Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Neto, José
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357
Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar a temática da formação de professores, situando-a no contexto sócio-político da reforma do Estado e das reformas educacionais. O pressuposto básico é de que não poderemos entender a formação de professores nesse início de milênio se não a dispusermos nessa cadeia lógica. Ele resulta de uma pesquisa bibliográfica, seguida de levantamento de fontes secundárias, tendo por foco os dispositivos legais (leis, decretos, resoluções e pareceres) que regulam e balizam a questão. O processo em análise revela um conjunto de medidas que dão concretude às políticas educacionais que, não só possuíam coerência como constituíam alterações extremamente amplas do cenário educativo nacional. A formação de professores é, no entanto, um capítulo aberto, o que coloca como perspectiva a necessidade do enfrentamento de uma série de desafios pelos anos que virão. Palavras-chave: Formação de professores, reforma educacional, reforma do Estado The article aims to analyze teachers' education in the sociopolitical context of State and educational reforms. The presupposed idea is that teachers' education at the beginning of this new millennium can not be understood if one does not insert it in such a logical interconnection. The text is a result of bibliographic research followed by data collection, focused on legal rules (laws, decrees, resolutions, and experts' reports) which regulate and legitimate that matter. The process analyzed in this article reveals a number of measures which bring educational policies to practice since it was possible to realize that those policies were coherent and had made remarkably spread changes in this country educational scene. Nevertheless, teachers' education is a chapter to be written, which shows that it is necessary to face several challenges in the next few years. Key words: teachers' education, educational reform, State reform.
id FUNDAJ-0_ba713534c596582778109a34495b372a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1357
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do EstadoO trabalho tem por objetivo analisar a temática da formação de professores, situando-a no contexto sócio-político da reforma do Estado e das reformas educacionais. O pressuposto básico é de que não poderemos entender a formação de professores nesse início de milênio se não a dispusermos nessa cadeia lógica. Ele resulta de uma pesquisa bibliográfica, seguida de levantamento de fontes secundárias, tendo por foco os dispositivos legais (leis, decretos, resoluções e pareceres) que regulam e balizam a questão. O processo em análise revela um conjunto de medidas que dão concretude às políticas educacionais que, não só possuíam coerência como constituíam alterações extremamente amplas do cenário educativo nacional. A formação de professores é, no entanto, um capítulo aberto, o que coloca como perspectiva a necessidade do enfrentamento de uma série de desafios pelos anos que virão. Palavras-chave: Formação de professores, reforma educacional, reforma do Estado The article aims to analyze teachers' education in the sociopolitical context of State and educational reforms. The presupposed idea is that teachers' education at the beginning of this new millennium can not be understood if one does not insert it in such a logical interconnection. The text is a result of bibliographic research followed by data collection, focused on legal rules (laws, decrees, resolutions, and experts' reports) which regulate and legitimate that matter. The process analyzed in this article reveals a number of measures which bring educational policies to practice since it was possible to realize that those policies were coherent and had made remarkably spread changes in this country educational scene. Nevertheless, teachers' education is a chapter to be written, which shows that it is necessary to face several challenges in the next few years. Key words: teachers' education, educational reform, State reform.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2011-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357Cadernos de Estudos Sociais; v. 22 n. 1 (2006)2595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357/1077Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista Neto, José2014-10-03T13:06:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1357Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2014-10-03T13:06:03Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
title Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
spellingShingle Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
Batista Neto, José
title_short Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
title_full Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
title_fullStr Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
title_full_unstemmed Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
title_sort Formação de professores no contexto das reformas educacionais e do Estado
author Batista Neto, José
author_facet Batista Neto, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Neto, José
description O trabalho tem por objetivo analisar a temática da formação de professores, situando-a no contexto sócio-político da reforma do Estado e das reformas educacionais. O pressuposto básico é de que não poderemos entender a formação de professores nesse início de milênio se não a dispusermos nessa cadeia lógica. Ele resulta de uma pesquisa bibliográfica, seguida de levantamento de fontes secundárias, tendo por foco os dispositivos legais (leis, decretos, resoluções e pareceres) que regulam e balizam a questão. O processo em análise revela um conjunto de medidas que dão concretude às políticas educacionais que, não só possuíam coerência como constituíam alterações extremamente amplas do cenário educativo nacional. A formação de professores é, no entanto, um capítulo aberto, o que coloca como perspectiva a necessidade do enfrentamento de uma série de desafios pelos anos que virão. Palavras-chave: Formação de professores, reforma educacional, reforma do Estado The article aims to analyze teachers' education in the sociopolitical context of State and educational reforms. The presupposed idea is that teachers' education at the beginning of this new millennium can not be understood if one does not insert it in such a logical interconnection. The text is a result of bibliographic research followed by data collection, focused on legal rules (laws, decrees, resolutions, and experts' reports) which regulate and legitimate that matter. The process analyzed in this article reveals a number of measures which bring educational policies to practice since it was possible to realize that those policies were coherent and had made remarkably spread changes in this country educational scene. Nevertheless, teachers' education is a chapter to be written, which shows that it is necessary to face several challenges in the next few years. Key words: teachers' education, educational reform, State reform.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1357/1077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Estudos Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 22 n. 1 (2006)
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201050054656