Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910, Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487
Resumo: Hodiernamente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada aos alunos portadores de necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional adjacente aos alunos considerados “normais”. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, foi utilizado como instrumento de pesquisa a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema exatamente. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios ao desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Portanto, a pesquisa comprova a grande proteção dessa disciplina para a inclusão desses discentes, ministrada por profissionais competentes e habilitados. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos Portadores de necessidades Especiais. Educação Inclusiva. Ensino Regular. RESUMO Atualmente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada para alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional junto aos “alunos considerados normais”. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa, a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema abordado. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios para o desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos com Necessidades Especiais. Educação inclusiva. Ensino regular.      
id FSA-3_906064a3d6bf10378253d031f3ccd28d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2487
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education SubjectEducação; Sociologia; Ciência da informação; Saúde; Comunicação Social;Hodiernamente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada aos alunos portadores de necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional adjacente aos alunos considerados “normais”. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, foi utilizado como instrumento de pesquisa a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema exatamente. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios ao desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Portanto, a pesquisa comprova a grande proteção dessa disciplina para a inclusão desses discentes, ministrada por profissionais competentes e habilitados. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos Portadores de necessidades Especiais. Educação Inclusiva. Ensino Regular. RESUMO Atualmente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada para alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional junto aos “alunos considerados normais”. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa, a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema abordado. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios para o desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos com Necessidades Especiais. Educação inclusiva. Ensino regular.      Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de BiblioteconomiaSilveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/248710.12819/2023.20.1.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 206-227Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 206-2272317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493705http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493706http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493707http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2487/1886Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-26T20:34:28Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2487Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-01-26T20:34:28Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
title Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
spellingShingle Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia
Educação; Sociologia; Ciência da informação; Saúde; Comunicação Social;
title_short Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
title_full Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
title_fullStr Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
title_full_unstemmed Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
title_sort Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
author Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia
author_facet Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia
Silveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910
Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia
author_role author
author2 Silveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910
Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia
Silveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910
Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Sociologia; Ciência da informação; Saúde; Comunicação Social;
topic Educação; Sociologia; Ciência da informação; Saúde; Comunicação Social;
description Hodiernamente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada aos alunos portadores de necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional adjacente aos alunos considerados “normais”. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, foi utilizado como instrumento de pesquisa a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema exatamente. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios ao desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Portanto, a pesquisa comprova a grande proteção dessa disciplina para a inclusão desses discentes, ministrada por profissionais competentes e habilitados. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos Portadores de necessidades Especiais. Educação Inclusiva. Ensino Regular. RESUMO Atualmente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada para alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional junto aos “alunos considerados normais”. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa, a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema abordado. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios para o desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos com Necessidades Especiais. Educação inclusiva. Ensino regular.      
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487
10.12819/2023.20.1.11
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.1.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493705
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493706
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493707
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2487/1886
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 206-227
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 206-227
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909414105088