VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radons, Daiane Lindner
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Visentini, Monize Sâmara, Löbler, Mauri Leodir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/806
Resumo: Este estudo tem o objetivo de validar os fatores de design (usabilidade, funcionalidade e sociabilidade) em sites de comércio social, partindo-se do questionário proposto por Huang e Benyoucef (2017). Foram seguidas quatro etapas metodológicas: i) equivalência semântica; ii) análise de juízes; iii) pré-teste; e, iv) validação estatística. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 206 usuários de comércio social de diferentes estados do Brasil. Visando a validação estatística, as variáveis foram submetidas à Análise Fatorial Exploratória, sendo necessárias três rodadas de testes até se obter uma composição adequada dos fatores. O modelo final contou com 21 variáveis agrupadas em 6 fatores: facilidade de uso, interações sociais, acesso às informações, elementos estéticos, atenção ao cliente e aspectos funcionais. Verificou-se que a facilidade de uso é o fator preponderante para a utilização de sites de comércio social, indicando uma tendência de uso  do consumidor brasileiro. 
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