcionadas para a área comercial, que tenham como enfoque a satisfação do indivíduo em seu ambiente laboral, a fim de otimizar o bem-estar pessoal e, consequentemente, a performance e a própria imagem organizacional.
id FIPEN-1_a2b1168f9e78154469849a16fb9b9dff
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/371
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercialestresse ocupacionalsatisfação no trabalhogestor comercialfunção gerencialO objetivo deste estudo é analisar o nível de estresse e o grau de satisfação relacionado ao trabalho e verificar se existe correlação entre esses dois parâmetros, considerando gestores da área comercial. A amostra foi formada por 114 gestores, que responderam ao questionário eletrônico, constituído por três partes: Perfil dos respondentes, Escala de Estresse no Trabalho e Escala de Satisfação no Trabalho. O escore médio de estresse obtido foi de 2,24, indicando nível médio de estresse ocupacional e destacando o tempo insuficiente para realizar o volume de trabalho como fator estressor. Em quatro das dimensões de satisfação no trabalho o escore médio foi classificado como estado de indiferença, havendo tendência à insatisfação no tocante à questão de remuneração. O teste de correlação de Spearman demonstrou que o estresse apresenta correlação negativa e significância estatística com as cinco dimensões de satisfação no trabalho, apontando que, quanto menor a satisfação no trabalho, maior o estresse. Este estudo impulsiona reflexões sobre práticas e políticas, especialmente direcionadas para a área comercial, que tenham como enfoque a satisfação do indivíduo em seu ambiente laboral, a fim de otimizar o bem-estar pessoal e, consequentemente, a performance e a própria imagem organizacional.Fernando de Almeida Santos2018-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/37110.21710/rch.v20i0.371Revista Científica Hermes; v. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 110-1322175-055610.21710/rch.v20i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371/pdfCopyright (c) 2018 José Wilson Franca Lelis, Neusa Maria Bastos Fernandes Santos, Igor Polezi Munhoz, Alessandra Cristina Santos Akkarihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLelis, José Wilson FrancaSantos, Neusa Maria Bastos FernandesMunhoz, Igor PoleziAkkari, Alessandra Cristina Santos2023-01-25T03:40:35Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/371Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:35Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
title Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
spellingShingle Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
Lelis, José Wilson Franca
estresse ocupacional
satisfação no trabalho
gestor comercial
função gerencial
title_short Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
title_full Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
title_fullStr Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
title_full_unstemmed Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
title_sort Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
author Lelis, José Wilson Franca
author_facet Lelis, José Wilson Franca
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Munhoz, Igor Polezi
Akkari, Alessandra Cristina Santos
author_role author
author2 Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Munhoz, Igor Polezi
Akkari, Alessandra Cristina Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lelis, José Wilson Franca
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Munhoz, Igor Polezi
Akkari, Alessandra Cristina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv estresse ocupacional
satisfação no trabalho
gestor comercial
função gerencial
topic estresse ocupacional
satisfação no trabalho
gestor comercial
função gerencial
description O objetivo deste estudo é analisar o nível de estresse e o grau de satisfação relacionado ao trabalho e verificar se existe correlação entre esses dois parâmetros, considerando gestores da área comercial. A amostra foi formada por 114 gestores, que responderam ao questionário eletrônico, constituído por três partes: Perfil dos respondentes, Escala de Estresse no Trabalho e Escala de Satisfação no Trabalho. O escore médio de estresse obtido foi de 2,24, indicando nível médio de estresse ocupacional e destacando o tempo insuficiente para realizar o volume de trabalho como fator estressor. Em quatro das dimensões de satisfação no trabalho o escore médio foi classificado como estado de indiferença, havendo tendência à insatisfação no tocante à questão de remuneração. O teste de correlação de Spearman demonstrou que o estresse apresenta correlação negativa e significância estatística com as cinco dimensões de satisfação no trabalho, apontando que, quanto menor a satisfação no trabalho, maior o estresse. Este estudo impulsiona reflexões sobre práticas e políticas, especialmente direcionadas para a área comercial, que tenham como enfoque a satisfação do indivíduo em seu ambiente laboral, a fim de otimizar o bem-estar pessoal e, consequentemente, a performance e a própria imagem organizacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371
10.21710/rch.v20i0.371
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371
identifier_str_mv 10.21710/rch.v20i0.371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132
Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132
2175-0556
10.21710/rch.v20i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178551058432