Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Espaço para a Saúde (Online) |
Texto Completo: | https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701 |
Resumo: | Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem. |
id |
FPP-1_512079e25b5f4601deff368e848d1537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.168.194.69.20:article/701 |
network_acronym_str |
FPP-1 |
network_name_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativaEducação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde.Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem.Faculdades Pequeno Príncipe2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/70110.22421/15177130-2020v21n2p80Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 80-89Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 80-891517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701/pdfCopyright (c) 2020 Luciano Ricardo Sfredo, Marina Deina, Carolina Reinert, Ingridy de Souza Digner, Lucas Zantuthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSfredo, Luciano RicardoDeina, MarinaReinert, Carolinade Souza Digner, IngridyZantut, Lucas2022-02-14T16:53:10Zoai:ojs.168.194.69.20:article/701Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:10Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa |
title |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa Sfredo, Luciano Ricardo Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde. |
title_short |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa |
title_full |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa |
title_sort |
Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa |
author |
Sfredo, Luciano Ricardo |
author_facet |
Sfredo, Luciano Ricardo Deina, Marina Reinert, Carolina de Souza Digner, Ingridy Zantut, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Deina, Marina Reinert, Carolina de Souza Digner, Ingridy Zantut, Lucas |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sfredo, Luciano Ricardo Deina, Marina Reinert, Carolina de Souza Digner, Ingridy Zantut, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde. |
topic |
Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde. |
description |
Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701 10.22421/15177130-2020v21n2p80 |
url |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701 |
identifier_str_mv |
10.22421/15177130-2020v21n2p80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Pequeno Príncipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde; Vol. 21 No. 2 (2020); 80-89 Espaço para a Saúde; v. 21 n. 2 (2020); 80-89 1517-7130 0103-3832 reponame:Espaço para a Saúde (Online) instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) instacron:FPP |
instname_str |
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
instacron_str |
FPP |
institution |
FPP |
reponame_str |
Espaço para a Saúde (Online) |
collection |
Espaço para a Saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br |
_version_ |
1796797495490117632 |