Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo analisar a temática da formação de professores, situando-a no contexto sócio-político da reforma do Estado e das reformas educacionais. O pressuposto básico é de que não poderemos entender a formação de professores nesse início de milênio se não a dispusermos nessa cadeia lógica. Ele resulta de uma pesquisa bibliográfica, seguida de levantamento de fontes secundárias, tendo por foco os dispositivos legais (leis, decretos, resoluções e pareceres) que regulam e balizam a questão. O processo em análise revela um conjunto de medidas que dão concretude às políticas educacionais que, não só possuíam coerência como constituíam alterações extremamente amplas do cenário educativo nacional. A formação de professores é, no entanto, um capítulo aberto, o que coloca como perspectiva a necessidade do enfrentamento de uma série de desafios pelos anos que virão. Palavras-chave: Formação de professores, reforma educacional, reforma do Estado The article aims to analyze teachers' education in the sociopolitical context of State and educational reforms. The presupposed idea is that teachers' education at the beginning of this new millennium can not be understood if one does not insert it in such a logical interconnection. The text is a result of bibliographic research followed by data collection, focused on legal rules (laws, decrees, resolutions, and experts' reports) which regulate and legitimate that matter. The process analyzed in this article reveals a number of measures which bring educational policies to practice since it was possible to realize that those policies were coherent and had made remarkably spread changes in this country educational scene. Nevertheless, teachers' education is a chapter to be written, which shows that it is necessary to face several challenges in the next few years. Key words: teachers' education, educational reform, State reform. |
id |
FUNDAJ-0_ba713534c596582778109a34495b372a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1357 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do EstadoO trabalho tem por objetivo analisar a temática da formação de professores, situando-a no contexto sócio-político da reforma do Estado e das reformas educacionais. O pressuposto básico é de que não poderemos entender a formação de professores nesse início de milênio se não a dispusermos nessa cadeia lógica. Ele resulta de uma pesquisa bibliográfica, seguida de levantamento de fontes secundárias, tendo por foco os dispositivos legais (leis, decretos, resoluções e pareceres) que regulam e balizam a questão. O processo em análise revela um conjunto de medidas que dão concretude às políticas educacionais que, não só possuíam coerência como constituíam alterações extremamente amplas do cenário educativo nacional. A formação de professores é, no entanto, um capítulo aberto, o que coloca como perspectiva a necessidade do enfrentamento de uma série de desafios pelos anos que virão. Palavras-chave: Formação de professores, reforma educacional, reforma do Estado The article aims to analyze teachers' education in the sociopolitical context of State and educational reforms. The presupposed idea is that teachers' education at the beginning of this new millennium can not be understood if one does not insert it in such a logical interconnection. The text is a result of bibliographic research followed by data collection, focused on legal rules (laws, decrees, resolutions, and experts' reports) which regulate and legitimate that matter. The process analyzed in this article reveals a number of measures which bring educational policies to practice since it was possible to realize that those policies were coherent and had made remarkably spread changes in this country educational scene. Nevertheless, teachers' education is a chapter to be written, which shows that it is necessary to face several challenges in the next few years. Key words: teachers' education, educational reform, State reform.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357Cadernos de Estudos Sociais; v. 22 n. 1 (2006)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357/1077Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista Neto, José2014-10-03T13:06:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1357Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:03Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado |
title |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado |
spellingShingle |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado Batista Neto, José |
title_short |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado |
title_full |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado |
title_fullStr |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado |
title_full_unstemmed |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado |
title_sort |
Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado |
author |
Batista Neto, José |
author_facet |
Batista Neto, José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista Neto, José |
description |
O trabalho tem por objetivo analisar a temática da formação de professores, situando-a no contexto sócio-político da reforma do Estado e das reformas educacionais. O pressuposto básico é de que não poderemos entender a formação de professores nesse início de milênio se não a dispusermos nessa cadeia lógica. Ele resulta de uma pesquisa bibliográfica, seguida de levantamento de fontes secundárias, tendo por foco os dispositivos legais (leis, decretos, resoluções e pareceres) que regulam e balizam a questão. O processo em análise revela um conjunto de medidas que dão concretude às políticas educacionais que, não só possuíam coerência como constituíam alterações extremamente amplas do cenário educativo nacional. A formação de professores é, no entanto, um capítulo aberto, o que coloca como perspectiva a necessidade do enfrentamento de uma série de desafios pelos anos que virão. Palavras-chave: Formação de professores, reforma educacional, reforma do Estado The article aims to analyze teachers' education in the sociopolitical context of State and educational reforms. The presupposed idea is that teachers' education at the beginning of this new millennium can not be understood if one does not insert it in such a logical interconnection. The text is a result of bibliographic research followed by data collection, focused on legal rules (laws, decrees, resolutions, and experts' reports) which regulate and legitimate that matter. The process analyzed in this article reveals a number of measures which bring educational policies to practice since it was possible to realize that those policies were coherent and had made remarkably spread changes in this country educational scene. Nevertheless, teachers' education is a chapter to be written, which shows that it is necessary to face several challenges in the next few years. Key words: teachers' education, educational reform, State reform. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357/1077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 22 n. 1 (2006) 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201050054656 |