Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sfredo, Luciano Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Deina, Marina, Reinert, Carolina, de Souza Digner, Ingridy, Zantut, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701
Resumo: Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem.
id FPP-1_512079e25b5f4601deff368e848d1537
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/701
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativaEducação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde.Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem.Faculdades Pequeno Príncipe2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/70110.22421/15177130-2020v21n2p80Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 80-89Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 80-891517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701/pdfCopyright (c) 2020 Luciano Ricardo Sfredo, Marina Deina, Carolina Reinert, Ingridy de Souza Digner, Lucas Zantuthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSfredo, Luciano RicardoDeina, MarinaReinert, Carolinade Souza Digner, IngridyZantut, Lucas2022-02-14T16:53:10Zoai:ojs.168.194.69.20:article/701Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:10Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
title Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
spellingShingle Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
Sfredo, Luciano Ricardo
Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde.
title_short Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
title_full Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
title_fullStr Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
title_sort Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
author Sfredo, Luciano Ricardo
author_facet Sfredo, Luciano Ricardo
Deina, Marina
Reinert, Carolina
de Souza Digner, Ingridy
Zantut, Lucas
author_role author
author2 Deina, Marina
Reinert, Carolina
de Souza Digner, Ingridy
Zantut, Lucas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sfredo, Luciano Ricardo
Deina, Marina
Reinert, Carolina
de Souza Digner, Ingridy
Zantut, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde.
topic Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde.
description Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701
10.22421/15177130-2020v21n2p80
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2020v21n2p80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 80-89
Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 80-89
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797495490117632