Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
DOI: | 10.12819/2021.18.11.8 |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609 |
Resumo: | No ambiente formado por alunos em um local e professores em outro, separados e ao mesmo tempo ligados pela internet, uma opção de atividade que torne o aluno um elemento ativo do mecanismo ensino-aprendizagem, é a aplicação de SEI’s (Sequência de Ensino Investigativo), que são voltadas principalmente para conteúdo de abordagem científica, e que possibilita a aplicação de diversos mecanismos que levam o aluno a ir em busca de informações sobre o conteúdo. Diante da necessidade de fazer práticas e aulas que não fossem muito prolongadas de forma online, várias atividades foram propostas, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas genética e biologia molecular, anatomia humana e fisiologia humana, todas do curso de odontologia. Um mix de materiais foi apresentado aos alunos, em forma de roteiro, um material de fácil acesso e ao mesmo tempo de boa qualidade, que associado a leitura do tema proposto e as aulas expositivas de forma remota, contribuísse para a construção do conhecimento. Voltada para as disciplinas básicas, a aplicação de atividades como as investigativas deixam o aluno mais próximo de entender o porquê ele tem que estudar tal disciplina, como a genética, a anatomia, fisiologia, biologia celular e histologia. São disciplinas que compõem as cadeiras básicas dos cursos de saúde, e que juntas fundamentam o corpo humano na sua organização e funcionalidade, por isso a SEI pode se tornar uma ferramenta importante para a harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele veja a aplicação do tema e passe a buscar sempre novas abordagens. Palavras chave: Sequência de ensino investigativo. Ensino. Metodologia ativa. ABSTRACT In the environment formed by students in one place and teachers in another, separated and at the same time connected by the internet, an activity option that makes the student an active element of the teaching-learning mechanism is the application of SEI's (Investigative Teaching Sequence) which are mainly focused on content with a scientific approach, and which allows the application of several mechanisms that lead the student to go in search of information about the content. Faced with the need to do online practices and classes that were not too long, several activities were proposed, in an interdisciplinary way, involving the disciplines of genetics and molecular biology, human anatomy and human physiology, all of the dentistry course. A mix of materials was presented to the students, in the form of a script, a material of easy access and at the same time of good quality, which, associated with the reading of the proposed theme and the lectures remotely, contributed to the construction of knowledge. Focused on basic disciplines, the application of activities such as investigative ones bring the student closer to understanding why he has to study such a discipline, such as genetics, anatomy, physiology, cell biology and histology. These are subjects that make up the basic courses of health courses, and that together underlie the human body in its organization and functionality, so the SEI can become an important tool for the student's harmonization with the content, allowing him to see the application theme and always seek new approaches. Keywords: Investigative teaching sequence. Teaching. Active methodology. |
id |
FSA-3_04d3ffaddd37cd6e058cb6fb6e9094e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2609 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
spelling |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human PhysiologyEnsino; Educação; Ciências da naturezaNo ambiente formado por alunos em um local e professores em outro, separados e ao mesmo tempo ligados pela internet, uma opção de atividade que torne o aluno um elemento ativo do mecanismo ensino-aprendizagem, é a aplicação de SEI’s (Sequência de Ensino Investigativo), que são voltadas principalmente para conteúdo de abordagem científica, e que possibilita a aplicação de diversos mecanismos que levam o aluno a ir em busca de informações sobre o conteúdo. Diante da necessidade de fazer práticas e aulas que não fossem muito prolongadas de forma online, várias atividades foram propostas, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas genética e biologia molecular, anatomia humana e fisiologia humana, todas do curso de odontologia. Um mix de materiais foi apresentado aos alunos, em forma de roteiro, um material de fácil acesso e ao mesmo tempo de boa qualidade, que associado a leitura do tema proposto e as aulas expositivas de forma remota, contribuísse para a construção do conhecimento. Voltada para as disciplinas básicas, a aplicação de atividades como as investigativas deixam o aluno mais próximo de entender o porquê ele tem que estudar tal disciplina, como a genética, a anatomia, fisiologia, biologia celular e histologia. São disciplinas que compõem as cadeiras básicas dos cursos de saúde, e que juntas fundamentam o corpo humano na sua organização e funcionalidade, por isso a SEI pode se tornar uma ferramenta importante para a harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele veja a aplicação do tema e passe a buscar sempre novas abordagens. Palavras chave: Sequência de ensino investigativo. Ensino. Metodologia ativa. ABSTRACT In the environment formed by students in one place and teachers in another, separated and at the same time connected by the internet, an activity option that makes the student an active element of the teaching-learning mechanism is the application of SEI's (Investigative Teaching Sequence) which are mainly focused on content with a scientific approach, and which allows the application of several mechanisms that lead the student to go in search of information about the content. Faced with the need to do online practices and classes that were not too long, several activities were proposed, in an interdisciplinary way, involving the disciplines of genetics and molecular biology, human anatomy and human physiology, all of the dentistry course. A mix of materials was presented to the students, in the form of a script, a material of easy access and at the same time of good quality, which, associated with the reading of the proposed theme and the lectures remotely, contributed to the construction of knowledge. Focused on basic disciplines, the application of activities such as investigative ones bring the student closer to understanding why he has to study such a discipline, such as genetics, anatomy, physiology, cell biology and histology. These are subjects that make up the basic courses of health courses, and that together underlie the human body in its organization and functionality, so the SEI can become an important tool for the student's harmonization with the content, allowing him to see the application theme and always seek new approaches. Keywords: Investigative teaching sequence. Teaching. Active methodology. