EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Heraldo Simões; Universidade Estadual do Ceará
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Torres, Aline Lima; Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/318
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar, junto a professores de uma escola pública do município de Fortaleza, a qual possui a disciplina de Educação Física ministrada por professor licenciado na área, se as aulas têm contribuído no desenvolvimento dos alunos; se a disciplina deveria continuar sendo ministrada por professor licenciado em Educação Física, ou se bastaria a intervenção do pedagogo. Para tanto realizamos um estudo de caso com professores de uma escola pública de Fortaleza, os quais atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e onde a disciplina de Educação Física é ministrada por professor licenciado na área. Foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre a temática. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, assim como as respostas discursivas agrupadas em ideias principais como forma de concluirmos a opinião que prevaleceu no grupo participante. Verificou-se que os participantes da pesquisa possuem uma percepção positiva da disciplina na escola, visto que todos afirmaram que a Educação Física tem contribuído no desenvolvimento dos alunos. Dentre os fatores mais citados estavam o poder de integração, melhora na concentração e superação de desafios. Concordam ainda que, quando ministrada por profissional especializado, mostra-se mais eficiente, pois acreditam que a qualificação e especificidade do trabalho conferem maior aproveitamento por parte do educando. Concluímos que, na opinião dos participantes, as aulas de Educação Física têm trazido benefícios aos alunos e deveriam ser ministradas por profissional de Educação Física, tendo em vista a especificidade do trabalho. Palavras-chave: educação; educação física; educação infantil; ensino fundamental.   ABSTRACT The aim of this study was to verify, with the teachers of a public school in the city of Fortaleza , which has the discipline of Physical Education taught by licensed teacher in the area, if the classes have contributed to the development of students if discipline should remain taught by a teacher licensed in Physical Education, or sufficient intervention teacher. Therefore we conducted a case study with teachers in a public school in Fortaleza , which act in kindergarten and the early grades of elementary school and where the discipline of Physical Education is taught by a teacher licensed in the area. A questionnaire was used with objective and subjective questions on the subject. Data were analyzed using descriptive statistics, as well as responses grouped into discursive main ideas as a way to conclude the opinion prevailed that the participant group. It was found that research participants have a positive perception of discipline in the school, as everyone has said that physical education has contributed to the development of students. Among the factors cited were the power of integration, improves concentration and overcoming challenges. Further agree that, when given by specialized professional shows to be more efficient, because they believe that the qualification and work specificity confer greater use by the student. We conclude that, in the opinion of the participants, the Physical Education classes have brought benefits to the students and should be taught by professional Physical Education, in view of the specificity of the work .  Keywords: education; physical education; early childhood education; elementary education. 
id FSA-3_c69182a34ccd830831e0621310e43bf6
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/318
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDYeducação, educação física; educação infantil; ensino fundamentalO objetivo deste estudo foi verificar, junto a professores de uma escola pública do município de Fortaleza, a qual possui a disciplina de Educação Física ministrada por professor licenciado na área, se as aulas têm contribuído no desenvolvimento dos alunos; se a disciplina deveria continuar sendo ministrada por professor licenciado em Educação Física, ou se bastaria a intervenção do pedagogo. Para tanto realizamos um estudo de caso com professores de uma escola pública de Fortaleza, os quais atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e onde a disciplina de Educação Física é ministrada por professor licenciado na área. Foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre a temática. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, assim como as respostas discursivas agrupadas em ideias principais como forma de concluirmos a opinião que prevaleceu no grupo participante. Verificou-se que os participantes da pesquisa possuem uma percepção positiva da disciplina na escola, visto que todos afirmaram que a Educação Física tem contribuído no desenvolvimento dos alunos. Dentre os fatores mais citados estavam o poder de integração, melhora na concentração e superação de desafios. Concordam ainda que, quando ministrada por profissional especializado, mostra-se mais eficiente, pois acreditam que a qualificação e especificidade do trabalho conferem maior aproveitamento por parte do educando. Concluímos que, na opinião dos participantes, as aulas de Educação Física têm trazido benefícios aos alunos e deveriam ser ministradas por profissional de Educação Física, tendo em vista a especificidade do trabalho. Palavras-chave: educação; educação física; educação infantil; ensino fundamental.   