INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Universo Contábil |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5512 |
Resumo: | O estudo objetiva verificar a influência da procrastinação acadêmica na autoavaliação de desempenho de acordo com os níveis de percepção de autoeficácia dos discentes. Para atender os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento com alunos ligados à área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Marketing e Turismo. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, testes multivariados e modelagem de equações estruturais. Os resultados revelam que a procrastinação acadêmica exerce influência negativa na autoavaliação de desempenho discente, corroborando a primeira hipótese do estudo. Para a segunda hipótese, utilizou-se como variável moderadora a percepção dos discentes sobre sua autoeficácia. Os resultados revelam que a influência da procrastinação na autoavaliação de desempenho discente é estatisticamente significativa apenas no grupo de estudantes com baixa autoeficácia, confirmando a segunda hipótese do estudo. Os achados desta pesquisa contribuem significativamente para o avanço dos estudos sobre procrastinação ao elucidar o impacto deste fenômeno na própria percepção de desempenho do estudante, bem como o papel moderador da autoeficácia nesta relação. |
id |
FURB-5_78ffe1989d008bfeb72aa3f52eaa834c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5512 |
network_acronym_str |
FURB-5 |
network_name_str |
Revista Universo Contábil |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTEProcrastinaçãoEnsino superiorAutoavaliação de desempenhoAutoeficácia.O estudo objetiva verificar a influência da procrastinação acadêmica na autoavaliação de desempenho de acordo com os níveis de percepção de autoeficácia dos discentes. Para atender os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento com alunos ligados à área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Marketing e Turismo. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, testes multivariados e modelagem de equações estruturais. Os resultados revelam que a procrastinação acadêmica exerce influência negativa na autoavaliação de desempenho discente, corroborando a primeira hipótese do estudo. Para a segunda hipótese, utilizou-se como variável moderadora a percepção dos discentes sobre sua autoeficácia. Os resultados revelam que a influência da procrastinação na autoavaliação de desempenho discente é estatisticamente significativa apenas no grupo de estudantes com baixa autoeficácia, confirmando a segunda hipótese do estudo. Os achados desta pesquisa contribuem significativamente para o avanço dos estudos sobre procrastinação ao elucidar o impacto deste fenômeno na própria percepção de desempenho do estudante, bem como o papel moderador da autoeficácia nesta relação.Universidade Regional de Blumenau2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/551210.4270/ruc.2016448-67Revista Universo Contábil; v. 12 n. 4 (2016); 48-671809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5512/3468Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, Hugo DiasSemprebon, ElderBaron Junior, Edson AdirDezevecki, Angelo Felipe2022-07-21T03:20:27Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5512Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:20:27Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE |
title |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE Amaro, Hugo Dias Procrastinação Ensino superior Autoavaliação de desempenho Autoeficácia. |
title_short |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE |
title_full |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE |
title_sort |
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE |
author |
Amaro, Hugo Dias |
author_facet |
Amaro, Hugo Dias Semprebon, Elder Baron Junior, Edson Adir Dezevecki, Angelo Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Semprebon, Elder Baron Junior, Edson Adir Dezevecki, Angelo Felipe |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Hugo Dias Semprebon, Elder Baron Junior, Edson Adir Dezevecki, Angelo Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procrastinação Ensino superior Autoavaliação de desempenho Autoeficácia. |
topic |
Procrastinação Ensino superior Autoavaliação de desempenho Autoeficácia. |
description |
O estudo objetiva verificar a influência da procrastinação acadêmica na autoavaliação de desempenho de acordo com os níveis de percepção de autoeficácia dos discentes. Para atender os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento com alunos ligados à área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Marketing e Turismo. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, testes multivariados e modelagem de equações estruturais. Os resultados revelam que a procrastinação acadêmica exerce influência negativa na autoavaliação de desempenho discente, corroborando a primeira hipótese do estudo. Para a segunda hipótese, utilizou-se como variável moderadora a percepção dos discentes sobre sua autoeficácia. Os resultados revelam que a influência da procrastinação na autoavaliação de desempenho discente é estatisticamente significativa apenas no grupo de estudantes com baixa autoeficácia, confirmando a segunda hipótese do estudo. Os achados desta pesquisa contribuem significativamente para o avanço dos estudos sobre procrastinação ao elucidar o impacto deste fenômeno na própria percepção de desempenho do estudante, bem como o papel moderador da autoeficácia nesta relação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5512 10.4270/ruc.2016448-67 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5512 |
identifier_str_mv |
10.4270/ruc.2016448-67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5512/3468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil; v. 12 n. 4 (2016); 48-67 1809-3337 1809-3337 reponame:Revista Universo Contábil instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Revista Universo Contábil |
collection |
Revista Universo Contábil |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universocontabil@furb.br |
_version_ |
1798945117246062592 |