AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Santiago
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Andrea Faria, Panizzolo, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11858
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir acerca de possíveis caminhos que considerem a linguagem das crianças e que viabilizem o trabalho com as múltiplas linguagens como eixo privilegiado das práticas cotidianas da educação infantil e do ensino fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa, ancora-se na observação e registros de formação continuada. São analisadas duas experiências, uma sobre formação de professores para o trabalho com materiais heurísticos com bebês e crianças pequenas, e a segunda vivida por crianças maiores, que puderam participar democraticamente da organização de um determinado espaço e tempo escolar. Como conclusão é possível afirmar que o trabalho com as múltiplas linguagens não se esgota na primeira infância, mas ao contrário, constitui-se na superação das práticas pedagógicas transmissivas e na inclusão de vivências e experiências em espaços e territórios do saber capazes de acolher as linguagens infantis.
id FURG-12_7024f8b3216f397ca353b7427460cb2c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11858
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER Múltiplas linguagens. Brincadeiras heurísticas. Participação. Formação de professores.O presente artigo tem por objetivo refletir acerca de possíveis caminhos que considerem a linguagem das crianças e que viabilizem o trabalho com as múltiplas linguagens como eixo privilegiado das práticas cotidianas da educação infantil e do ensino fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa, ancora-se na observação e registros de formação continuada. São analisadas duas experiências, uma sobre formação de professores para o trabalho com materiais heurísticos com bebês e crianças pequenas, e a segunda vivida por crianças maiores, que puderam participar democraticamente da organização de um determinado espaço e tempo escolar. Como conclusão é possível afirmar que o trabalho com as múltiplas linguagens não se esgota na primeira infância, mas ao contrário, constitui-se na superação das práticas pedagógicas transmissivas e na inclusão de vivências e experiências em espaços e territórios do saber capazes de acolher as linguagens infantis.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1185810.14295/rds.v23i1.11858Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 314-3271809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11858/9244Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana SantiagoSouza, Andrea FariaPanizzolo, Claudia2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11858Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
title AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
spellingShingle AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
Silva, Adriana Santiago
Múltiplas linguagens. Brincadeiras heurísticas. Participação. Formação de professores.
title_short AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
title_full AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
title_fullStr AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
title_full_unstemmed AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
title_sort AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
author Silva, Adriana Santiago
author_facet Silva, Adriana Santiago
Souza, Andrea Faria
Panizzolo, Claudia
author_role author
author2 Souza, Andrea Faria
Panizzolo, Claudia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Santiago
Souza, Andrea Faria
Panizzolo, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Múltiplas linguagens. Brincadeiras heurísticas. Participação. Formação de professores.
topic Múltiplas linguagens. Brincadeiras heurísticas. Participação. Formação de professores.
description O presente artigo tem por objetivo refletir acerca de possíveis caminhos que considerem a linguagem das crianças e que viabilizem o trabalho com as múltiplas linguagens como eixo privilegiado das práticas cotidianas da educação infantil e do ensino fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa, ancora-se na observação e registros de formação continuada. São analisadas duas experiências, uma sobre formação de professores para o trabalho com materiais heurísticos com bebês e crianças pequenas, e a segunda vivida por crianças maiores, que puderam participar democraticamente da organização de um determinado espaço e tempo escolar. Como conclusão é possível afirmar que o trabalho com as múltiplas linguagens não se esgota na primeira infância, mas ao contrário, constitui-se na superação das práticas pedagógicas transmissivas e na inclusão de vivências e experiências em espaços e territórios do saber capazes de acolher as linguagens infantis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11858
10.14295/rds.v23i1.11858
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11858
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.11858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11858/9244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 314-327
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941489123328