Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar o nível de estresse e o grau de satisfação relacionado ao trabalho e verificar se existe correlação entre esses dois parâmetros, considerando gestores da área comercial. A amostra foi formada por 114 gestores, que responderam ao questionário eletrônico, constituído por três partes: Perfil dos respondentes, Escala de Estresse no Trabalho e Escala de Satisfação no Trabalho. O escore médio de estresse obtido foi de 2,24, indicando nível médio de estresse ocupacional e destacando o tempo insuficiente para realizar o volume de trabalho como fator estressor. Em quatro das dimensões de satisfação no trabalho o escore médio foi classificado como estado de indiferença, havendo tendência à insatisfação no tocante à questão de remuneração. O teste de correlação de Spearman demonstrou que o estresse apresenta correlação negativa e significância estatística com as cinco dimensões de satisfação no trabalho, apontando que, quanto menor a satisfação no trabalho, maior o estresse. Este estudo impulsiona reflexões sobre práticas e políticas, especialmente direcionadas para a área comercial, que tenham como enfoque a satisfação do indivíduo em seu ambiente laboral, a fim de otimizar o bem-estar pessoal e, consequentemente, a performance e a própria imagem organizacional. |
id |
FIPEN-1_a2b1168f9e78154469849a16fb9b9dff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/371 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercialestresse ocupacionalsatisfação no trabalhogestor comercialfunção gerencialO objetivo deste estudo é analisar o nível de estresse e o grau de satisfação relacionado ao trabalho e verificar se existe correlação entre esses dois parâmetros, considerando gestores da área comercial. A amostra foi formada por 114 gestores, que responderam ao questionário eletrônico, constituído por três partes: Perfil dos respondentes, Escala de Estresse no Trabalho e Escala de Satisfação no Trabalho. O escore médio de estresse obtido foi de 2,24, indicando nível médio de estresse ocupacional e destacando o tempo insuficiente para realizar o volume de trabalho como fator estressor. Em quatro das dimensões de satisfação no trabalho o escore médio foi classificado como estado de indiferença, havendo tendência à insatisfação no tocante à questão de remuneração. O teste de correlação de Spearman demonstrou que o estresse apresenta correlação negativa e significância estatística com as cinco dimensões de satisfação no trabalho, apontando que, quanto menor a satisfação no trabalho, maior o estresse. Este estudo impulsiona reflexões sobre práticas e políticas, especialmente direcionadas para a área comercial, que tenham como enfoque a satisfação do indivíduo em seu ambiente laboral, a fim de otimizar o bem-estar pessoal e, consequentemente, a performance e a própria imagem organizacional.Fernando de Almeida Santos2018-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/37110.21710/rch.v20i0.371Revista Científica Hermes; v. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 110-1322175-055610.21710/rch.v20i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371/pdfCopyright (c) 2018 José Wilson Franca Lelis, Neusa Maria Bastos Fernandes Santos, Igor Polezi Munhoz, Alessandra Cristina Santos Akkarihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLelis, José Wilson FrancaSantos, Neusa Maria Bastos FernandesMunhoz, Igor PoleziAkkari, Alessandra Cristina Santos2023-01-25T03:40:35Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/371Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:35Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial |
title |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial |
spellingShingle |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial Lelis, José Wilson Franca estresse ocupacional satisfação no trabalho gestor comercial função gerencial |
title_short |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial |
title_full |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial |
title_fullStr |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial |
title_full_unstemmed |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial |
title_sort |
Estresse e satisfação no trabalho: um estudo entre gestores da área comercial |
author |
Lelis, José Wilson Franca |
author_facet |
Lelis, José Wilson Franca Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes Munhoz, Igor Polezi Akkari, Alessandra Cristina Santos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes Munhoz, Igor Polezi Akkari, Alessandra Cristina Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lelis, José Wilson Franca Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes Munhoz, Igor Polezi Akkari, Alessandra Cristina Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estresse ocupacional satisfação no trabalho gestor comercial função gerencial |
topic |
estresse ocupacional satisfação no trabalho gestor comercial função gerencial |
description |
O objetivo deste estudo é analisar o nível de estresse e o grau de satisfação relacionado ao trabalho e verificar se existe correlação entre esses dois parâmetros, considerando gestores da área comercial. A amostra foi formada por 114 gestores, que responderam ao questionário eletrônico, constituído por três partes: Perfil dos respondentes, Escala de Estresse no Trabalho e Escala de Satisfação no Trabalho. O escore médio de estresse obtido foi de 2,24, indicando nível médio de estresse ocupacional e destacando o tempo insuficiente para realizar o volume de trabalho como fator estressor. Em quatro das dimensões de satisfação no trabalho o escore médio foi classificado como estado de indiferença, havendo tendência à insatisfação no tocante à questão de remuneração. O teste de correlação de Spearman demonstrou que o estresse apresenta correlação negativa e significância estatística com as cinco dimensões de satisfação no trabalho, apontando que, quanto menor a satisfação no trabalho, maior o estresse. Este estudo impulsiona reflexões sobre práticas e políticas, especialmente direcionadas para a área comercial, que tenham como enfoque a satisfação do indivíduo em seu ambiente laboral, a fim de otimizar o bem-estar pessoal e, consequentemente, a performance e a própria imagem organizacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371 10.21710/rch.v20i0.371 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v20i0.371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/371/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132 Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132 Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 110-132 2175-0556 10.21710/rch.v20i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178551058432 |