Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alex Schlottfeldt
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11453
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, 2012.
id UNB_458eaa771520f9fb64d673942299577b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11453
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito FederalMarketing esportivoClubes de futebolEsportes - patrocínioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, 2012.O futebol, como atividade econômica, tem no patrocínio uma de suas maiores fontes para captação de recursos. O patrocinador realiza investimentos financeiros nos dubes e tem como contrapartida a veiculação de sua imagem no ambiente esportivo. Esta pesquisa analisou o relacionamento entre os clubes de futebol profissional da primeira divisão do Distrito Federal com os seus patrocinadores e a existência de participação desses na gestão das entidades esportivas. Foi uma pesquisa descritiva com coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários aos dirigentes dos doze clubes que disputaram o Campeonato Brasiliense no ano de 2012. Dos clubes analisados, oito eram associações esportivas e quatro eram clubesempresa. O gestor esportivo é do sexo masculino, possui 48 anos, é do gênero masculino, casado, com nível superior completo, empresário e ocupante do cargo de presidente do clube. Os resultados apontaram que, sobre as tomada de decisão, nas associações esportivas predomina a ação coletiva dos dirigentes, enquanto nos clubes-empresa preponderam as decisões tomadas pelo proprietário do clube. Sobre o planejamento para as atividades de 2012, as associações esportivas iniciaram antes e realizaram mais reuniões do que os clubes-empresa. Embora indicarem terem elaborado projeto de planejamento de suas atividades, menos da metade dos clubes declarou seguir esse documento. O patrocínio foi considerado fonte de recursos muito importante para os dubes (90,0%), sendo que os maiores patrocinadores do futebol candango foram as empresas privadas (29,3%) e o Governo do Distrito Federal (19,5%). Com p-valor calculado igual a 0,0001 (<0,05), constatou-se há evidências para afirmar que há influência do patrocinador na gestão do futebol dos clubes-empresa, o que não foi observado nas associações esportivas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTSoccer, as economic activity, has in sponsoring one of its biggest sources for fundraising. The sponsor invests in sportive clubs and has as counterpart its image publicized in the sports environment. This research analyzes the relationship between First Division Professional Soccer Clubs of the Federal District (Brasilia-Brazil) with its sponsors and the participation of these sponsors in the club management as well. This is a descriptive study with data collection performed by means of questionnaires answered by the managers of each one of the twelve clubs that competed in 2012 Brasilia's Championship. Of the twelve studied clubs, eight were sports associations and four were club-companies. The sports manager profile is male, is 48 years-old, married, college graduated, entrepreneur and occupies the club's chairman post. The results showed that, on decision making in sports associations predominant collective action of managers, while in club-companies predominate dedsions made by the club owner. About planning activities for 2012, sports assodations started before and held more meetings than club-companies. Although they indicate elaborate project planning activities, less than half of the clubs said follow this document. Sponsorship was considered a very important source of clubs income (90%), and the major sponsors of Brasilia's Championship Soccer were private companies (29.3%) and the Federal District Government (19.5%). With a p-value equals to 0.0001 (<0.05), we found evidence that there is influence of the sponsor in dub-companies football management, which was not observed in sports associations.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAzevêdo, Paulo HenriqueSantos, Alex Schlottfeldt2012-10-23T09:47:47Z2012-10-23T09:47:47Z2012-10-232012-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Alex Schlottfeldt. Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal. 2012. x, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11453info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/11453Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal
title Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal
spellingShingle Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal
Santos, Alex Schlottfeldt
Marketing esportivo
Clubes de futebol
Esportes - patrocínio
title_short Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal
title_full Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal
title_fullStr Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal
title_full_unstemmed Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal
title_sort Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal
author Santos, Alex Schlottfeldt
author_facet Santos, Alex Schlottfeldt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevêdo, Paulo Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alex Schlottfeldt
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Clubes de futebol
Esportes - patrocínio
topic Marketing esportivo
Clubes de futebol
Esportes - patrocínio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-23T09:47:47Z
2012-10-23T09:47:47Z
2012-10-23
2012-08-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Alex Schlottfeldt. Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal. 2012. x, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11453
identifier_str_mv SANTOS, Alex Schlottfeldt. Relação entre patrocinadores e a gestão de clubes profissionais de futebol do Distrito Federal. 2012. x, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900937396191232