Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar qual a percepção dos alunos do curso de graduação em ciências contábeis, das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma survey descritiva, com abordagem quantitativa. Os respondentes foram os alunos iniciantes e concluintes, do curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, realizada no segundo semestre letivo de 2014. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos possuem percepção mediana em relação ao tema, embora sobre algumas ênfases tenham alta percepção, tais como: fontes alternativas de energia, uso de produtos químicos, consumo de água e alimentos, reciclar materiais reaproveitáveis, recursos básicos a longo prazo, preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; de acordo com as assertivas estudadas, sendo que os alunos concluintes possuem percepção maior do que os iniciantes. Recomenda-se para pesquisas futuras uma análise comparativa do grau de percepção ambiental entre os estudantes que cursaram a disciplina de contabilidade ambiental ou socioambiental e os que não cursaram a mesma, buscando evidenciar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica. |
id |
FMU-2_86fafa606bfd9e7fdedfcc2fdfc83c5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fmu.br:article/1218 |
network_acronym_str |
FMU-2 |
network_name_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do SulSUSTAINABLE DEVELOPMENT: PERCEPTION OF UNDERGRADUATE STUDENTS IN ACCOUNTING OF FEDERAL INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION OF THE RIO GRANDE DO SUL STATEEL DESARROLLO SOSTENIBLE: PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE CONTABILIDAD DE INSTITUCIONES FEDERALES DE ENSEÑANZA SUPERIOR DEL RIO GRANDE DO SULSustainable DevelopmentEnvironmental accountingAccounting.Desarrollo SostenibleContabilidad AmbientalContabilidad.Desenvolvimento SustentávelContabilidade AmbientalCiências Contábeis.Este estudo teve como objetivo identificar qual a percepção dos alunos do curso de graduação em ciências contábeis, das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma survey descritiva, com abordagem quantitativa. Os respondentes foram os alunos iniciantes e concluintes, do curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, realizada no segundo semestre letivo de 2014. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos possuem percepção mediana em relação ao tema, embora sobre algumas ênfases tenham alta percepção, tais como: fontes alternativas de energia, uso de produtos químicos, consumo de água e alimentos, reciclar materiais reaproveitáveis, recursos básicos a longo prazo, preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; de acordo com as assertivas estudadas, sendo que os alunos concluintes possuem percepção maior do que os iniciantes. Recomenda-se para pesquisas futuras uma análise comparativa do grau de percepção ambiental entre os estudantes que cursaram a disciplina de contabilidade ambiental ou socioambiental e os que não cursaram a mesma, buscando evidenciar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica.This study aimed to identify the perception of undergraduate students in accounting, of Federal Institutions of Higher Education of the State of Rio Grande do Sul, on sustainable development. It is a descriptive survey with a quantitative approach. Respondents were beginners and graduates students, of the course in Accounting, in classroom mode, of the Universidade Federal do Rio Grande - FURG, the Universidade Federal de Santa Maria - UFSM and the Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, held in second semester 2014. The results showed, in general trhat students have mean perception of the issue, though on some emphases have high perception, such as alternative energy sources, use of chemicals, water consumption and food, recycle reusable materials, long-term basic resources, preservation of biodiversity and ecosystems; according to studied assertive, and the graduating students have greater insight than beginners. Its recommends for future research a comparative analysis of the degree of environmental perception between students who attended the discipline of environmental accounting and environmental or not the attended one same, seeking to highlight the importance this discipline to higher education.Este estudio tuvo como objetivo identificar la percepción de los estudiantes universitarios de contabilidad de instituciones federales de enseñanza superior del Rio Grande do Sul sobre desarrollo sostenible. Se trata de un estudio descriptivo, con un enfoque cuantitativo. Los encuestados eran estudiantes principiantes y graduados del curso de contabilidad en la modalidad presencial, de la Universidade Federal do Rio Grande - FURG, de la Universidade Federal de Santa Maria - UFSM y de la Universidad Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, celebrada en segundo semestre de 