Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho, Batista, Nelson Jorge Carvalho, Paz, Francisco Adalberto do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
DOI: 10.12819/2021.18.11.8
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609
Resumo: No ambiente formado por alunos em um local e professores em outro, separados e ao mesmo tempo ligados pela internet, uma opção de atividade que torne o aluno um elemento ativo do mecanismo ensino-aprendizagem, é a aplicação de SEI’s (Sequência de Ensino Investigativo), que são voltadas principalmente para conteúdo de abordagem científica, e que possibilita a aplicação de diversos mecanismos que levam o aluno a ir em busca de informações sobre o conteúdo. Diante da necessidade de fazer práticas e aulas que não fossem muito prolongadas de forma online, várias atividades foram propostas, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas genética e biologia molecular, anatomia humana e fisiologia humana, todas do curso de odontologia. Um mix de materiais foi apresentado aos alunos, em forma de roteiro, um material de fácil acesso e ao mesmo tempo de boa qualidade, que associado a leitura do tema proposto e as aulas expositivas de forma remota, contribuísse para a construção do conhecimento. Voltada para as disciplinas básicas, a aplicação de atividades como as investigativas deixam o aluno mais próximo de entender o porquê ele tem que estudar tal disciplina, como a genética, a anatomia, fisiologia, biologia celular e histologia. São disciplinas que compõem as cadeiras básicas dos cursos de saúde, e que juntas fundamentam o corpo humano na sua organização e funcionalidade, por isso a SEI pode se tornar uma ferramenta importante para a harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele veja a aplicação do tema e passe a buscar sempre novas abordagens. Palavras chave: Sequência de ensino investigativo. Ensino. Metodologia ativa. ABSTRACT  In the environment formed by students in one place and teachers in another, separated and at the same time connected by the internet, an activity option that makes the student an active element of the teaching-learning mechanism is the application of SEI's (Investigative Teaching Sequence) which are mainly focused on content with a scientific approach, and which allows the application of several mechanisms that lead the student to go in search of information about the content. Faced with the need to do online practices and classes that were not too long, several activities were proposed, in an interdisciplinary way, involving the disciplines of genetics and molecular biology, human anatomy and human physiology, all of the dentistry course. A mix of materials was presented to the students, in the form of a script, a material of easy access and at the same time of good quality, which, associated with the reading of the proposed theme and the lectures remotely, contributed to the construction of knowledge. Focused on basic disciplines, the application of activities such as investigative ones bring the student closer to understanding why he has to study such a discipline, such as genetics, anatomy, physiology, cell biology and histology. These are subjects that make up the basic courses of health courses, and that together underlie the human body in its organization and functionality, so the SEI can become an important tool for the student's harmonization with the content, allowing him to see the application theme and always seek new approaches. Keywords: Investigative teaching sequence. Teaching. Active methodology. 
id FSA-3_04d3ffaddd37cd6e058cb6fb6e9094e1
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2609
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
spelling Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human PhysiologyEnsino; Educação; Ciências da naturezaNo ambiente formado por alunos em um local e professores em outro, separados e ao mesmo tempo ligados pela internet, uma opção de atividade que torne o aluno um elemento ativo do mecanismo ensino-aprendizagem, é a aplicação de SEI’s (Sequência de Ensino Investigativo), que são voltadas principalmente para conteúdo de abordagem científica, e que possibilita a aplicação de diversos mecanismos que levam o aluno a ir em busca de informações sobre o conteúdo. Diante da necessidade de fazer práticas e aulas que não fossem muito prolongadas de forma online, várias atividades foram propostas, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas genética e biologia molecular, anatomia humana e fisiologia humana, todas do curso de odontologia. Um mix de materiais foi apresentado aos alunos, em forma de roteiro, um material de fácil acesso e ao mesmo tempo de boa qualidade, que associado a leitura do tema proposto e as aulas expositivas de forma remota, contribuísse para a construção do conhecimento. Voltada para as disciplinas básicas, a aplicação de atividades como as investigativas deixam o aluno mais próximo de entender o porquê ele tem que estudar tal disciplina, como a genética, a anatomia, fisiologia, biologia celular e histologia. São disciplinas que compõem as cadeiras básicas dos cursos de saúde, e que juntas fundamentam o corpo humano na sua organização e funcionalidade, por isso a SEI pode se tornar uma ferramenta importante para a harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele veja a aplicação do tema e passe a buscar sempre novas abordagens. Palavras chave: Sequência de ensino investigativo. Ensino. Metodologia ativa. ABSTRACT  In the environment formed by students in one place and teachers in another, separated and at the same time connected by the internet, an activity option that makes the student an active element of the teaching-learning mechanism is the application of SEI's (Investigative Teaching Sequence) which are mainly focused on content with a scientific approach, and which allows the application of several mechanisms that lead the student to go in search of information about the content. Faced with the need to do online practices and classes that were not too long, several activities were proposed, in an interdisciplinary way, involving the disciplines of genetics and molecular biology, human anatomy and human physiology, all of the dentistry course. A mix of materials was presented to the students, in the form of a script, a material of easy access and at the same time of good quality, which, associated with the reading of the proposed theme and the lectures remotely, contributed to the construction of knowledge. Focused on basic disciplines, the application of activities such as investigative ones bring the student closer to understanding why he has to study such a discipline, such as genetics, anatomy, physiology, cell biology and histology. These are subjects that make up the basic courses of health courses, and that together underlie the human body in its organization and functionality, so the SEI can become an important tool for the student's harmonization with the content, allowing him to see the application theme and always seek new approaches. Keywords: Investigative teaching sequence. Teaching. Active methodology. