Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Nilton César da, Silva, Lázaro Eduardo da, Carvalho, Eduardo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429
Resumo: O uso de tecnologias em sala de aula tem se tornado frequente na atualidade, dada a grande demanda de conciliar o processo de ensino-aprendizagem mediante um novo perfil de aluno que se delineia em nossa realidade educacional, ainda mais com o ensino remoto utilizado pelas instituições de ensino de vários países, devido à Covid-19. Diante disso, este artigo pretende mostrar como o uso de softwares pode estabelecer uma prática possível entre o conhecimento básico adquirido e acumulado por um grupo de alunos, em interface com o que sabiam sobre o computador e suas possibilidades para seu uso diário no universo escolar. Desenvolvendo uma metodologia de estudo de caso, levantando dados qualitativos e quantitativos com um grupo de alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal, pretendeu-se investigar como o uso de softwares impactaria de modo positivo a maneira como esses alunos aprendem. Os resultados ratificaram que a tecnologia integrada de modo produtivo e pontual à realidade pretendida, pode ser aliada fundamental para que a educação aconteça de maneira atual, prazerosa e significativa. Palavras-chave: Tecnologia. Recurso Didático. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT The use of technologies in the classroom has become frequent nowadays, given the great demand to reconcile the teaching and learning process through a new student profile that is outlined in our educational reality, even more so with the remote teaching used. by educational institutions in several countries, due to Covid-19. Therefore, this article intends to show how the use of software can establish a possible practice between the basic knowledge acquired and accumulated by a group of students, in an interface with what they knew about the computer and its possibilities for its daily use in the school universe. By developing a case study methodology, raising qualitative and quantitative data with a group of elementary school II students from a municipal school, we intended to investigate how the use of software would positively impact the way these students learn. The results confirmed that technology integrated in a productive and punctual way to the intended reality, can be a fundamental ally for education to take place in a current, pleasurable and meaningful way. Keywords: Technology. Educational Resource. Teaching and Learning Methodologies.  
id FSA-3_4b3b8e11c3f61b2b1857b520153988fc
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2429
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and LearningEducaçãoO uso de tecnologias em sala de aula tem se tornado frequente na atualidade, dada a grande demanda de conciliar o processo de ensino-aprendizagem mediante um novo perfil de aluno que se delineia em nossa realidade educacional, ainda mais com o ensino remoto utilizado pelas instituições de ensino de vários países, devido à Covid-19. Diante disso, este artigo pretende mostrar como o uso de softwares pode estabelecer uma prática possível entre o conhecimento básico adquirido e acumulado por um grupo de alunos, em interface com o que sabiam sobre o computador e suas possibilidades para seu uso diário no universo escolar. Desenvolvendo uma metodologia de estudo de caso, levantando dados qualitativos e quantitativos com um grupo de alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal, pretendeu-se investigar como o uso de softwares impactaria de modo positivo a maneira como esses alunos aprendem. Os resultados ratificaram que a tecnologia integrada de modo produtivo e pontual à realidade pretendida, pode ser aliada fundamental para que a educação aconteça de maneira atual, prazerosa e significativa. Palavras-chave: Tecnologia. Recurso Didático. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT The use of technologies in the classroom has become frequent nowadays, given the great demand to reconcile the teaching and learning process through a new student profile that is outlined in our educational reality, even more so with the remote teaching used. by educational institutions in several countries, due to Covid-19. Therefore, this article intends to show how the use of software can establish a possible practice between the basic knowledge acquired and accumulated by a group of students, in an interface with what they knew about the computer and its possibilities for its daily use in the school universe. By developing a case study methodology, raising qualitative and quantitative data with a group of elementary school II students from a municipal school, we intended to investigate how the use of software would positively impact the way these students learn. The results confirmed that technology integrated in a productive and punctual way to the intended reality, can be a fundamental ally for education to take place in a current, pleasurable and meaningful way. Keywords: Technology. Educational Resource. Teaching and Learning Methodologies.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisSilva, Nilton César daSilva, Lázaro Eduardo daCarvalho, Eduardo Gomes2022-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/242910.12819/2022.19.2.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 2, fev. 2022; 116-129Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 2, fev. 2022; 116-1292317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493152http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493153http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493154http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2429/1813http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2429/1814Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-28T16:54:30Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2429Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-04-28T16:54:30Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
title Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
spellingShingle Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Educação
title_short Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
title_full Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
title_fullStr Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
title_full_unstemmed Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
title_sort Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning
author Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
author_facet Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Silva, Nilton César da
Silva, Lázaro Eduardo da
Carvalho, Eduardo Gomes
author_role author
author2 Silva, Nilton César da
Silva, Lázaro Eduardo da
Carvalho, Eduardo Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monticeli, André Rodrigues; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Silva, Nilton César da
Silva, Lázaro Eduardo da
Carvalho, Eduardo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description O uso de tecnologias em sala de aula tem se tornado frequente na atualidade, dada a grande demanda de conciliar o processo de ensino-aprendizagem mediante um novo perfil de aluno que se delineia em nossa realidade educacional, ainda mais com o ensino remoto utilizado pelas instituições de ensino de vários países, devido à Covid-19. Diante disso, este artigo pretende mostrar como o uso de softwares pode estabelecer uma prática possível entre o conhecimento básico adquirido e acumulado por um grupo de alunos, em interface com o que sabiam sobre o computador e suas possibilidades para seu uso diário no universo escolar. Desenvolvendo uma metodologia de estudo de caso, levantando dados qualitativos e quantitativos com um grupo de alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal, pretendeu-se investigar como o uso de softwares impactaria de modo positivo a maneira como esses alunos aprendem. Os resultados ratificaram que a tecnologia integrada de modo produtivo e pontual à realidade pretendida, pode ser aliada fundamental para que a educação aconteça de maneira atual, prazerosa e significativa. Palavras-chave: Tecnologia. Recurso Didático. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. ABSTRACT The use of technologies in the classroom has become frequent nowadays, given the great demand to reconcile the teaching and learning process through a new student profile that is outlined in our educational reality, even more so with the remote teaching used. by educational institutions in several countries, due to Covid-19. Therefore, this article intends to show how the use of software can establish a possible practice between the basic knowledge acquired and accumulated by a group of students, in an interface with what they knew about the computer and its possibilities for its daily use in the school universe. By developing a case study methodology, raising qualitative and quantitative data with a group of elementary school II students from a municipal school, we intended to investigate how the use of software would positively impact the way these students learn. The results confirmed that technology integrated in a productive and punctual way to the intended reality, can be a fundamental ally for education to take place in a current, pleasurable and meaningful way. Keywords: Technology. Educational Resource. Teaching and Learning Methodologies.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429
10.12819/2022.19.2.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.2.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493152
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493153
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2429/491493154
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2429/1813
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2429/1814
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 2, fev. 2022; 116-129
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 2, fev. 2022; 116-129
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907320098816