A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Monteiro, Francisca de Jesus, Ferreira, Maria da Glória Santos, Mendonça, Maria do Socorro Cardoso Soares, Lopes, Teresinha de Sousa, Monte, Patrícia Melo do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399
Resumo: Este  trabalho  tem  como  finalidade descreveras experiências vividas por cinco acadêmicas, do oitavoperíodo  do  curso  de  Psicologia,  durante  o  EstágioSupervisionado em Psicologia Escolar, realizado em umainstituição  de  Educação  Especial,  da  rede  pública,localizada  na  cidade Teresina  (PI). O  estágio  cumpriuuma exigência curricular e teve como objetivos principaiscompreender a estrutura e todo o funcionamento internode  uma  instituição  escolar,  assim  como,  avaliarcriticamente as possibilidades de atuação do psicólogoinserido neste contexto. Como  recursos metodológicos,foram utilizadas entrevistas semiestruturadas,  relatóriosde observações e consultas a documentos institucionais,a fim de obter dados sobre a metodologia de ensino, osserviços  técnicos prestados e os espaços destinados àatividade pedagógica e lúdica. Diante dos resultados, asalunas  puderam,  então,  propor  intervenções  quepudessem  viabilizar mudanças/melhorias  no  tocante  aum  desenvolvimento mais  saudável  de  crianças  comnecessidades educacionais especiais e suas respectivasfamílias.  Como  sujeitos  diretamente  envolvidos  nainstituição  escolar,  a  equipe  pedagógica  também  foi assistida em suas demandas, com um  trabalho voltadopara atividades de relaxamento e treino de resiliência. Econsiderando os pensamentos de González Rey (2008),Mitjáns Martínez  (1997), Vigotski  (1999),  dentre  outrosautores,  as  alunas  realizaram  acompanhamento  decasos  apresentando  uma  proposta  de  revisãometodológica  do  processo  de  avaliação  daaprendizagem,  visto  que  a  necessidade  é  decompreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivo eemocional,  implicado  em  seu  processo  deaprendizagem. O estágio cumpriu seu objetivo, uma vezque possibilitou experienciar a prática de aprendizadosteóricos  anteriores.
id FSA-3_9379104c7e5b027e4845271d4eb8f5c4
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/399
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From InclusionEste  trabalho  tem  como  finalidade descreveras experiências vividas por cinco acadêmicas, do oitavoperíodo  do  curso  de  Psicologia,  durante  o  EstágioSupervisionado em Psicologia Escolar, realizado em umainstituição  de  Educação  Especial,  da  rede  pública,localizada  na  cidade Teresina  (PI). O  estágio  cumpriuuma exigência curricular e teve como objetivos principaiscompreender a estrutura e todo o funcionamento internode  uma  instituição  escolar,  assim  como,  avaliarcriticamente as possibilidades de atuação do psicólogoinserido neste contexto. Como  recursos metodológicos,foram utilizadas entrevistas semiestruturadas,  relatóriosde observações e consultas a documentos institucionais,a fim de obter dados sobre a metodologia de ensino, osserviços  técnicos prestados e os espaços destinados àatividade pedagógica e lúdica. Diante dos resultados, asalunas  puderam,  então,  propor  intervenções  quepudessem  viabilizar mudanças/melhorias  no  tocante  aum  desenvolvimento mais  saudável  de  crianças  comnecessidades educacionais especiais e suas respectivasfamílias.  Como  sujeitos  diretamente  envolvidos  nainstituição  escolar,  a  equipe  pedagógica  também  foi assistida em suas demandas, com um  trabalho voltadopara atividades de relaxamento e treino de resiliência. Econsiderando os pensamentos de González Rey (2008),Mitjáns Martínez  (1997), Vigotski  (1999),  dentre  outrosautores,  as  alunas  realizaram  acompanhamento  decasos  apresentando  uma  proposta  de  revisãometodológica  do  processo  de  avaliação  daaprendizagem,  visto  que  a  necessidade  é  decompreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivo eemocional,  implicado  em  seu  processo  deaprendizagem. O estágio cumpriu seu objetivo, uma vezque possibilitou experienciar a prática de aprendizadosteóricos  anteriores.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo AgostinhoMonteiro, Francisca de JesusFerreira, Maria da Glória SantosMendonça, Maria do Socorro Cardoso SoaresLopes, Teresinha de SousaMonte, Patrícia Melo do2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 20112317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399/184Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:07:44Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/399Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-13T13:07:44Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
title A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
spellingShingle A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho
title_short A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
title_full A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
title_fullStr A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
title_full_unstemmed A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
title_sort A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
author Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho
Monteiro, Francisca de Jesus
Ferreira, Maria da Glória Santos
Mendonça, Maria do Socorro Cardoso Soares
Lopes, Teresinha de Sousa
Monte, Patrícia Melo do
author_role author
author2 Monteiro, Francisca de Jesus
Ferreira, Maria da Glória Santos
Mendonça, Maria do Socorro Cardoso Soares
Lopes, Teresinha de Sousa
Monte, Patrícia Melo do
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho
Monteiro, Francisca de Jesus
Ferreira, Maria da Glória Santos
Mendonça, Maria do Socorro Cardoso Soares
Lopes, Teresinha de Sousa
Monte, Patrícia Melo do
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este  trabalho  tem  como  finalidade descreveras experiências vividas por cinco acadêmicas, do oitavoperíodo  do  curso  de  Psicologia,  durante  o  EstágioSupervisionado em Psicologia Escolar, realizado em umainstituição  de  Educação  Especial,  da  rede  pública,localizada  na  cidade Teresina  (PI). O  estágio  cumpriuuma exigência curricular e teve como objetivos principaiscompreender a estrutura e todo o funcionamento internode  uma  instituição  escolar,  assim  como,  avaliarcriticamente as possibilidades de atuação do psicólogoinserido neste contexto. Como  recursos metodológicos,foram utilizadas entrevistas semiestruturadas,  relatóriosde observações e consultas a documentos institucionais,a fim de obter dados sobre a metodologia de ensino, osserviços  técnicos prestados e os espaços destinados àatividade pedagógica e lúdica. Diante dos resultados, asalunas  puderam,  então,  propor  intervenções  quepudessem  viabilizar mudanças/melhorias  no  tocante  aum  desenvolvimento mais  saudável  de  crianças  comnecessidades educacionais especiais e suas respectivasfamílias.  Como  sujeitos  diretamente  envolvidos  nainstituição  escolar,  a  equipe  pedagógica  também  foi assistida em suas demandas, com um  trabalho voltadopara atividades de relaxamento e treino de resiliência. Econsiderando os pensamentos de González Rey (2008),Mitjáns Martínez  (1997), Vigotski  (1999),  dentre  outrosautores,  as  alunas  realizaram  acompanhamento  decasos  apresentando  uma  proposta  de  revisãometodológica  do  processo  de  avaliação  daaprendizagem,  visto  que  a  necessidade  é  decompreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivo eemocional,  implicado  em  seu  processo  deaprendizagem. O estágio cumpriu seu objetivo, uma vezque possibilitou experienciar a prática de aprendizadosteóricos  anteriores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399/184
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911408496640