O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NOS PERFIS DA UBER E DO IFOOD NO INSTAGRAM: : INTERAÇÃO E SENTIDO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9241 |
Resumo: | O presente artigo analisa, à luz da semiótica discursiva e da sociossemiótica, o discurso do empreendedorismo e sua utilização pelas empresas Uber e iFood dentro da rede social Instagram, com o intuito de positivar a ideologia neoliberal e atrair mão de obra e público para seus negócios em um cenário de precarização do trabalho. Como objeto empírico deste artigo, consideram-se os perfis das startups Uber e iFood no Instagram. Os objetivos são: (a) compreender como se constrói o discurso do empreendedorismo nos perfis oficiais da Uber e iFood no Instagram e como se dão ali as interações discursivas diante do cenário de precarização do trabalho na cultura neoliberal; (b) analisar quais são os temas que fundamentam o discurso do empreendedorismo; e (c) compreender as interações discursivas sobre o empreendedorismo. Para isso, selecionaram-se postagens de ambos os perfis que tematizassem o empreendedorismo. A partir dessa triagem, as postagens foram analisadas no tocante à semântica discursiva e, em seguida, observaram-se as interações discursivas (OLIVEIRA, 2013) entre postagem e comentários. Os resultados da investigação mostram que as duas empresas, que usufruem da flexibilização dos regimes de trabalho, oferecendo situações precárias aos trabalhadores, utilizam o discurso do empreendedorismo para positivar todo o cenário crítico. Entretanto, pela análise dos comentários, a maioria se enquadra no sentido aleatório, ou seja, o enunciatário rejeita o contrato proposto e passa a veicular um sentido outro, distinto da proposta do enunciador, ou seja, não há adesão ao contrato proposto pelas duas empresas. |
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O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NOS PERFIS DA UBER E DO IFOOD NO INSTAGRAM: : INTERAÇÃO E SENTIDOO presente artigo analisa, à luz da semiótica discursiva e da sociossemiótica, o discurso do empreendedorismo e sua utilização pelas empresas Uber e iFood dentro da rede social Instagram, com o intuito de positivar a ideologia neoliberal e atrair mão de obra e público para seus negócios em um cenário de precarização do trabalho. Como objeto empírico deste artigo, consideram-se os perfis das startups Uber e iFood no Instagram. Os objetivos são: (a) compreender como se constrói o discurso do empreendedorismo nos perfis oficiais da Uber e iFood no Instagram e como se dão ali as interações discursivas diante do cenário de precarização do trabalho na cultura neoliberal; (b) analisar quais são os temas que fundamentam o discurso do empreendedorismo; e (c) compreender as interações discursivas sobre o empreendedorismo. Para isso, selecionaram-se postagens de ambos os perfis que tematizassem o empreendedorismo. A partir dessa triagem, as postagens foram analisadas no tocante à semântica discursiva e, em seguida, observaram-se as interações discursivas (OLIVEIRA, 2013) entre postagem e comentários. Os resultados da investigação mostram que as duas empresas, que usufruem da flexibilização dos regimes de trabalho, oferecendo situações precárias aos trabalhadores, utilizam o discurso do empreendedorismo para positivar todo o cenário crítico. Entretanto, pela análise dos comentários, a maioria se enquadra no sentido aleatório, ou seja, o enunciatário rejeita o contrato proposto e passa a veicular um sentido outro, distinto da proposta do enunciador, ou seja, não há adesão ao contrato proposto pelas duas empresas.Revista Mediação2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9241Revista Mediação; v.23/24 n.33/34 (2021/22): Mídia e Democracia2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9241/4584Copyright (c) 2023 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortela Afonso Cardoso, Sérgio Luiz Mendes, Conrado Moreira2023-01-02T18:47:31Zoai:ojs.fumec.br:article/9241Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2023-01-02T18:47:31Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
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