2014. Los resultados mostraron, en general, que los estudiantes tienen la percepción media del sujeto, aunque en algunas énfasis tengan una alta percepción, tales como fuentes alternativas de energía, el uso de productos químicos, el consumo de agua y alimentos, reciclar los materiales reutilizables, recursos básicos a largo plazo, conservación de la biodiversidad y de los ecosistemas; Según el estudio los estudiantes que se gradúan tienen una visión superior a los principiantes. Se recomienda para la investigación futura una análisi comparativa del nivel de percepción ambiental entre los estudiantes que asistieron a la disciplina de la contabilidad ambiental o social y ambiental, y aquellos que no asistieron a la misma, tratando de poner de relieve la importancia de esta disciplina para la formación académica.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2017-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionsurveyapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 7 n. 1 (2017): (Jan./Abr. 2017) Publicada em 28/abr/2017; 68-902318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218/pdfCopyright (c) 2017 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Taciane CostaMachado, Débora GomesCosta, Aléssio Almada daSouza, Marcos Antônio de2017-05-09T19:59:29Zoai:ojs.fmu.br:article/1218Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2017-05-09T19:59:29Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul SUSTAINABLE DEVELOPMENT: PERCEPTION OF UNDERGRADUATE STUDENTS IN ACCOUNTING OF FEDERAL INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION OF THE RIO GRANDE DO SUL STATE EL DESARROLLO SOSTENIBLE: PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE CONTABILIDAD DE INSTITUCIONES FEDERALES DE ENSEÑANZA SUPERIOR DEL RIO GRANDE DO SUL |
title |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul Rodrigues, Taciane Costa Sustainable Development Environmental accounting Accounting. Desarrollo Sostenible Contabilidad Ambiental Contabilidad. Desenvolvimento Sustentável Contabilidade Ambiental Ciências Contábeis. |
title_short |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul |
title_full |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul |
author |
Rodrigues, Taciane Costa |
author_facet |
Rodrigues, Taciane Costa Machado, Débora Gomes Costa, Aléssio Almada da Souza, Marcos Antônio de |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Débora Gomes Costa, Aléssio Almada da Souza, Marcos Antônio de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Taciane Costa Machado, Débora Gomes Costa, Aléssio Almada da Souza, Marcos Antônio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustainable Development Environmental accounting Accounting. Desarrollo Sostenible Contabilidad Ambiental Contabilidad. Desenvolvimento Sustentável Contabilidade Ambiental Ciências Contábeis. |
topic |
Sustainable Development Environmental accounting Accounting. Desarrollo Sostenible Contabilidad Ambiental Contabilidad. Desenvolvimento Sustentável Contabilidade Ambiental Ciências Contábeis. |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar qual a percepção dos alunos do curso de graduação em ciências contábeis, das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma survey descritiva, com abordagem quantitativa. Os respondentes foram os alunos iniciantes e concluintes, do curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, realizada no segundo semestre letivo de 2014. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos possuem percepção mediana em relação ao tema, embora sobre algumas ênfases tenham alta percepção, tais como: fontes alternativas de energia, uso de produtos químicos, consumo de água e alimentos, reciclar materiais reaproveitáveis, recursos básicos a longo prazo, preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; de acordo com as assertivas estudadas, sendo que os alunos concluintes possuem percepção maior do que os iniciantes. Recomenda-se para pesquisas futuras uma análise comparativa do grau de percepção ambiental entre os estudantes que cursaram a disciplina de contabilidade ambiental ou socioambiental e os que não cursaram a mesma, buscando evidenciar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion survey |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218 |
url |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Metropolitana de Sustentabilidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 7 n. 1 (2017): (Jan./Abr. 2017) Publicada em 28/abr/2017; 68-90 2318-3233 reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
instname_str |
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
instacron_str |
FMU |
institution |
FMU |
reponame_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
collection |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
repository.mail.fl_str_mv |
celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945135956852736 |