O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Fernanda Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jannuzzi, Paulo de Martino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/21
Resumo: O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisão.
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