A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Eduardo de Souza Lobão; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/438
Resumo: Este trabalho discorre a respeito do perfil do professoruniversitário brasileiro, sua formação para a docência edesafios ao longo do desenvolvimento do ensino superior.Tece breves considerações sobre a identidade docente noensino superior e sobre a prática pedagógica e os saberes dadocência, elementos indispensáveis à formação profissionaldo professor, além de apresentar uma breve reflexão a respeitoda formação pedagógica do professor universitário e sobreas competências necessárias ao bom desempenho de suasatividades no magistério, elegendo, como principal sujeito deinvestigação, os professores que atuam nas áreas deformação de profissionais liberais, por serem, de maneira geral,os que menos têm contato com conteúdos pedagógicos, duranteseus cursos de formação. Trata-se de um estudo bibliográfico,cujas referências teóricas estão baseadas em pesquisadoresque se debruçam sobre o tema. Os resultados do estudoapontam para a necessidade de mais estudos e intervençõesna área em questão, além de um esforço maior por parte dasIES no sentido de investirem mais nos seus professores quantoao seu processo de desenvolvimento profissional.
id FSA-3_dbcd955b1c107685ddd137798b35c378
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/438
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University ProfessorEste trabalho discorre a respeito do perfil do professoruniversitário brasileiro, sua formação para a docência edesafios ao longo do desenvolvimento do ensino superior.Tece breves considerações sobre a identidade docente noensino superior e sobre a prática pedagógica e os saberes dadocência, elementos indispensáveis à formação profissionaldo professor, além de apresentar uma breve reflexão a respeitoda formação pedagógica do professor universitário e sobreas competências necessárias ao bom desempenho de suasatividades no magistério, elegendo, como principal sujeito deinvestigação, os professores que atuam nas áreas deformação de profissionais liberais, por serem, de maneira geral,os que menos têm contato com conteúdos pedagógicos, duranteseus cursos de formação. Trata-se de um estudo bibliográfico,cujas referências teóricas estão baseadas em pesquisadoresque se debruçam sobre o tema. Os resultados do estudoapontam para a necessidade de mais estudos e intervençõesna área em questão, além de um esforço maior por parte dasIES no sentido de investirem mais nos seus professores quantoao seu processo de desenvolvimento profissional.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Veras, Eduardo de Souza Lobão; Faculdade Santo Agostinho2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/438Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 20062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/438/223Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T20:00:17Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/438Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T20:00:17Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor
title A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor
spellingShingle A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor
Veras, Eduardo de Souza Lobão; Faculdade Santo Agostinho
title_short A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor
title_full A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor
title_fullStr A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor
title_full_unstemmed A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor
title_sort A Formação Docente Do Professor Universitário / The Teacher Training Of University Professor
author Veras, Eduardo de Souza Lobão; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Veras, Eduardo de Souza Lobão; Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Eduardo de Souza Lobão; Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este trabalho discorre a respeito do perfil do professoruniversitário brasileiro, sua formação para a docência edesafios ao longo do desenvolvimento do ensino superior.Tece breves considerações sobre a identidade docente noensino superior e sobre a prática pedagógica e os saberes dadocência, elementos indispensáveis à formação profissionaldo professor, além de apresentar uma breve reflexão a respeitoda formação pedagógica do professor universitário e sobreas competências necessárias ao bom desempenho de suasatividades no magistério, elegendo, como principal sujeito deinvestigação, os professores que atuam nas áreas deformação de profissionais liberais, por serem, de maneira geral,os que menos têm contato com conteúdos pedagógicos, duranteseus cursos de formação. Trata-se de um estudo bibliográfico,cujas referências teóricas estão baseadas em pesquisadoresque se debruçam sobre o tema. Os resultados do estudoapontam para a necessidade de mais estudos e intervençõesna área em questão, além de um esforço maior por parte dasIES no sentido de investirem mais nos seus professores quantoao seu processo de desenvolvimento profissional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/438
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/438/223
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.3, n.1, jan./dez. 2006
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907206852608