O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746 |
Resumo: | O artigo aqui apresentado tem como objetivo construir um diálogo com o leitor a fim de apontar algumas proposições teóricas e metodológicas para o ensino e aprendizagem da Arte na Educação Básica, em especial sobre o portfólio como possibilidade de avaliação, inserido no currículo. Os estudos têm apontado para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda entende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasado em exames e provas. Porém, há que se pensar que a avaliação no contexto contemporâneo, necessita ser um processo compartilhado e democrático com ênfase no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e sensível do estudante. O portfólio é um instrumento que se constituiu de diálogo e reflexão sobre os processos de aprender e ensinar. É capaz ainda de concretizar uma avaliação mais justa, significativa, eficaz e principalmente participativa. Rompe também com o conceito de avaliação redutora e fragmentada, sinalizando para uma avaliação narrativa que dá voz aos estudantes, professor, comunidade, dando visibilidade às vivências e saberes singulares e coletivas. O portfólio, elemento integrador de um currículo, privilegia uma integração afetivo-cognitiva, considerando a diversidade da experiência humana e o aprendizado compartilhado |
id |
FURB-7_cfea8e2f168438e0d85eae1fade652a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/3746 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICAPráticas EducativasPortfólioArte na Educação.O artigo aqui apresentado tem como objetivo construir um diálogo com o leitor a fim de apontar algumas proposições teóricas e metodológicas para o ensino e aprendizagem da Arte na Educação Básica, em especial sobre o portfólio como possibilidade de avaliação, inserido no currículo. Os estudos têm apontado para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda entende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasado em exames e provas. Porém, há que se pensar que a avaliação no contexto contemporâneo, necessita ser um processo compartilhado e democrático com ênfase no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e sensível do estudante. O portfólio é um instrumento que se constituiu de diálogo e reflexão sobre os processos de aprender e ensinar. É capaz ainda de concretizar uma avaliação mais justa, significativa, eficaz e principalmente participativa. Rompe também com o conceito de avaliação redutora e fragmentada, sinalizando para uma avaliação narrativa que dá voz aos estudantes, professor, comunidade, dando visibilidade às vivências e saberes singulares e coletivas. O portfólio, elemento integrador de um currículo, privilegia uma integração afetivo-cognitiva, considerando a diversidade da experiência humana e o aprendizado compartilhado Fundação Universidade Regional de Blumenau2014-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/374610.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 7 n. 3 (2013); 206-2171981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746/2589Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPillotto, Silvia Sell Duarteda Silva, Carla Clauber2015-02-09T16:54:56Zoai:ojs.bu.furb.br:article/3746Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2015-02-09T16:54:56Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Pillotto, Silvia Sell Duarte Práticas Educativas Portfólio Arte na Educação. |
title_short |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Pillotto, Silvia Sell Duarte |
author_facet |
Pillotto, Silvia Sell Duarte da Silva, Carla Clauber |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Carla Clauber |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pillotto, Silvia Sell Duarte da Silva, Carla Clauber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Portfólio Arte na Educação. |
topic |
Práticas Educativas Portfólio Arte na Educação. |
description |
O artigo aqui apresentado tem como objetivo construir um diálogo com o leitor a fim de apontar algumas proposições teóricas e metodológicas para o ensino e aprendizagem da Arte na Educação Básica, em especial sobre o portfólio como possibilidade de avaliação, inserido no currículo. Os estudos têm apontado para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda entende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasado em exames e provas. Porém, há que se pensar que a avaliação no contexto contemporâneo, necessita ser um processo compartilhado e democrático com ênfase no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e sensível do estudante. O portfólio é um instrumento que se constituiu de diálogo e reflexão sobre os processos de aprender e ensinar. É capaz ainda de concretizar uma avaliação mais justa, significativa, eficaz e principalmente participativa. Rompe também com o conceito de avaliação redutora e fragmentada, sinalizando para uma avaliação narrativa que dá voz aos estudantes, professor, comunidade, dando visibilidade às vivências e saberes singulares e coletivas. O portfólio, elemento integrador de um currículo, privilegia uma integração afetivo-cognitiva, considerando a diversidade da experiência humana e o aprendizado compartilhado |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746 10.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3746/2589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 7 n. 3 (2013); 206-217 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945198778089472 |