Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429 |
Resumo: | O uso de tecnologias em sala de aula tem se tornado frequente na atualidade, dada a grande demanda de conciliar o processo de ensino-aprendizagem mediante um novo perfil de aluno que se delineia em nossa realidade educacional, ainda mais com o ensino remoto utilizado pelas instituições de ensino de vários países, devido à Covid-19. Diante disso, este artigo pretende mostrar como o uso de softwares pode estabelecer uma prática possível entre o conhecimento básico adquirido e acumulado por um grupo de alunos, em interface com o que sabiam sobre o computador e suas possibilidades para seu uso diário no universo escolar. Desenvolvendo uma metodologia de estudo de caso, levantando dados qualitativos e quantitativos com um grupo de alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal, pretendeu-se investigar como o uso de softwares impactaria de modo positivo a maneira como esses alunos aprendem. Os resultados ratificaram que a tecnologia integrada de modo produtivo e pontual à realidade pretendida, pode ser aliada fundamental para que a educação aconteça de maneira atual, prazerosa e significativa. Palavras-chave: Tecnologia. Recurso Didático. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT The use of technologies in the classroom has become frequent nowadays, given the great demand to reconcile the teaching and learning process through a new student profile that is outlined in our educational reality, even more so with the remote teaching used. by educational institutions in several countries, due to Covid-19. Therefore, this article intends to show how the use of software can establish a possible practice between the basic knowledge acquired and accumulated by a group of students, in an interface with what they knew about the computer and its possibilities for its daily use in the school universe. By developing a case study methodology, raising qualitative and quantitative data with a group of elementary school II students from a municipal school, we intended to investigate how the use of software would positively impact the way these students learn. The results confirmed that technology integrated in a productive and punctual way to the intended reality, can be a fundamental ally for education to take place in a current, pleasurable and meaningful way. Keywords: Technology. Educational Resource. Teaching and Learning Methodologies. |
id |
FSA-3_4b3b8e11c3f61b2b1857b520153988fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2429 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and LearningEducaçãoO uso de tecnologias em sala de aula tem se tornado frequente na atualidade, dada a grande demanda de conciliar o processo de ensino-aprendizagem mediante um novo perfil de aluno que se delineia em nossa realidade educacional, ainda mais com o ensino remoto utilizado pelas instituições de ensino de vários países, devido à Covid-19. Diante disso, este artigo pretende mostrar como o uso de softwares pode estabelecer uma prática possível entre o conhecimento básico adquirido e acumulado por um grupo de alunos, em interface com o que sabiam sobre o computador e suas possibilidades para seu uso diário no universo escolar. Desenvolvendo uma metodologia de estudo de caso, levantando dados qualitativos e quantitativos com um grupo de alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal, pretendeu-se investigar como o uso de softwares impactaria de modo positivo a maneira como esses alunos aprendem. Os resultados ratificaram que a tecnologia integrada de modo produtivo e pontual à realidade pretendida, pode ser aliada fundamental para que a educação aconteça de maneira atual, prazerosa e significativa. Palavras-chave: Tecnologia. Recurso Didático. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT The use of technologies in the classroom has become frequent nowadays, given the great demand to reconcile the teaching and learning process through a new student profile that is outlined in our educational reality, even more so with the remote teaching used. by educational institutions in several countries, due to Covid-19. Therefore, this article intends to show how the use of software can establish a possible practice between the basic knowledge acquired and accumulated by a group of students, in an interface with what they knew about the computer and its possibilities for its daily use in the school universe. By developing a case study methodology, raising qualitative and quantitative data with a group of elementary school II students from a municipal school, we intended to investigate how the use of software would positively impact the way these students learn. The results confirmed that technology integrated in a productive and punctual way to the intended reality, can be a fundamental ally for education to take place in a current, pleasurable and meaningful way. Keywords: Technology. Educational Resource. Teaching and Learning Methodologies. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisSilva, Nilton César daSilva, Lázaro Eduardo daCarvalho, Eduardo Gomes2022-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/242910.12819/2022.19.2.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 2, fev. 2022; 116-129Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 2, fev. 2022; 116-1292317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493152http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493153http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493154http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2429/1813http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2429/1814Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-28T16:54:30Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2429Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-04-28T16:54:30Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning |
title |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning |
spellingShingle |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Educação |
title_short |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning |
title_full |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning |
title_fullStr |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning |
title_sort |
Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning |
author |
Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais |
author_facet |
Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Silva, Nilton César da Silva, Lázaro Eduardo da Carvalho, Eduardo Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Nilton César da Silva, Lázaro Eduardo da Carvalho, Eduardo Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Silva, Nilton César da Silva, Lázaro Eduardo da Carvalho, Eduardo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
O uso de tecnologias em sala de aula tem se tornado frequente na atualidade, dada a grande demanda de conciliar o processo de ensino-aprendizagem mediante um novo perfil de aluno que se delineia em nossa realidade educacional, ainda mais com o ensino remoto utilizado pelas instituições de ensino de vários países, devido à Covid-19. Diante disso, este artigo pretende mostrar como o uso de softwares pode estabelecer uma prática possível entre o conhecimento básico adquirido e acumulado por um grupo de alunos, em interface com o que sabiam sobre o computador e suas possibilidades para seu uso diário no universo escolar. Desenvolvendo uma metodologia de estudo de caso, levantando dados qualitativos e quantitativos com um grupo de alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal, pretendeu-se investigar como o uso de softwares impactaria de modo positivo a maneira como esses alunos aprendem. Os resultados ratificaram que a tecnologia integrada de modo produtivo e pontual à realidade pretendida, pode ser aliada fundamental para que a educação aconteça de maneira atual, prazerosa e significativa. Palavras-chave: Tecnologia. Recurso Didático. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT The use of technologies in the classroom has become frequent nowadays, given the great demand to reconcile the teaching and learning process through a new student profile that is outlined in our educational reality, even more so with the remote teaching used. by educational institutions in several countries, due to Covid-19. Therefore, this article intends to show how the use of software can establish a possible practice between the basic knowledge acquired and accumulated by a group of students, in an interface with what they knew about the computer and its possibilities for its daily use in the school universe. By developing a case study methodology, raising qualitative and quantitative data with a group of elementary school II students from a municipal school, we intended to investigate how the use of software would positively impact the way these students learn. The results confirmed that technology integrated in a productive and punctual way to the intended reality, can be a fundamental ally for education to take place in a current, pleasurable and meaningful way. Keywords: Technology. Educational Resource. Teaching and Learning Methodologies. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429 10.12819/2022.19.2.6 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.2.6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493152 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493153 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493154 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2429/1813 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2429/1814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 2, fev. 2022; 116-129 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 2, fev. 2022; 116-129 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907320098816 |