ABSTRACT The aim of this study was to verify, with the teachers of a public school in the city of Fortaleza , which has the discipline of Physical Education taught by licensed teacher in the area, if the classes have contributed to the development of students if discipline should remain taught by a teacher licensed in Physical Education, or sufficient intervention teacher. Therefore we conducted a case study with teachers in a public school in Fortaleza , which act in kindergarten and the early grades of elementary school and where the discipline of Physical Education is taught by a teacher licensed in the area. A questionnaire was used with objective and subjective questions on the subject. Data were analyzed using descriptive statistics, as well as responses grouped into discursive main ideas as a way to conclude the opinion prevailed that the participant group. It was found that research participants have a positive perception of discipline in the school, as everyone has said that physical education has contributed to the development of students. Among the factors cited were the power of integration, improves concentration and overcoming challenges. Further agree that, when given by specialized professional shows to be more efficient, because they believe that the qualification and work specificity confer greater use by the student. We conclude that, in the opinion of the participants, the Physical Education classes have brought benefits to the students and should be taught by professional Physical Education, in view of the specificity of the work .  Keywords: education; physical education; early childhood education; elementary education. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Ferreira, Heraldo Simões; Universidade Estadual do CearáTorres, Aline Lima; Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF2013-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/318Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.4, out./dez. 2013; 183-194Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.4, out./dez. 2013; 183-1942317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/318/129Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-26T19:01:44Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/318Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-11-26T19:01:44Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY
title EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY
Ferreira, Heraldo Simões; Universidade Estadual do Ceará
educação, educação física; educação infantil; ensino fundamental
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY
author Ferreira, Heraldo Simões; Universidade Estadual do Ceará
author_facet Ferreira, Heraldo Simões; Universidade Estadual do Ceará
Torres, Aline Lima; Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF
author_role author
author2 Torres, Aline Lima; Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Heraldo Simões; Universidade Estadual do Ceará
Torres, Aline Lima; Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF
dc.subject.por.fl_str_mv educação, educação física; educação infantil; ensino fundamental
topic educação, educação física; educação infantil; ensino fundamental
description O objetivo deste estudo foi verificar, junto a professores de uma escola pública do município de Fortaleza, a qual possui a disciplina de Educação Física ministrada por professor licenciado na área, se as aulas têm contribuído no desenvolvimento dos alunos; se a disciplina deveria continuar sendo ministrada por professor licenciado em Educação Física, ou se bastaria a intervenção do pedagogo. Para tanto realizamos um estudo de caso com professores de uma escola pública de Fortaleza, os quais atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e onde a disciplina de Educação Física é ministrada por professor licenciado na área. Foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre a temática. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, assim como as respostas discursivas agrupadas em ideias principais como forma de concluirmos a opinião que prevaleceu no grupo participante. Verificou-se que os participantes da pesquisa possuem uma percepção positiva da disciplina na escola, visto que todos afirmaram que a Educação Física tem contribuído no desenvolvimento dos alunos. Dentre os fatores mais citados estavam o poder de integração, melhora na concentração e superação de desafios. Concordam ainda que, quando ministrada por profissional especializado, mostra-se mais eficiente, pois acreditam que a qualificação e especificidade do trabalho conferem maior aproveitamento por parte do educando. Concluímos que, na opinião dos participantes, as aulas de Educação Física têm trazido benefícios aos alunos e deveriam ser ministradas por profissional de Educação Física, tendo em vista a especificidade do trabalho. Palavras-chave: educação; educação física; educação infantil; ensino fundamental.   ABSTRACT The aim of this study was to verify, with the teachers of a public school in the city of Fortaleza , which has the discipline of Physical Education taught by licensed teacher in the area, if the classes have contributed to the development of students if discipline should remain taught by a teacher licensed in Physical Education, or sufficient intervention teacher. Therefore we conducted a case study with teachers in a public school in Fortaleza , which act in kindergarten and the early grades of elementary school and where the discipline of Physical Education is taught by a teacher licensed in the area. A questionnaire was used with objective and subjective questions on the subject. Data were analyzed using descriptive statistics, as well as responses grouped into discursive main ideas as a way to conclude the opinion prevailed that the participant group. It was found that research participants have a positive perception of discipline in the school, as everyone has said that physical education has contributed to the development of students. Among the factors cited were the power of integration, improves concentration and overcoming challenges. Further agree that, when given by specialized professional shows to be more efficient, because they believe that the qualification and work specificity confer greater use by the student. We conclude that, in the opinion of the participants, the Physical Education classes have brought benefits to the students and should be taught by professional Physical Education, in view of the specificity of the work .  Keywords: education; physical education; early childhood education; elementary education. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/318
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/318/129
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.4, out./dez. 2013; 183-194
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.4, out./dez. 2013; 183-194
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905371844608