VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/806 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de validar os fatores de design (usabilidade, funcionalidade e sociabilidade) em sites de comércio social, partindo-se do questionário proposto por Huang e Benyoucef (2017). Foram seguidas quatro etapas metodológicas: i) equivalência semântica; ii) análise de juízes; iii) pré-teste; e, iv) validação estatística. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 206 usuários de comércio social de diferentes estados do Brasil. Visando a validação estatística, as variáveis foram submetidas à Análise Fatorial Exploratória, sendo necessárias três rodadas de testes até se obter uma composição adequada dos fatores. O modelo final contou com 21 variáveis agrupadas em 6 fatores: facilidade de uso, interações sociais, acesso às informações, elementos estéticos, atenção ao cliente e aspectos funcionais. Verificou-se que a facilidade de uso é o fator preponderante para a utilização de sites de comércio social, indicando uma tendência de uso do consumidor brasileiro. |
id |
FUNDACE-11_5cdb75287f8b1ddcf6fddde5960294a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/806 |
network_acronym_str |
FUNDACE-11 |
network_name_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository_id_str |
|
spelling |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIALCiências Sociais Aplicadas, Administração, Administração da InformaçãoComércio Social, Design, Validação.Este estudo tem o objetivo de validar os fatores de design (usabilidade, funcionalidade e sociabilidade) em sites de comércio social, partindo-se do questionário proposto por Huang e Benyoucef (2017). Foram seguidas quatro etapas metodológicas: i) equivalência semântica; ii) análise de juízes; iii) pré-teste; e, iv) validação estatística. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 206 usuários de comércio social de diferentes estados do Brasil. Visando a validação estatística, as variáveis foram submetidas à Análise Fatorial Exploratória, sendo necessárias três rodadas de testes até se obter uma composição adequada dos fatores. O modelo final contou com 21 variáveis agrupadas em 6 fatores: facilidade de uso, interações sociais, acesso às informações, elementos estéticos, atenção ao cliente e aspectos funcionais. Verificou-se que a facilidade de uso é o fator preponderante para a utilização de sites de comércio social, indicando uma tendência de uso do consumidor brasileiro. Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaRadons, Daiane LindnerVisentini, Monize SâmaraLöbler, Mauri Leodir2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/80610.13059/racef.v12i2.806Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 12, n. 2 (2021)2178-763810.13059/racef.v12i2reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/806/pdf_139https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/806/414https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/806/415https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/806/416https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/806/41710.13059/racef.v12i2.806.s41410.13059/racef.v12i2.806.s41510.13059/racef.v12i2.806.s41610.13059/racef.v12i2.806.s417Direitos autorais 2021 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T16:56:37Zoai::article/806Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2021-09-20T16:56:37Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL |
title |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL |
spellingShingle |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL Radons, Daiane Lindner Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Administração da Informação Comércio Social, Design, Validação. |
title_short |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL |
title_full |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL |
title_fullStr |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL |
title_full_unstemmed |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL |
title_sort |
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL |
author |
Radons, Daiane Lindner |
author_facet |
Radons, Daiane Lindner Visentini, Monize Sâmara Löbler, Mauri Leodir |
author_role |
author |
author2 |
Visentini, Monize Sâmara Löbler, Mauri Leodir |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Radons, Daiane Lindner Visentini, Monize Sâmara Löbler, Mauri Leodir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Administração da Informação Comércio Social, Design, Validação. |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Administração da Informação Comércio Social, Design, Validação. |
description |
Este estudo tem o objetivo de validar os fatores de design (usabilidade, funcionalidade e sociabilidade) em sites de comércio social, partindo-se do questionário proposto por Huang e Benyoucef (2017). Foram seguidas quatro etapas metodológicas: i) equivalência semântica; ii) análise de juízes; iii) pré-teste; e, iv) validação estatística. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 206 usuários de comércio social de diferentes estados do Brasil. Visando a validação estatística, as variáveis foram submetidas à Análise Fatorial Exploratória, sendo necessárias três rodadas de testes até se obter uma composição adequada dos fatores. O modelo final contou com 21 variáveis agrupadas em 6 fatores: facilidade de uso, interações sociais, acesso às informações, elementos estéticos, atenção ao cliente e aspectos funcionais. Verificou-se que a facilidade de uso é o fator preponderante para a utilização de sites de comércio social, indicando uma tendência de uso do consumidor brasileiro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/806 10.13059/racef.v12i2.806 |
url |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/806 |
identifier_str_mv |
10.13059/racef.v12i2.806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/806/pdf_139 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/806/414 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/806/415 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/806/416 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/806/417 10.13059/racef.v12i2.806.s414 10.13059/racef.v12i2.806.s415 10.13059/racef.v12i2.806.s416 10.13059/racef.v12i2.806.s417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 12, n. 2 (2021) 2178-7638 10.13059/racef.v12i2 reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) instacron:FUNDACE |
instname_str |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
instacron_str |
FUNDACE |
institution |
FUNDACE |
reponame_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
collection |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br |
_version_ |
1798945282463891456 |