Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487 |
Resumo: | Hodiernamente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada aos alunos portadores de necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional adjacente aos alunos considerados “normais”. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, foi utilizado como instrumento de pesquisa a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema exatamente. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios ao desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Portanto, a pesquisa comprova a grande proteção dessa disciplina para a inclusão desses discentes, ministrada por profissionais competentes e habilitados. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos Portadores de necessidades Especiais. Educação Inclusiva. Ensino Regular. RESUMO Atualmente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada para alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional junto aos “alunos considerados normais”. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa, a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema abordado. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios para o desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos com Necessidades Especiais. Educação inclusiva. Ensino regular. |
id |
FSA-3_906064a3d6bf10378253d031f3ccd28d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2487 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education SubjectEducação; Sociologia; Ciência da informação; Saúde; Comunicação Social;Hodiernamente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada aos alunos portadores de necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional adjacente aos alunos considerados “normais”. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, foi utilizado como instrumento de pesquisa a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema exatamente. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios ao desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Portanto, a pesquisa comprova a grande proteção dessa disciplina para a inclusão desses discentes, ministrada por profissionais competentes e habilitados. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos Portadores de necessidades Especiais. Educação Inclusiva. Ensino Regular. RESUMO Atualmente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada para alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional junto aos “alunos considerados normais”. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa, a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema abordado. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios para o desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos com Necessidades Especiais. Educação inclusiva. Ensino regular. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de BiblioteconomiaSilveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/248710.12819/2023.20.1.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 206-227Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 206-2272317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493705http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493706http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493707http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2487/1886Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-26T20:34:28Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2487Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-01-26T20:34:28Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject |
title |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject |
spellingShingle |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia Educação; Sociologia; Ciência da informação; Saúde; Comunicação Social; |
title_short |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject |
title_full |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject |
title_fullStr |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject |
title_full_unstemmed |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject |
title_sort |
Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject |
author |
Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia |
author_facet |
Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia Silveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910 Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910 Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Sandra Maria Souza de; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Biblioteconomia Silveira, Rogério Zanon da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910 Miguel, Marcelo Calderari; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES / Departamento de Arquivologia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia; Ciência da informação; Saúde; Comunicação Social; |
topic |
Educação; Sociologia; Ciência da informação; Saúde; Comunicação Social; |
description |
Hodiernamente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada aos alunos portadores de necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional adjacente aos alunos considerados “normais”. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, foi utilizado como instrumento de pesquisa a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema exatamente. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios ao desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Portanto, a pesquisa comprova a grande proteção dessa disciplina para a inclusão desses discentes, ministrada por profissionais competentes e habilitados. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos Portadores de necessidades Especiais. Educação Inclusiva. Ensino Regular. RESUMO Atualmente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada para alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional junto aos “alunos considerados normais”. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa, a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema abordado. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios para o desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos com Necessidades Especiais. Educação inclusiva. Ensino regular. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487 10.12819/2023.20.1.11 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.1.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493705 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493706 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2487/491493707 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2487/1886 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 206-227 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, jan. 2023; 206-227 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909414105088 |