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do PiauíAzevedo, Francisco Honeidy CarvalhoBatista, Nelson Jorge CarvalhoPaz, Francisco Adalberto do Nascimento2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/260910.12819/2021.18.11.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, nov. 2021; 169-179Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, nov. 2021; 169-1792317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493424http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493425http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493426http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2609/2022http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2609/2023Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-15T18:36:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2609Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-15T18:36Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology |
title |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology |
spellingShingle |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí Ensino; Educação; Ciências da natureza Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí Ensino; Educação; Ciências da natureza |
title_short |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology |
title_full |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology |
title_fullStr |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology |
title_full_unstemmed |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology |
title_sort |
Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana / Investigative Teaching Sequences as a Pedagogical Practice in the Teaching of Human Physiology |
author |
Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí |
author_facet |
Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho Batista, Nelson Jorge Carvalho Paz, Francisco Adalberto do Nascimento Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho Batista, Nelson Jorge Carvalho Paz, Francisco Adalberto do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho Batista, Nelson Jorge Carvalho Paz, Francisco Adalberto do Nascimento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Wellington dos Santos; Centro Universitário Santo Agostinho Universidade Estadual do Piauí Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho Batista, Nelson Jorge Carvalho Paz, Francisco Adalberto do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Educação; Ciências da natureza |
topic |
Ensino; Educação; Ciências da natureza |
description |
No ambiente formado por alunos em um local e professores em outro, separados e ao mesmo tempo ligados pela internet, uma opção de atividade que torne o aluno um elemento ativo do mecanismo ensino-aprendizagem, é a aplicação de SEI’s (Sequência de Ensino Investigativo), que são voltadas principalmente para conteúdo de abordagem científica, e que possibilita a aplicação de diversos mecanismos que levam o aluno a ir em busca de informações sobre o conteúdo. Diante da necessidade de fazer práticas e aulas que não fossem muito prolongadas de forma online, várias atividades foram propostas, de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas genética e biologia molecular, anatomia humana e fisiologia humana, todas do curso de odontologia. Um mix de materiais foi apresentado aos alunos, em forma de roteiro, um material de fácil acesso e ao mesmo tempo de boa qualidade, que associado a leitura do tema proposto e as aulas expositivas de forma remota, contribuísse para a construção do conhecimento. Voltada para as disciplinas básicas, a aplicação de atividades como as investigativas deixam o aluno mais próximo de entender o porquê ele tem que estudar tal disciplina, como a genética, a anatomia, fisiologia, biologia celular e histologia. São disciplinas que compõem as cadeiras básicas dos cursos de saúde, e que juntas fundamentam o corpo humano na sua organização e funcionalidade, por isso a SEI pode se tornar uma ferramenta importante para a harmonização do aluno com o conteúdo, permitindo que ele veja a aplicação do tema e passe a buscar sempre novas abordagens. Palavras chave: Sequência de ensino investigativo. Ensino. Metodologia ativa. ABSTRACT In the environment formed by students in one place and teachers in another, separated and at the same time connected by the internet, an activity option that makes the student an active element of the teaching-learning mechanism is the application of SEI's (Investigative Teaching Sequence) which are mainly focused on content with a scientific approach, and which allows the application of several mechanisms that lead the student to go in search of information about the content. Faced with the need to do online practices and classes that were not too long, several activities were proposed, in an interdisciplinary way, involving the disciplines of genetics and molecular biology, human anatomy and human physiology, all of the dentistry course. A mix of materials was presented to the students, in the form of a script, a material of easy access and at the same time of good quality, which, associated with the reading of the proposed theme and the lectures remotely, contributed to the construction of knowledge. Focused on basic disciplines, the application of activities such as investigative ones bring the student closer to understanding why he has to study such a discipline, such as genetics, anatomy, physiology, cell biology and histology. These are subjects that make up the basic courses of health courses, and that together underlie the human body in its organization and functionality, so the SEI can become an important tool for the student's harmonization with the content, allowing him to see the application theme and always seek new approaches. Keywords: Investigative teaching sequence. Teaching. Active methodology. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609 10.12819/2021.18.11.8 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.11.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493424 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493425 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2609/491493426 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2609/2022 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2609/2023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, nov. 2021; 169-179 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 11, nov. 2021; 169-179 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1822181228135055360 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12819/2021.18.11.8 |