A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade descreveras experiências vividas por cinco acadêmicas, do oitavoperíodo do curso de Psicologia, durante o EstágioSupervisionado em Psicologia Escolar, realizado em umainstituição de Educação Especial, da rede pública,localizada na cidade Teresina (PI). O estágio cumpriuuma exigência curricular e teve como objetivos principaiscompreender a estrutura e todo o funcionamento internode uma instituição escolar, assim como, avaliarcriticamente as possibilidades de atuação do psicólogoinserido neste contexto. Como recursos metodológicos,foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, relatóriosde observações e consultas a documentos institucionais,a fim de obter dados sobre a metodologia de ensino, osserviços técnicos prestados e os espaços destinados àatividade pedagógica e lúdica. Diante dos resultados, asalunas puderam, então, propor intervenções quepudessem viabilizar mudanças/melhorias no tocante aum desenvolvimento mais saudável de crianças comnecessidades educacionais especiais e suas respectivasfamílias. Como sujeitos diretamente envolvidos nainstituição escolar, a equipe pedagógica também foi assistida em suas demandas, com um trabalho voltadopara atividades de relaxamento e treino de resiliência. Econsiderando os pensamentos de González Rey (2008),Mitjáns Martínez (1997), Vigotski (1999), dentre outrosautores, as alunas realizaram acompanhamento decasos apresentando uma proposta de revisãometodológica do processo de avaliação daaprendizagem, visto que a necessidade é decompreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivo eemocional, implicado em seu processo deaprendizagem. O estágio cumpriu seu objetivo, uma vezque possibilitou experienciar a prática de aprendizadosteóricos anteriores. |
id |
FSA-3_9379104c7e5b027e4845271d4eb8f5c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/399 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From InclusionEste trabalho tem como finalidade descreveras experiências vividas por cinco acadêmicas, do oitavoperíodo do curso de Psicologia, durante o EstágioSupervisionado em Psicologia Escolar, realizado em umainstituição de Educação Especial, da rede pública,localizada na cidade Teresina (PI). O estágio cumpriuuma exigência curricular e teve como objetivos principaiscompreender a estrutura e todo o funcionamento internode uma instituição escolar, assim como, avaliarcriticamente as possibilidades de atuação do psicólogoinserido neste contexto. Como recursos metodológicos,foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, relatóriosde observações e consultas a documentos institucionais,a fim de obter dados sobre a metodologia de ensino, osserviços técnicos prestados e os espaços destinados àatividade pedagógica e lúdica. Diante dos resultados, asalunas puderam, então, propor intervenções quepudessem viabilizar mudanças/melhorias no tocante aum desenvolvimento mais saudável de crianças comnecessidades educacionais especiais e suas respectivasfamílias. Como sujeitos diretamente envolvidos nainstituição escolar, a equipe pedagógica também foi assistida em suas demandas, com um trabalho voltadopara atividades de relaxamento e treino de resiliência. Econsiderando os pensamentos de González Rey (2008),Mitjáns Martínez (1997), Vigotski (1999), dentre outrosautores, as alunas realizaram acompanhamento decasos apresentando uma proposta de revisãometodológica do processo de avaliação daaprendizagem, visto que a necessidade é decompreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivo eemocional, implicado em seu processo deaprendizagem. O estágio cumpriu seu objetivo, uma vezque possibilitou experienciar a prática de aprendizadosteóricos anteriores.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo AgostinhoMonteiro, Francisca de JesusFerreira, Maria da Glória SantosMendonça, Maria do Socorro Cardoso SoaresLopes, Teresinha de SousaMonte, Patrícia Melo do2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 20112317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399/184Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:07:44Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/399Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-13T13:07:44Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion |
title |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion |
spellingShingle |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion |
title_full |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion |
title_fullStr |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion |
title_full_unstemmed |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion |
title_sort |
A Psicologia Escolar Em Um Centro De Educação Especial: Desafios Diantes Da Inclusão / The School Psychology In A Special Education Center: Challenges Diantes From Inclusion |
author |
Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho Monteiro, Francisca de Jesus Ferreira, Maria da Glória Santos Mendonça, Maria do Socorro Cardoso Soares Lopes, Teresinha de Sousa Monte, Patrícia Melo do |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Francisca de Jesus Ferreira, Maria da Glória Santos Mendonça, Maria do Socorro Cardoso Soares Lopes, Teresinha de Sousa Monte, Patrícia Melo do |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Ludmilla Muniz; Faculdade Santo Agostinho Monteiro, Francisca de Jesus Ferreira, Maria da Glória Santos Mendonça, Maria do Socorro Cardoso Soares Lopes, Teresinha de Sousa Monte, Patrícia Melo do |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho tem como finalidade descreveras experiências vividas por cinco acadêmicas, do oitavoperíodo do curso de Psicologia, durante o EstágioSupervisionado em Psicologia Escolar, realizado em umainstituição de Educação Especial, da rede pública,localizada na cidade Teresina (PI). O estágio cumpriuuma exigência curricular e teve como objetivos principaiscompreender a estrutura e todo o funcionamento internode uma instituição escolar, assim como, avaliarcriticamente as possibilidades de atuação do psicólogoinserido neste contexto. Como recursos metodológicos,foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, relatóriosde observações e consultas a documentos institucionais,a fim de obter dados sobre a metodologia de ensino, osserviços técnicos prestados e os espaços destinados àatividade pedagógica e lúdica. Diante dos resultados, asalunas puderam, então, propor intervenções quepudessem viabilizar mudanças/melhorias no tocante aum desenvolvimento mais saudável de crianças comnecessidades educacionais especiais e suas respectivasfamílias. Como sujeitos diretamente envolvidos nainstituição escolar, a equipe pedagógica também foi assistida em suas demandas, com um trabalho voltadopara atividades de relaxamento e treino de resiliência. Econsiderando os pensamentos de González Rey (2008),Mitjáns Martínez (1997), Vigotski (1999), dentre outrosautores, as alunas realizaram acompanhamento decasos apresentando uma proposta de revisãometodológica do processo de avaliação daaprendizagem, visto que a necessidade é decompreender o aluno como um sujeito ativo, reflexivo eemocional, implicado em seu processo deaprendizagem. O estágio cumpriu seu objetivo, uma vezque possibilitou experienciar a prática de aprendizadosteóricos anteriores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/399/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911408496640 |