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do PiauíAzevedo, Francisco Honeidy CarvalhoBatista, Nelson Jorge CarvalhoPaz, Francisco Adalberto do Nascimento2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/260910.12819/2021.18.11.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, nov. 2021; 169-179Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, nov. 2021; 169-1792317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493424http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493425http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493426http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2609/2022http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2609/2023Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-15T18:36:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2609Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-15T18:36Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
title Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
spellingShingle Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí
Ensino; Educação; Ciências da natureza
Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí
Ensino; Educação; Ciências da natureza
title_short Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
title_full Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
title_fullStr Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
title_full_unstemmed Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
title_sort Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
author Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí
author_facet Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí
Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí
Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho
Batista, Nelson Jorge Carvalho
Paz, Francisco Adalberto do Nascimento
Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho
Batista, Nelson Jorge Carvalho
Paz, Francisco Adalberto do Nascimento
author_role author
author2 Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho
Batista, Nelson Jorge Carvalho
Paz, Francisco Adalberto do Nascimento
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí
Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho
Batista, Nelson Jorge Carvalho
Paz, Francisco Adalberto do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Educação; Ciências da natureza
topic Ensino; Educação; Ciências da natureza
description No ambiente formado por alunos em um local e professores em outro, separados e ao mesmo tempo ligados pela internet, uma opção de atividade que torne o aluno um elemento ativo do mecanismo ensino-aprendizagem, é a aplicação de SEI’s (Sequência de Ensino Investigativo), que são voltadas principalmente para conteúdo de abordagem científica, e que possibilita a aplicação de diversos mecanismos que levam o aluno a ir em busca de informações sobre o conteúdo. Diante da necessidade de fazer práticas e aulas que não fossem muito prolongadas de forma online, várias atividades foram propostas, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas genética e biologia molecular, anatomia humana e fisiologia humana, todas do curso de odontologia. Um mix de materiais foi apresentado aos alunos, em forma de roteiro, um material de fácil acesso e ao mesmo tempo de boa qualidade, que associado a leitura do tema proposto e as aulas expositivas de forma remota, contribuísse para a construção do conhecimento. Voltada para as disciplinas básicas, a aplicação de atividades como as investigativas deixam o aluno mais próximo de entender o porquê ele tem que estudar tal disciplina, como a genética, a anatomia, fisiologia, biologia celular e histologia. São disciplinas que compõem as cadeiras básicas dos cursos de saúde, e que juntas fundamentam o corpo humano na sua organização e funcionalidade, por isso a SEI pode se tornar uma ferramenta importante para a harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele veja a aplicação do tema e passe a buscar sempre novas abordagens. Palavras chave: Sequência de ensino investigativo. Ensino. Metodologia ativa. ABSTRACT  In the environment formed by students in one place and teachers in another, separated and at the same time connected by the internet, an activity option that makes the student an active element of the teaching-learning mechanism is the application of SEI's (Investigative Teaching Sequence) which are mainly focused on content with a scientific approach, and which allows the application of several mechanisms that lead the student to go in search of information about the content. Faced with the need to do online practices and classes that were not too long, several activities were proposed, in an interdisciplinary way, involving the disciplines of genetics and molecular biology, human anatomy and human physiology, all of the dentistry course. A mix of materials was presented to the students, in the form of a script, a material of easy access and at the same time of good quality, which, associated with the reading of the proposed theme and the lectures remotely, contributed to the construction of knowledge. Focused on basic disciplines, the application of activities such as investigative ones bring the student closer to understanding why he has to study such a discipline, such as genetics, anatomy, physiology, cell biology and histology. These are subjects that make up the basic courses of health courses, and that together underlie the human body in its organization and functionality, so the SEI can become an important tool for the student's harmonization with the content, allowing him to see the application theme and always seek new approaches. Keywords: Investigative teaching sequence. Teaching. Active methodology. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609
10.12819/2021.18.11.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.11.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493424
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493425
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493426
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2609/2022
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2609/2023
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, nov. 2021; 169-179
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, nov. 2021; 169-179
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1822181228135055360
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.12819/2021.18.11.8